Cuide-se com Ayurveda através de chás para o inverno
Durante esse período em que o frio nos deixa menos dispostos a sair debaixo […]
Ganhando cada vez mais adeptos no Ocidente, o Ayurveda surgiu no subcontinente indiano há mais de 7 mil anos, desenvolvendo e firmando como um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade — ou ainda, como a mãe da medicina.
Para o Ayurveda, a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que finalmente é percebida. Sendo assim, sua abordagem busca corrigir pequenos desequilíbrios que podem originar uma enfermidade. Natureza, espiritualidade e hábitos de vida saudáveis estão entre as suas diretrizes.
Traduzido como “conhecimento da vida”, Ayurveda é um conhecimento médico que afirma que tudo no Universo é composto pelos cinco elementos básicos da natureza (Terra, Fogo, Água, Ar e Éter). Estes, por sua vez, são capazes de influenciar diretamente o ser humano — seja em sua biologia, fisiologia ou em questões psicofísicas — e precisam encontrar o equilíbrio para proporcionar cura e bem-estar.
Considerada a mãe da medicina tradicional, o Ayurveda é um sistema que, ao longo de milhares de anos, desenvolveu técnicas eficazes e de baixo custo para promover a saúde de seus pacientes e adeptos. Massagens direcionadas, alimentação saudável e um estilo de vida específico para cada indivíduo por meio de doshas, são apenas algumas das prescrições que tornam o Ayurveda um sistema tão fascinante.
Diante da distribuição dos cinco elementos básicos da natureza em grupos de dois, o Ayurveda os divide em três expressões fisiológicas e psicofísicas chamadas Doshas. Kapha, Vata e Pitta são seus nomes, e aprender sobre o funcionamento e a influência deles é de extrema importância para alcançar o equilíbrio.
Todo indivíduo possui dentro de si os três Doshas, os quais têm a responsabilidade de guiar os elementos da natureza no corpo humano. Entretanto, um deles exerce uma dominância sobre os demais, e é assim que nascem suas características como indivíduo. Magro ou robusto, tranquilo ou irritadiço, tudo isso pode ser definido através do seu Dosha principal.
Como um sistema medicinal altamente preventivo, o Ayurveda tem em sua base os cuidados com a alimentação, que deve ser baseada em alimentos produzidos localmente, de forma orgânica e em consonância à estação do ano em que são cultivados.
De entre várias informações sobre alimentação ayurvédica, destacamos esses conteúdos que podem interessar a você: Chás para controlar o humor, O que são rasas: os 6 sabores da Ayurveda, Ayurveda na ajuda contra a obesidade ou pelo contrário, Como pode a Ayurveda ajudar a ganhar peso.
Para cada indivíduo, uma dieta específica é prescrita, levando em consideração seu biotipo e eventuais desequilíbrios entre os doshas. No entanto, o Ayurveda vai muito além de um simples cardápio. Para se alimentar, é preciso seguir algumas diretrizes, como prestar a mais plena atenção à mastigação, não ingerir mais do que seu organismo necessita e, de fato, encarar esse processo orgânico como um momento sagrado do dia.
Para o Ayurveda, somos definidos por aquilo que comemos, seja de corpo ou alma. Ou seja, nesse sistema, alimentação é tudo. Veja aqui as receitas para cada dosha: Pitta, Kapha, Vata.
A partir do momento em que você tem definido seu dosha predominante, é possível adaptar receitas e rotinas alimentares com a finalidade de manter a saúde em dia. Vamos supor que você é uma pessoa com predominância Pitta; isso significa que o elemento Fogo está muito presente na sua constituição, e por isso você deve evitar o excesso de alimentos picantes, por exemplo.
Pode parecer complexo no início, mas toda a sabedoria ayurvédica é muito fluida e intuitiva. Basta que você permita conhecer seu corpo e suas verdadeiras necessidades, que todo o processo de adaptação ocorre naturalmente, e seu ser passará a ser inteiramente grato por tudo o que você está fazendo por ele.
Ainda que a alimentação ayurvédica esteja entre seus principais pilares, Ayurveda é um sistema extremamente abrangente, que trata o ser humano como um todo, fornecendo direcionamentos para todas as áreas da vida.
Por isso, dentre suas práticas, podemos encontrar massagens, exercícios de respiração e posturas que buscam trazer alinhamento não somente ao corpo, mas à mente e ao espírito. Conheça brevemente algumas das abordagens ayurvédicas e como elas contribuem para a saúde e o bem-estar do indivíduo. Você pode conhecer mais sobre a alimentação para cada dosha em cada um destes links: alimentação Kapha, alimentação Pitta e alimentação Vatta.
Muito além da alimentação e das boas práticas diárias, o Ayurveda também envolve técnicas de equilíbrio utilizando massagens específicas. Vigoroso e profundo, esse tipo de tratamento busca aprimorar a flexibilidade, a mobilidade e promover o reequilíbrio da energia vital dos pacientes. Para isso, é comum que o terapeuta faça uso das mãos, cotovelos e até mesmo os pés para atingir determinadas manobras na musculatura.
No caso da Abhyanga, a mais famosa das abordagens, utilizam-se óleos vegetais (geralmente de gergelim) com infusão de ervas quentes para massagear o paciente de acordo com os distúrbios relacionados aos Doshas Pitta, Vata e Kapha.
No início, a massagem ayurvédica pode chegar a ser dolorida, já que funciona por meio da liberação do estresse e tensões. No entanto, a melhor forma de aproveitar esse tratamento e evitar contrair a musculatura, e buscar sempre expirar profundamente.
Também a massagem Udwarthana é uma técnica poderosa da Ayurveda. A técnica em questão nada mais é que uma poderosa massagem energizante, onde são utilizados pó de ervas como princípio ativo e intermediador entre a energia do terapeuta e o paciente.
Tal tratamento indiano funciona através dos mesmos movimentos aplicados pela Abhyanga – a massagem com óleos vegetais diversos -, entretanto possui outras finalidades e recomendações.
Temos também que salientar a Vajikarana, uma outra técnica que deve ser utilizada com mais cuidados. Assim como a Abhyanga e a Udwarthana, a Vajikarana também atua como uma vertente da Ayurveda em prol de uma vida melhor para seu paciente. Entretanto, essa última não consiste em uma aplicação por massoterapia, mas pelo consumo de ervas e alimentos com um objetivo específico: promover através de um efeito afrodisíaco o estímulo e a melhora da vitalidade sexual dos que procuram pela técnica. Leia aqui os cuidados que deve ter.
Utilizada tanto pelo Yoga quanto pelo Ayurveda, as técnicas de Pranayama consistem em formas de domínio sobre toda a energia cósmica, ou força vital, através da respiração. Ao aprender corretamente a respirar, o indivíduo atinge a boa saúde e se liberta de uma série de toxinas.
Prana é o sentido de energia vital, aquela que traz força e vida aos órgãos e células. É a energia Universal e, quando mais ela estiver presente em nossos corpos, maior será o nosso potencial de longevidade.
Por isso, através desses exercícios respiratórios, conseguimos controlar e dominar sentimentos como estresse e ansiedade, abrindo espaço para a harmonia entre corpo e mente. Essas técnicas, quando feitas corretamente, ensinam a captar o prana e purificam os condutos energéticos pelos quais ele flui.
Muitos acreditam que os pranayamas são, inclusive, capazes de curar doenças, drenando o sistema linfático, apaziguando o fogo digestivo, distribuindo melhor a circulação de oxigênio pelo corpo, tratando problemas pulmonares, estimulando o metabolismo, equilibrando as emoções e promovendo clareza mental.
Não deixe de ler esse conteúdo: como controlar as crises de dor de cabeça com a Ayurveda.
Sim, você pode até não saber, mas o Yoga é parte inerente dessa tradição milenar. Abrangendo posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayamas) e meditação, para muitos hindus e seguidores da cultura local, a prática de Yoga anda de mãos dadas com a rotina ayurvédica, proporcionando autoconhecimento, qualidade de vida e longevidade.
Lembrando que Yoga não pode ser resumido apenas a uma prática de exercícios físicos. Estamos diante de uma filosofia de vida que busca sempre seguir pelo caminho do meio. Nenhum tipo de extremismo tem a capacidade de lhe proporcionar bons resultados, sejam eles físicos, emocionais ou espirituais.
Você tem consciência sobre tudo o que faz ao longo do seu dia? Ou será que sua vida caminha no piloto automático sem que você se dê conta? Provavelmente você escolheu a segunda opção.
Consistindo em um conjunto de práticas diárias, o Dinacharya é uma rotina ayurvédica direcionada a um aprimoramento da saúde e da clareza mental, como forma de atingir uma longevidade plena e consciente.
O Dinacharya deve ser praticado logo pela manhã, a fim de manter a conexão com os ritmos circadianos da natureza. Felizmente, através dessa antiga técnica, podemos aprofundar nossas raízes e começar a restabelecer uma conexão com o “eu” autêntico, sem que isso signifique abrir mão dos confortos e prazeres do século XXI.
Pode parecer difícil seguir essas práticas no começo, especialmente a rotina que antecede o café da manhã. No entanto, em poucas semanas, adaptando os horários de acordo com seu dosha e desequilíbrios secundários, você conseguirá realinhar sua vida com os ritmos da natureza.
Comece devagar, implementando a rotina de uma forma que não seja estressante para você ou para a programação do seu dia. Se estiver fácil, comece então a acomodar outras técnicas, como posturas de Yoga, pranayamas, meditações e oleações, por exemplo, e assim aprimorar aos poucos esse incrível processo de equilíbrio e transcendência.
Finalmente, deixamos aqui disponível um teste muito simples onde você pode descobrir qual é o seu Dosha dominante e assim agir em conformidade.
Durante esse período em que o frio nos deixa menos dispostos a sair debaixo […]
Se você é um yogi de carteirinha, faz bochecho com óleo vegetal, pratica jejum […]
Ayurveda já está entre termos familiares para uma grande parcela de indivíduos por todo […]
Os Ayurveda doshas é o primeiro conceito que vem à cabeça da maioria das […]
Manter boas práticas de higiene, dormir bem, reduzir o estresse e comer de forma […]
Distúrbios do sono estão entre as maiores queixas da sociedade moderna. Stress, agitação, ansiedade […]
Essências, remédios ou elixires, o fato é que os Florais de Bach vêm conquistando […]
O Panchakarma é um antigo método de limpeza e rejuvenescimento utilizado pelo Ayurveda, ainda […]
Não importa a sua idade. Separações acontecem a todo momento, e nunca são fáceis […]
Como princípios do Ayurveda – terapia alternativa que visa o equilíbrio do corpo físico […]