Tipos de Yoga: Raja Yoga
O Raja Yoga é mais popularmente conhecido como um caminho que leva à libertação espiritual. Textos sânscritos antigos descrevem Raja Yoga como sendo o objetivo final da prática de yoga, ao invés dos exercícios físicos e mentais envolvidos. Isto significa que é considerado o estado de paz e contentamento, resultado da prática sustentada de yoga e meditação.
O Raja Yoga e o Hatha Yoga são frequentemente misturados e confundidos entre si. Embora seja verdade que ambos ofereçam componentes de bem-estar físico e energético, o Hatha Yoga é derivado do Tantra, concentrando-se principalmente na pureza, equilíbrio e saúde dentro dos corpos físico e energético.
Raja Yoga é um estudo da mente humana, tornando-se consciente de suas tendências habituais e, finalmente, transcendendo a identificação com o complexo corpo-mente-intelecto através da meditação no vasto oceano da consciência, que compreende tudo.
O que significa Raja Yoga
Raja significa “rei” em sânscrito e, como tal, o Raja yoga é considerado o rei de todos os tipos de yoga e o “caminho real”. É importante que cada yogue entenda os diferentes tipos de yoga, a fim de escolher o caminho certo para o conhecimento mais completo possível para onde ele deveria conduzi-lo.
Historicamente, Raja Yoga foi usado para significar o mais alto nível possível da prática de yoga. Neste contexto, o Hatha Yoga é visto como uma maneira de alcançar este nível. Com esta definição, uma vez que o nível de Raja Yoga é atingido, o yogue entra no estado de consciência ou iluminação conhecido como samadhi.
Clique aqui para saber tudo sobre Yoga!
O caminho óctuplo do Raja Yoga
O caminho óctuplo, ou também conhecido como os oito “membros” do Raja Yoga, conforme descrito pelo sábio Patanjali, nos Yoga Sutras, são:
- Yama – Envolve a discplina moral: não-violência, veracidade, castidade, e desapego aos prazeres mundanos.
- Niyama – Pureza e estudo do seu eu interno.
- Asana – Posturas de Yoga.
- Pranayama – Técnicas de respiração, controle do prana.
- Pratyahara – Retirada de sentidos.
- Dharana – Concentração.
- Dhyana – Meditação.
- Samadhi – estado super consciente, esclarecimento.
Clique Aqui: Tipos de Yoga: Shadow Yoga
Raja Yoga é a resistência da mente
Raja Yoga sugere que ao retardar tanto o caos da mente, por um longo período de tempo, existirá apenas um pensamento contínuo. Isso leva à absorção total da natureza da realidade, conhecida como Samadhi, embora muitas vezes seja necessário muito tempo e prática dedicada (abhyasa).
A mente, no entanto, é inteligente e astuta e, na maioria dos casos, não quer se acalmar. Ela fará o que for preciso para continuar pensando, mantendo o ímpeto de um “eu” e mantendo a atenção longe da magnificência do momento presente e da verdadeira natureza da realidade.
Tenha como exemplo um retiro espiritual. Em dez dias de silêncio total, a sua mente diminui e há vislumbres de uma verdade mais magnífica do que qualquer palavra poderia descrever.
Saiba mais :
- A relação do Yoga com o equilíbrio dos chakras
- Yoga: tudo sobre o exercício para o corpo e a mente
- Benefícios do Yoga na terceira idade