Asanas de Yoga: Postura da Montanha (Tadasana)
Pode parecer que você está apenas parado lá, mas a Postura da Montanha – Tadasana – é uma postura ativa que ajuda a melhorar a postura, o equilíbrio e o foco calmo. Seu nome vem das palavras em sânscrito “tada” (que significa “montanha”) e “asana” (que significa “postura”).
Postura da Montanha é a asana fundamental para todas as posturas de yoga em pé e inversões completas, como Handstand e Headstand. É a pose da qual todas as outras posturas em sua prática nascem.
O alinhamento, os movimentos musculares e a mentalidade que você aprende são aplicados toda vez que você faz uma postura de yoga em pé. Então, é importante aprender como fazê-la corretamente. Uma vez que você entenda a forma adequada da Postura da Montanha, será mais fácil obter e manter o alinhamento para todas as outras posturas e inversões em pé.
Benefícios da Postura da Montanha
Uma postura da montanha corretamente executada usará todos os músculos do corpo. Melhora a postura e, quando praticada regularmente, pode ajudar a reduzir a dor nas costas.
Essa postura fortalece as coxas, joelhos, tornozelos, abdômen e nádegas. Também é útil para aliviar a dor ciática e reduzir os efeitos dos pés chatos.
Estabiliza a mente e o corpo, trazendo um foco calmo para o praticante. Praticar a postura com respiração estável e suave ajudará a aliviar o estresse e melhorar a concentração.
Clique para saber mais sobre as posturas de Yoga e como praticar!
Cuidados a ter na prática da Postura da Montanha
Devido à natureza de equilíbrio da postura, não pratique a Postura da Montanha se estiver sentindo dor de cabeça, insônia, pressão baixa ou se tiver tontura. Sempre trabalhe dentro de sua própria gama de limites e habilidades. Se você tiver alguma preocupação médica, converse com seu médico antes de praticar yoga.
Modificações e Variações da Postura da Montanha
Como a postura da montanha é a base de todas as outras e inversões em pé, é importante aprender o alinhamento correto. Muitas vezes, isso significa mudar padrões habituais de alinhamento em seu corpo.
Levantar-se adequadamente pode levar algum tempo até se acostumar. Tente estas alterações simples para aprender a postura corretamente:
- Se for difícil se equilibrar com os pés juntos, fique de pé com os pés afastados na distância do quadril. Aos poucos, aproxime seus pés enquanto ganha equilíbrio na postura.
- As mulheres grávidas devem ampliar suas posturas tanto quanto necessário para se sentirem estáveis.
- Iniciantes podem praticar a postura apoiados contra uma parede. Haverá uma ligeira curva na parte inferior das costas, mas os calcanhares, as nádegas e os ombros devem tocar suavemente a parede.
- Mantenha a cabeça longe da parede, mantendo as orelhas alinhadas com os ombros.
- Para um desafio maior, feche os olhos na postura.
Saiba mais :