.
Guia de Asanas de Yoga: saiba tudo sobre as posturas e como praticar

Guia de Asanas de Yoga: saiba tudo sobre as posturas e como praticar

O yoga é para todos e os iniciantes devem estar cientes de certos mitos e fatos sobre a prática antes de começarem a aprender todas as asanas. Para os iniciantes, é essencial saber que o yoga é um sistema holístico – que cuida do corpo, da mente e do espírito.

Em última análise, a paz e a felicidade podem ser alcançadas se o corpo estiver saudável. As asanas ajudam a fortalecer todos os sistemas do corpo, especialmente o sistema endócrino. O sistema endócrino é vital para que possamos controlar melhor nossas emoções através de técnicas avançadas de yoga, como relaxamento e concentração. O yoga nos ajuda a alcançar um estado de espírito relaxado e equilibrado que tem um efeito psicossomático essencial e positivo.

Os benefícios das asanas

As asanas preparam um indivíduo para melhorar as atividades diárias, incentiva bons hábitos alimentares, pensamentos e também a conduta. Você pode praticar pranayamas com exercícios respiratórios básicos para iniciantes para alcançar a paz de espírito. (Pranayama é um processo de controlar a respiração que ajuda a acalmar a mente e os sentidos. Todo o movimento deve ser suave, rítmico e regular. Essa é uma técnica benéfica para superar suas emoções e acalmar sua mente.)

As asanas ajudam ainda a melhorar sua aptidão física e a limpar os órgãos do corpo. Quando feitas corretamente, dão a força que constrói sua imunidade e ajuda a combater algumas doenças. Para traduzir a grande ciência do yoga e aproveitar os seus benefícios, é essencial entender as asanas básicas e não-convencionais. As orientações dadas não devem ser negligenciadas, uma vez que são úteis na prevenção de lesões.


Clique Aqui: Yoga: tudo sobre o exercício para o corpo e a mente


Dicas: Asanas para iniciantes

Um corpo bem descansado responde melhor ao yoga, e garante que você tenha uma boa noite de sono e comece cedo. Tire o melhor proveito ao praticar as asanas no início da manhã, de preferência depois de tomar um banho e sem fazer qualquer refeição. Você pode fazer as asanas antes do banho também, mas terá que esperar por algum tempo para então tomar seu banho diário.

A prática deve ser feita em uma sala limpa. Se possível, mantenha as janelas abertas para permitir a entrada de ar fresco e a luz do sol enquanto realiza as asanas.

Certifique-se de antes de começar a praticar yoga, colocar um tapete ou cobertor em um piso nivelado. É útil praticar em um lugar fixo, se possível, onde os raios solares batem logo ao início a manhã.

Os asanas devem ser feitas com calma e sem pressa, sem esforço, estresse ou tensões. Todos os movimentos das asanas devem ser lentos, rítmicos e não-irregulares. O ideal é praticar todos os dias regularmente e de preferência ao mesmo tempo.

As impurezas e resíduos acumulados dentro dos órgãos internos do corpo são geralmente direcionados para a bexiga urinária durante a prática. Tantas pessoas experimentam um desejo enorme de urinar depois de fazer yoga. Você não deve segurar a urina por um período muito longo. Além disso, tente não reprimir espirros, tosse, e outros impulsos.


E os que não são mais iniciantes, o que devem saber sobre as asanas?

Não faça exercícios rigorosos ou extenuantes depois de realizar suas asanas habituais. Especialmente durante o seu ciclo menstrual – se for mulher – pode não ser o ideal, e durante a gravidez você deve executar as asanas apenas após consultar o seu médico e seu professor experiente de yoga.

Não faça uma refeição pesada antes ou enquanto estiver praticando as asanas, espere pelo menos de 2 a 3 horas depois de comer refeições pesadas. Quando sofrer de febre, fraqueza, doença ou qualquer cirurgia, evite fazer qualquer coisa.

Também não exagere se sofrer de entorses, distensões ou fraturas. Descanse adequadamente e somente após a recuperação completa certifique-se de consultar seu médico antes de retomar sua prática de yoga.

Não pratique yoga em locais impuros e evite locais com fumaça e áreas com odores desagradáveis. Crianças com menos de cinco anos de idade não devem ser ensinadas ou obrigadas a praticar yoga. Não consuma álcool ou use drogas ao praticar yoga.

Estes são alguns dos pontos gerais a serem mantidos em mente ao fazer yoga. Esperamos que os novatos sigam as diretrizes básicas, dicas e truques dados para a prática de yoga e desfrutem do mesmo todos os dias.


Fique agora a conhecer as principais asanas (posturas) do Yoga.

Asanas yoga: Postura do arco

Como um arco e flecha, a postura do Arco não é muito fácil para principiantes. O segredo está na conjugação da respiração com o esforço físico que esta asana exige.
Clique para saber mais sobre a asana: Postura do arco!


Asanas yoga: Shavasana

Dizem que a Shavasana pode parecer até que vamos tirar uma soneca após a aula de yoga. É uma forma de estar relaxado mas totalmente consciente do que está ao seu redor.
Clique para saber mais sobre a asana: Shavasana!


Asanas yoga: Postura da montanha

Essa postura é famosa por ajudar bastante a melhorar a postura, apesar de ser mais parada, sendo a base para todas as asanas de yoga de pé.
Clique para saber mais sobre a asana: Postura da montanha!


Asanas yoga: Shirsasana

Uma postura que exige força e muita prática. Para fazer a Shirsasana é preciso uma inversão completa do corpo e que a parte superior do seu corpo seja bastante forte.
Clique para saber mais sobre a asana: Shirsasana!


Asanas yoga: Sarvangasana

Essa postura é bastante comum no Ashatanga Yoga e é considerada uma asana de encerramento. Seu ponto positivo é promover o fluxo sanguíneo com o seu tipo de inversão.
Clique para saber mais sobre a asana: Sarvangasana!


Asanas yoga: Halasana

Mais uma postura é uma inversão dobrada e também considerada de encerramento. Ela é ideal para depois que finalizar a aula, entrar num momento de relaxamento e meditação.
Clique para saber mais sobre a asana: Halasana!


Asanas yoga: Ardha Setubandhasan

O nome dessa postura é pertinente, uma vez que se assemelha à estrutura de uma ponte. É ideal para alongar as costas, o pescoço e o peito, além de relaxar o corpo.
Clique para saber mais sobre a asana: Ardha Setubandhasan!


Asanas yoga: Matsyasana

Esta postura é reclinada para trás e também é conhecida como postura do peixe. Do lado espiritual, está ligada ao chakra ligado à garganta.
Clique para saber mais sobre a asana: Matsyasana!


Asanas yoga: Gomukhasana

Ao fazer essa postura, o seu corpo irá parecer com o rosto de uma vaca. Por este motivo, a asana também é conhecida como postura da vaca e exige muita cautela por quem a pratica.
Clique para saber mais sobre a asana: Gomukhasana!


Asanas yoga: Pachimottanasana

Esta postura é mais usual no Hatha Yoga e abrange muitos benefícios para o corpo humano. É ideal para alongar o corpo inteiro, dos pés à cabeça.
Clique para saber mais sobre a asana: Pachimottanasana!


Asanas yoga: Poorvottanasana

Uma das posturas mais conhecidas até mesmo fora do Yoga. Quem nunca fez a prancha? Isto é a Poorvottanasana, que também se escreve Purvottanasana. Uma postura simples, mas que exige grande força dos braços e o uso da respiração para se manter por alguns segundos na prancha.
Clique para saber mais sobre a asana: Poorvottanasana!


Asanas yoga: Bhujangasana

Esta asana é conhecida também como Postura da Cobra. Uma das mais versáteis e que também exigem mais experiência, funciona muito bem para a abertura dos chakras.
Clique para saber mais sobre a asana: Bhujangasana!


Asanas yoga: Shalabhasana

Uma postura que parece simples, mas que há complexidade envolvida. Ela ajuda a fortalecer o seu abdómen e também as costas.
Clique para saber mais sobre a asana: Shalabhasana!


Asanas yoga: Kakasana

Também conhecida como postura do corvo, a Kakasana tem a intenção de ser divertida e transmitir simbolismos chineses. Uma asana para se sentir alegre e leve.
Clique para saber mais sobre a asana: Kakasana!


Asanas yoga: Trikonasana

A semelhança dessa postura com um triângulo é a razão do seu nome. Ela alonga os músculos e melhora outras funções corporais, mas não se esqueça de manter os olhos bem abertos ao praticá-la.
Clique para saber mais sobre a asana: Trikonasana!


Saiba mais:

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.