Asanas de Yoga: Bhujangasana
A oitava postura das 12 poses do Surya Namaskar, Bhujangasana, também é chamada de Postura da Cobra. Esta asana energizante se assemelha a uma cobra com a cabeça levantada.
Você deve se certificar de manter seu estômago e intestinos vazios antes de praticar esta asana. Faça suas refeições pelo menos quatro a seis horas antes de fazer o asana para que sua comida seja digerida e haja energia suficiente para você se expandir durante a prática.
É melhor praticar yoga logo pela manhã. Mas se você não puder se exercitar de manhã, não há problema em praticá-lo à noite.
Precauções e contra-indicações da Bhujangasana
Este exercício deve ser evitado se você sofre dos seguintes problemas:
- Hérnia
- Lesões nas costas
- Síndrome do túnel carpal
- Dores de cabeça
- Gravidez
- Cirurgias abdominais recentes
Clique para saber mais sobre as posturas de Yoga e como praticar!
Dica para principiantes da Bhujangasana
Como iniciante, você não deve simplesmente entrar na asana. Se você fizer isso, você vai acabar esticando suas costas e pescoço.
Você deve encontrar uma altura adequada para você e garantir que não sobrecarrega suas costas e pescoço. Depois disso, tire as mãos do chão por um momento para que você tenha uma extensão completa.
Variação avançada da Bhujangasana
Esta asana tem uma variação chamada Bheka Bhujangasana, onde as pernas são dobradas no joelho e os pés são cruzados por baixo das coxas. Esta ação intensifica a postura.
Benefícios da Bhujangasana
Estes são alguns benefícios surpreendentes de Bhujangasana:
- É uma postura profunda que torna a coluna mais forte e mais flexível.
- Também tonifica os órgãos que se encontram no baixo-ventre.
- Estimula os sistemas digestivo, reprodutivo e urinário.
- Ela ajuda a regular o metabolismo, equilibrando assim o peso.
- Isso torna as nádegas firmes.
- Isso dá aos pulmões, ombros, peito e abdômen um bom alongamento.
- Funciona como uma grande liberação de estresse.
- Esta asana é conhecido por abrir os pulmões e o coração.
- Alivia a ciática e a asma.
A ciência por trás de Bhujangasana
A Postura da Cobra é uma daquelas posturas versáteis de yoga que é imprescindível na sua prática, porque tem alguns benefícios de saúde importantes. Como mencionado anteriormente, é uma grande postura que também fortalece, tonifica e flexiona a coluna. Isso torna os sistemas digestivo e reprodutivo mais eficientes.
Além disso, funciona também na abertura dos chakras. Incidentalmente, o Bhujangasana trabalha em quatro dos sete chakras – o Visuddhi Chakra, o Anahata Chakra, o Manipura Chakra e o Svadhisthana Chakra. Quando essa asana é praticada com os olhos abertos, quando você olha para cima, seus nervos óticos e sua visão se beneficiam também.
Saiba mais :