.

Ganhando cada vez mais adeptos no Ocidente, o Ayurveda surgiu no subcontinente indiano há mais de 7 mil anos, desenvolvendo e firmando como um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade — ou ainda, a mãe da medicina.
Para o Ayurveda, a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que finalmente é percebida. Sendo assim, sua abordagem busca corrigir pequenos desequilíbrios que podem originar uma enfermidade. Natureza, espiritualidade e hábitos de vida saudáveis estão entre as suas diretrizes.

1. Conheça os princípios e significados do Ayurveda

Traduzido como “conhecimento da vida”, Ayurveda é um conhecimento médico que afirma que tudo no Universo é composto pelos cinco elementos básicos da natureza. Estes, por sua vez, são capazes de influenciar diretamente o ser humano — seja em sua biologia, fisiologia ou em questões psicofísicas — e precisam encontrar o equilíbrio para proporcionar cura e bem-estar.

2. Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo no Ayurveda

Diante da distribuição dos cinco elementos básicos da natureza em grupos de dois, o Ayurveda os divide em três expressões fisiológicas e psicofísicas chamadas Doshas. Kapha, Vata e Pitta são seus nomes, e aprender sobre o funcionamento e a influência deles é de extrema importância para alcançar o equilíbrio.

3. Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste Ayurveda

Todo indivíduo possui dentro de si os três Doshas, os quais têm a responsabilidade de guiar os elementos da natureza no corpo humano. Entretanto, um deles exerce uma dominância sobre os demais, e é assim que nascem suas características como indivíduo. Magro ou robusto, tranquilo ou irritadiço, tudo isso pode ser definido através do seu Dosha principal.

4. Abhyanga — a massagem ayurvédica dos óleos vegetais

Muito além da alimentação e das boas práticas diárias, o Ayurveda também envolve técnicas de equilíbrio utilizando massagens específicas. No caso da Abhyanga, a mais famosa das abordagens, utilizam-se óleos vegetais para massagear o paciente de acordo com os distúrbios relacionados aos Doshas Pitta, Vata e Kapha.

5. A importância e o jeito certo de beber água, segundo o Ayurveda

Apenas beber bastante água não seria o suficiente? Não para o Ayurveda. Segundo a sabedoria milenar, sua postura e a velocidade ao ingerir o líquido podem dizer muito a respeito da sua saúde como um todo. Problemas cardíacos, pulmonares e articulares são apenas alguns dos relatos relacionados a ingestão “errada” da água.

6. 3 maneiras de acabar com a dor de cabeça através do Ayurveda

Para os Vaidyas, ou curandeiros tradicionais, a dor de cabeça funciona como um sistema de alerta, trazendo a seguinte mensagem: preste atenção ao seu corpo, mente e emoções. O que está causando a dor e o que você pode fazer para chegar à raiz do problema? Segundo o Ayurveda, cada Dosha dominante oferece um método de cura.

7. 4 livros sobre Ayurveda que você precisa ler

Conhecimento nunca é demais, especialmente quando se trata da fascinante cultura indiana e de toda a sabedoria que o Ayurveda tem a compartilhar conosco. Desde a identificação de ervas e alimentos até a aplicação de técnicas medicinais no dia a dia, a literatura está disponível para te guiar.

8. Ayurveda na mesa: receitas para os Doshas Vata, Pitta e Kapha

Você já encontrou seu Dosha dominante, mas ainda sente dificuldade em seguir a dieta proposta por ele? Não precisa se preocupar! Com receitas simples, baratas, mas muito criativas, é possível criar refeições nutritivas e curativas para Kapha, Pitta ou Vata. Arregace as mangas e vamos cozinhar!

9. A medicina e a dieta pelo Ayurveda: as chaves para o equilíbrio

Considerada a mãe da medicina tradicional, o Ayurveda é um sistema que, ao longo de milhares de anos, desenvolveu técnicas eficazes e de baixo custo para promover o bem-estar e a cura de seus pacientes. Massagens direcionadas, alimentação saudável e um estilo de vida específico para cada indivíduo são apenas algumas das prescrições que tornam o Ayurveda um sistema tão fascinante.

10. Ayurveda e Pranayama: aprenda a respirar para equilibrar os Doshas

Utilizada tanto pela Yoga quanto pelo Ayurveda, as técnicas de Pranayama consistem em formas de domínio sobre toda a energia cósmica, ou força vital, através da respiração. Ao aprender corretamente a respirar, o indivíduo atinge a boa saúde e se liberta de uma série de toxinas.