Asanas de Yoga: Halasana
Halasana é uma inversão dobrada, tradicionalmente considerada uma postura de encerramento que pode ser praticada no final de uma sessão de yoga. Como postura de encerramento, ajuda a preparar o corpo para o relaxamento, pranayama e meditação.
Como fazer Halasana
Para começar, deite-se no chão com os braços nas laterais e as palmas das mãos para baixo. Levante as pernas até uma posição vertical. Em seguida, levante os quadris e a espinha do chão, trazendo as pernas para trás da cabeça. Os dedos são então colocados no chão e as pernas são suavemente esticadas.
Clique para saber mais sobre as posturas de Yoga e como praticar!
História da postura Halasana
O nome vem do sânscrito hala que significa “arado” e asana, que significa “postura”. Portanto, Halasana também é referido como arado em inglês.
Tal como acontece com muitas posturas de yoga, o nome vem da forma básica desta postura, que se assemelha aos tradicionais arados encontrados na cultura tibetana e indiana. No texto poético de Sankrit, “Ramayana”, o rei Janaka encontra uma bela jovem enquanto ara a terra.
Ele pega a criança e a nomeia Sita. Sita cresce em uma mulher bonita e, eventualmente, torna-se uma esposa de Rama. Esta história simboliza o arado como sendo uma ferramenta para encontrar tesouros escondidos.
Dica para principiantes da Halasana
Como iniciante, você pode esticar o pescoço ao entrar nesse asana. O objetivo deve ser empurrar para baixo os topos dos ombros para apoiar as costas e levantar um pouco os ombros em direção ao ouvido. Isso garantirá que a parte de trás do pescoço e a garganta estejam macias. Abra o esterno, pressionando as omoplatas firmemente contra as costas.
Os benefícios da Halasana
Halasana proporciona benefícios de abertura muito fortes para os chakras da garganta e do coração. Isso é diferente da abertura usual desses chakras, mas em Halasana, ao contrário de outras posturas de abertura do coração, eles são protegidos na frente e abertos na parte de trás.
Estes são outros benefícios surpreendentes da Halasana:
- Esta asana massageia os órgãos digestivos e, portanto, melhora a digestão e regula o apetite.
- Regula o metabolismo e ajuda na perda de peso.
- É uma excelente asana para pacientes diabéticos porque normaliza os níveis de açúcar no sangue.
- Ela flexiona a medula espinhal e libera a tensão nas costas, melhorando assim a postura e reduzindo qualquer dor.
- Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e estimula o sistema reprodutivo.
- Ajuda a reduzir o estresse e a fadiga.
- Este asana também ajuda a acalmar o cérebro.
- Dá à coluna e aos ombros um bom alongamento.
- Ela funciona na glândula tireóide também.
- Ela ajuda a curar dores nas costas, infertilidade, sinusite, insônia e dores de cabeça.
Saiba mais :