.
Yoga: tudo sobre o exercício para o corpo e a mente

Yoga: tudo sobre o exercício para o corpo e a mente

O que é Yoga?

Yoga é uma prática de mente e corpo com uma história de 5.000 anos na antiga filosofia indiana. Vários estilos de Yoga combinam posturas físicas, técnicas de respiração e meditação ou relaxamento.

Nos últimos anos, se tornou popular como uma forma de exercício físico baseado em poses que promovem melhor controle da mente e do corpo, além de aumentar o bem-estar.

Existem vários tipos diferentes de yoga e muitas disciplinas dentro da prática. Este artigo explora a história, filosofia e várias vertentes do Yoga.

No mundo moderno, a arte do Yoga do sul da Ásia se expandiu para todos os cantos do globo. Embora agora seja uma forma popular de exercício e meditação, esse nem sempre foi o caso.


História do Yoga – Alcançando o equilíbrio mental e físico

Yoga tem uma longa história de ajudar as pessoas a alcançar o equilíbrio mental e físico.

Praticantes de Yoga masculino são conhecidos como yogues e praticantes de yoga feminino são chamados yoginis. Durante cinco milênios, os yogues transmitiram a disciplina aos seus alunos, e muitas escolas diferentes de Yoga se desenvolveram à medida que a prática expandia seu alcance e popularidade global.

O “Yoga Sutra”, um tratado de 2.000 anos sobre a filosofia yogue feito pelo sábio indiano Patanjali, é um guia sobre como dominar a mente, controlar as emoções e crescer espiritualmente. O Yoga Sutra é o mais antigo registro escrito de Yoga e um dos textos mais antigos existentes sobre a prática, fornecendo a estrutura para todo o Yoga moderno.

A prática do yoga é bem conhecida por suas posturas e poses, mas isto não costumava ser uma parte fundamental das tradições originais de Yoga na Índia. Aptidão não era um objetivo primário. Praticantes e seguidores da tradição yogue concentraram-se em outras práticas, como expandir a energia espiritual usando métodos de respiração e foco mental.


Como começar a praticar Yoga

Há várias coisas que você deve entender e pesquisar antes de começar a praticar Yoga. Entre elas, estão entender os diferentes tipos de Yoga, saber quais são os materiais necessários e pensar sobre a roupa ideal para esta prática.


Clique Aqui: Como começar a praticar Yoga


Posições de yoga conforme as fases da Lua

Assim como cada fase da lua tem o seu significado, o mesmo acontece com as posições do yoga. Algumas delas podem ser mais favoráveis de se praticar numa determinada fase lunar. Na lua cheia – uma fase de liberar as emoções – temos o exemplos da pose do arco te encoraja a soltar qualquer coisa que esteja presa dentro de você.


Clique Aqui: Poses de Yoga de acordo com fases da Lua


Acessórios para praticar Yoga

Shorts ou leggings justas ao corpo, assim como tops e blusas que não caiam na sua cara durante as poses, são essenciais. O tapete também é um acessório importante, caso a sua academia ou estúdio de yoga não aluguem, assim como as meias especiais para não deslizar.


Clique Aqui: Quais são os acessórios para praticar Yoga?


Vídeos para começar a praticar Yoga

Exercícios matinais para iniciantes: Nesse vídeo você ficará a conhecer algumas opções para começar o dia com disposição, criatividade e ativar os seus chakras.

Os principais erros na hora de fazer uma postura: Nesse vídeo, você irá aprender o que não fazer durante a prática do Yoga e como corrigir os erros.

Como controlar a ansiedade com a respiração quadrada: Nesse vídeo, você irá aprender alguns exercícios básicos para trabalhar a sua respiração e diminuir a ansiedade, com a ajuda do especialista Leandro Castello Branco.

Antara Kumbhaka, a técnica de respiração para melhorar a ansiedade: Nesse vídeo, o instrutor de Yoga Fabiano Benassi ensina como fazer uma espécie de reset mental a partir da respiração.

Como mudar hábitos nocivos com o Hatha Yoga: Nesse vídeo, aprenda a mudar hábitos nocivos, conhecidos como Samskaras, com asanas e exercícios de respiração.

Alcance realizações com Kundalini: Nesse vídeo, você irá aprender a ativar a sua força e realizar sonhos com exercícios básicos de Kundalini Yoga que podem ser feitos em casa.

Yoga na terceira idade: Porque não?

O Yoga pode trazer muitos benefícios para os idosos, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Apesar de algumas posturas serem mais difíceis, mal ou bem, é uma atividade relaxante e acessível. Além disso, ajuda a fortalecer os ossos, a prevenir quedas e traz muitas outras vantagens para o corpo.


Clique Aqui: Benefícios do Yoga na terceira idade


Yoga para crianças: Trabalhando emoções e energias

As crianças hoje em dia são facilmente distraídas com tanta informação e tecnologia. O yoga, no meio disto tudo, pode ajudar a trabalhar o campo emocional e energético das crianças, além de permitir que desfrutem dos benefícios da meditação.


Clique Aqui: Benefícios do Yoga para crianças


Exercícios de Yoga: foco na concentração

No dia a dia, o yoga proporciona pequenos exercícios super acessíveis e fáceis, até mesmo de fazer em casa. A chave está na flexibilidade e na concentração que você deve ter na sua respiração. O principal conselho é: mantenha a postura que estiver fazendo por alguns segundos, mas não force para evitar lesões e dores desnecessárias.


Clique Aqui: 5 exercícios de yoga fáceis e práticos de fazer


Yoga para grávidas: estado de espírito sereno

O yoga pode ajudar as grávidas a manter a forma física durante os longos 9 meses de gestação, além de um estado de espírito sereno para preservar a saúde do bebê. Outro benefício é que a gestante fica bastante preparada para o parto, relaxando sua mente e a sensação contínua de cansaço.


Clique Aqui: Yoga para grávidas: conheça os benefícios para você e seu bebê


Postura da árvore (Vrksasana)

A postura da árvore, ou Vrksasana, é uma das mais famosas. Com certeza você já viu uma foto de alguém com os braços sobre a cabeça, juntando as palmas das mãos, e a se equilibrar em apenas em uma perna. A posição ajuda a fortalecer todos os músculos das pernas, e também a sua coluna vertebral, sem falar no equilíbrio.


Clique Aqui: O que é a postura da árvore no Yoga?


Yoga e o equilíbrio dos chakras

O Yoga tem um papel importante para manter o equilíbrio dos chakras. Durante uma aula de Yoga, as posturas fazem com que uma energia poderosa passe por todo o seu corpo. Ou seja, se você trabalhar bem todas as diferentes posições do Yoga, você vai trabalhar também todos os chakras. Você também pode focar em um chakra específico, basta fazer a posição que liga a parte específica do seu corpo ao mesmo.


Clique Aqui: A relação do Yoga com o equilíbrio dos chakras


Onde fazer Yoga? Em todo o lugar, na verdade.

O Yoga é uma atividade que não depende de equipamentos, como na academia, ou de pesos. Portanto, desde estúdios especializados na prática até na sua própria casa, é uma atividade bastante fácil de fazer em qualquer lado. Apenas não se esqueça de levar o tapete para não machucar os pés e os joelhos.


Clique Aqui: Onde fazer Yoga: veja as sugestões em 4 cidades


Descubra o tipo de Yoga ideal para você

  • 5

    Raja Yoga

    É similar ao Kundalini, focado no lado espiritual, com posturas intensas e desafiadoras.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.