Asanas de Yoga: Sarvangasana
Sarvangasana é uma inversão usada no final de uma prática de yoga, a fim de encorajar a limpeza do fluxo sanguíneo por todo o corpo e promover uma sensação interior de calma. O termo vem do sânscrito sarva, que significa “todos”, anga, que significa “membro”, e asana, que significa “postura”.
Como fazer Sarvangasana
Para entrar na postura, deite-se nas costas. Dobre os joelhos e coloque os pés no chão, o mais perto possível das nádegas. Ao expirar forte, pressione os braços e a parte superior do corpo até o chão e pressione as pernas para cima, movendo os quadris e as pernas para fora do chão.
Traga os joelhos, ainda flexionados, em direção à cabeça, depois levante a parte inferior e os quadris para elevar os quadris e o tronco perpendicularmente ao chão. Para apoiar o corpo, coloque as mãos na região lombar com os cotovelos flexionados. Uma vez equilibradas, as mãos podem ser removidas da parte de trás e devem permanecer retas contra o corpo, aterradas no chão com as palmas voltadas para baixo.
Quando seguro, inspire e levante os pés em direção ao teto, alinhando as pernas com o resto do corpo e perpendicularmente ao chão. Com o seu olhar para os seus pés ou peito, pressione as omoplatas no tapete e, se possível, mova o coração para mais perto do queixo e do rosto.
Para sair, expire e dobre os joelhos em direção ao tronco e ao rosto. Em seguida, mantendo os joelhos dobrados, role a coluna para o chão gentil e gradualmente, uma vértebra de cada vez.
Clique para saber mais sobre as posturas de Yoga e como praticar!
Benefícios da Sarvangasana
Sarvangasana é frequentemente incluída como uma postura de finalização em Ashtanga Yoga. Como inversão, pode promover um fluxo sangüíneo saudável e refrescante para o cérebro e para o coração após a conclusão de outras posturas que exigem que a cabeça, o pescoço e o coração permaneçam eretos.
Como o fluxo sanguíneo é “invertido” para se concentrar na cabeça e no coração, essa postura evoca uma sensação de calma e pode despertar a mente com circulação renovada.
Acredita-se que o Sarvangasana desperta a kundalini, a força primordial de energia enrolada na base da espinha. Também abre o visuddha, ou garganta, chakra, que é considerado o centro de purificação do corpo e uma influência na criatividade.
Esta é considerada uma asana do nível intermediário ao avançado e deve ser praticada por iniciantes com a assistência de um professor de yoga.
Saiba mais :