.

Atuando como amplificadores de energia, o uso terapêutico dos cristais é chamado de Cristaloterapia. Os cristais apresentam propriedades energéticas que trazem inúmeros benefícios para aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. A vibração das pedras alinhadas à força interior de cada indivíduo resulta em equilíbrio, harmonia e bem-estar.

A origem da terapia com cristais é milenar. Tribos indígenas como cherokees e tupi-guararis sempre souberam fazer uso de suas propriedades curativas, bem como civilizações antigas, como é o caso dos egípcios.

Acredita-se que cada pedra ou cristal possua uma memória, a qual tem a capacidade de guardar impressões. Sendo assim, um terapeuta ou pessoa sensitiva seria capaz de acessar essas memórias e trabalhá-las para desbloquear e reequilibrar energias e emoções.

Aplicação da Terapia com Cristais

Em tratamentos alternativos, os praticantes da terapia com cristais costumam trabalhar posicionando as pedras sobre os sete chakras do corpo, ou sobre o Chakra em desequilíbrio. A Cristaloterapia, basicamente, funciona como um caminho de equilíbrio entre a nossa essência, nossa personalidade e a nossa verdade interna.

Durante uma sessão de Cristaloterapia, o terapeuta verifica como está a sua saúde no momento, de acordo com o resultado da medição dos chakras. Em seguida, posiciona determinados cristais energizados sobre a pele, de acordo com o que o paciente necessita.

Diversas técnicas de terapia holística também se utilizam das propriedades das pedras e cristais para trabalhar questões mais profundas. Dentre elas temos o Reiki, a Cromoterapia, a Radiestesia, a Medicina Tradicional Chinesa, a Massoterapia e o Feng Shui.

Os cristais também podem ser trabalhados em autoaplicações. Esse método pode atuar durante a meditação, em conjunto com incensos, com cristais carregados dentro da bolsa ou posicionados em determinado ambiente onde a energia possa trabalhar para restabelecer a harmonia.

Outro modo de aproveitar seus efeitos de cura é através de acessórios. Os cristais podem estar presentes em brincos, pulseiras e colares. Para isso, basta escolher a forma de utilização que mais lhe ajudará a se conectar com as energias e intenções desejadas.

No entanto, é sempre importante lembrar que a terapia com cristais consiste em uma poderosa fonte energética, acessando toda a sabedoria do mundo mineral. Por isso, é fundamental que tanto o terapeuta quanto você, como usuário, saiba limpar, energizar e programar sua pedras e cristais para que funcionem perfeitamente.

Ativação de Pedras e Cristais

Ao comprar, ganhar ou achar uma pedra, ela precisa ser “limpa” e energizada. Para limpeza, você pode lavar o cristal em água corrente ou deixá-lo submerso, por algumas horas, em uma solução com água e sal grosso.

Para energização, basta colocar o cristal sob o Sol por, pelo menos, 10 minutos — a luz do luar também é indicada em alguns casos. Quando o cristal é muito sensível a ação solar, é possível enterra-lo em terra lima e desenterrar após dois a sete dias, lavando em água corrente.

Por fim, programar o cristal também é um passo importante, pois é aqui que o terapeuta ou você mesmo colocará suas intenções. Posicione suas mãos sobre o cristal e procure vibrar na frequência daquilo que deseja. Permaneça durante pelo menos 3 minutos.

Pedras e Cristais para bem-estar

Sucesso: pirita, citrino, âmbar, cristal rutilado
Positividade e cooperação: ônix
Serenidade: howlita azul, howlita branca, calcita verde
Boa saúde: turmalina negra, hematita
Sorte e alegria: calcita laranja, aventurina, cornalina
Equilíbrio: ametista, coral
Autoestima e permanência em um local: quartzo fumê, citrino
Amizade: ágata, ágata azul, ágata fogo, ágata lilás, ágata rosa, ágata verde
Fidelidade: água marinha
Calmante: amazonita, dolomita
Inspiração: ametrino, cristal fumê
Decisão: azurita
Relacionamento: berilo, howlita rosa
Comunicação: cianita
Negócios: crisocola
Concentração: fluorita
Sexualidade: granada
Fertilidade: jade

Pedras e Cristais para limpeza e energização

Alma: ametista, calcita azul
Aura: cristal fumê
Ambiente: cristal, turmalina negra
Corpo: cristal, turmalina negra
Espírito: cristal, lápis lazuli, turmalina negra

Pedras e Cristais para proteção

Acidentes: esmeralda, turmalina negra
Bloqueios espirituais: turmalina negra
Doenças: quartzo verde
Feitiçaria: ônixturmalina negra
Energia negativa: calcita verde, hematita, jaspe indiano, turmalina negra
Mau olhado: olho de tigreturmalina negra
Maus espíritos: jaspe indiano, turmalina negra
Pesadelos: calcedônia
Sofrimentos da alma: turmalina negra
Todos os males: ágata, ágata azul, ágata de fogo, ágata lilás, ágata verde, ágata rosa, olho de tigre, ônix, turmalina negra
Trauma e depressão: brozonita
Viagens: esmeralda