Yoga para grávidas: conheça os benefícios para você e seu bebê
Olhando especificamente para o corpo de uma mulher grávida, ao yoga na gravidez pode trabalhar especificamente áreas com maior necessidade Abaixo estão algumas das áreas de interesse e problemas comuns de gravidez que podem melhorar com segurança e suavidade.
Clique aqui para saber tudo sobre Yoga!
Yoga para grávidas: principais benefícios corporais
-
A Respiração
Respirar não é algo que pensamos frequentemente ao longo do dia. É uma função mecânica do corpo. Nós nunca realmente temos que nos lembrar de respirar, mas devemos, especialmente preparar nosso corpo para o trabalho de parto. Respirar é uma parte muito importante na hora de ter um bebê, ajuda a relaxar o corpo e tirar sua mente da dor e da tensão.
Isso é exatamente o que o trabalho de respiração no yoga, pranayama, fará, mesmo se você não estiver grávida. Os yogues usam o que é chamado de respiração consciente para ajudar a “acalmar a mente”. O trabalho de respiração no yoga também aumenta a profundidade da respiração.
-
O assoalho pélvico
O assoalho pélvico é uma rede de músculos que formam uma bacia presa à pélvis. Este músculo suporta os órgãos vitais de reprodução e digestão, bem como o bebê durante a gravidez, e desempenha um papel vital na relação sexual para homens e mulheres.
Durante a gravidez, é especialmente importante exercitar o músculo do assoalho pélvico, pois ele deve suportar uma carga muito maior neste momento. Embora a gravidez não seja o único fator para um assoalho pélvico enfraquecido, o envelhecimento e a inatividade podem ter um papel importante; pode enfraquecer da gravidez e do parto.
-
A postura
À medida que os bebês e as barrigas crescem e mudam, o mesmo acontece com o centro de gravidade. Uma das coisas que permitem que os humanos caminhem em pé é o equilíbrio entre os músculos das costas e os quatro músculos abdominais. No entanto, quando nossos músculos abdominais estão fracos, isso pode fazer com que os músculos das costas façam o trabalho, causando dor e tensão na região lombar.
Quando a barriga cresce, isso alonga os músculos abdominais além de sua forma original, enfraquecendo-os e causando dor lombar durante a gravidez. Embora a gravidez não seja o melhor momento, recomenda-se trabalhar suavemente todos os quatro abdominais para mantê-los um pouco fortes. Chakravakasana é uma ótima prática para nossos abdominais, bem como outras poses de yoga que seu professor pode mostrar para trabalhar profundamente na barriga.
-
Os pés
Surpreendente, o pé na verdade tem 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. E embora nossos pés nos suportem o dia inteiro, raramente dedicamos tempo para cuidar deles, ou verificarmos como os estamos usando, especialmente durante os nove meses.
Com o deslocamento do centro de gravidade à medida que a gravidez avança, a postura e pressão em nossos pés e articulações.
-
Os quadris
Yoga na gravidez pode ajudar a trazer de volta flexibilidade e conforto para os grupos de músculos e estruturas ósseas na frente e nas costas dos quadris. Os hormônios liberados durante a gravidez amolecem e relaxam as articulações e a cartilagem entre os ossos da pélvis, preparando-a para o nascimento da criança. No entanto, preparar os músculos é bom para facilitar o nascimento da mãe e do bebê.
Saiba mais :