Mudras: Curar o corpo e a mente com as próprias mãos
Utilizados no antigo Oriente há milhares de anos, os mudras se originaram como importantes práticas entre líderes espirituais, o que inclui Buda. Baseados nas posições das mãos e dedos, os mudras são utilizados com a finalidade de influenciar a energia presente no corpo de cada um dos indivíduos praticantes, possibilitando curar o corpo, a alma e a mente quando realizadas nas medidas corretas.
Mudras com o poder de curar o corpo e a mente
Praticados atualmente em sessões de reiki, yoga, nas danças indianas e no próprio budismo, os mudras são capazes de aumentar as capacidades cognitivas, além de curar enfermidades do corpo, mente e espírito, como questões digestivas, emocionais, superficiais e hormonais. Veja quais são os movimentos essenciais dos mudras.
Gyan Mudra – Mudra do Conhecimento
Conhecida como o Mudra do Conhecimento, para fazer esta posição basta que seu dedo indicador toque a ponta do polegar, enquanto os demais dedos permanecem retos. Entre os benefícios, o mudra proporciona uma melhora em sua capacidade de conhecimento e memória, trazendo clareza, contribuindo para o bom humor e ainda auxiliando nos processos de meditação.
A níveis físicos, previne a insônia, estimula a hipófise e glândulas endócrinas. Pode ser praticada a todo e qualquer momento, estando sentado, em pé ou deitado em uma cama.
Prithvi Mudra – Mudra da Terra
Conhecido como o Mudra da Terra, o movimento consiste no toque do dedo anelar no polegar enquanto os demais permanecem retos. Seus benefícios incluem a redução de deficiências físicas e espirituais, podendo aumentar a vitalidade, auxiliar na limpeza da pele e ainda otimizar a funcionalidade do corpo como um todo. Pode ser feita a qualquer momento.
Varuna Mudra – Mudra da Água
O chamado Mudra da Água funciona com o toque no dedo mindinho no polegar enquanto os demais permanecem retos. Contribui para equilibrar emoções, reter água, aliviar a prisão de ventre e cólicas, além de auxiliar na regulagem de ciclos menstruais e demais condições hormonais. Pode ser executada durante 15 minutos, três vezes ao dia.
Vayu Mudra – Mudra do Ar
O Mudra do Ar é feito a partir da sobreposição do polegar ao dedo indicador enquanto os demais permanecem retos. Entre seus benefícios, o mudra ajuda a acalmar mentes ansiosas, amansando vozes tensas, reduzindo o stress e ainda amenizando sentimentos de impaciência e indecisão. O movimento pode ser realizado de 10 a 15 minutos, durante três vezes ao dia.
Shunya Mudra – Mudra do Vazio
Chamado de Mudra do Vazio, nele a ponta do polegar deverá pressionar o dedo do meio para baixo, enquanto os demais permanecem retos, para cima. Como benefícios, o movimento reduz a fadiga, podendo ainda ser altamente eficaz no combate às dores de ouvido; auxilia ainda a restaurar a confiança e aumentar sua capacidade de cognição mental.
O movimento pode ser realizado de 40 a 60 minutos por dia ou de 4 a 5 minutos para o combate às dores de ouvido.
Surya Mudra – Mudra do Vazio
O também conhecido como Mudra do Sol, pode ser realizado ao dobrar o dedo anelar sob o polegar, mantendo os demais dedos em linha reta. Entre os benefícios apresentados, o movimento ajuda no estímulo da tireóide, auxiliando na perda de peso e reduzindo o apetite. Também contribui para facilitar a digestão, aliviar a ansiedade, o stress e ainda para lhe ajudar a guia-lo até seu propósito de vida. O mudra pode ser realizado de 5 a 15 minutos, duas vezes ao dia.
Prana Mudra – Mudra da Vida
O Mudra da Vida, como também é chamado, é formado quando os dedos anelar e mindinho se dobram para alcançar o polegar, ao mesmo tempo que os demais permanecem apontados para cima. Este poderoso movimento entre os mudras beneficia a força da vida, ajudando a fortalecer a mente, corpo e espírito, bem como nas tomadas de decisões. Contribui ainda para uma melhor imunidade e motivação, beneficiando a visão e reduzindo a fadiga. Pode ser feita a qualquer momento.
Apana Mudra – Mudra da Digestão
Chamado de Mudra da Digestão, nele o dedo médio e anelar ficam dobrados sob o polegar, enquanto os demais dedos (mindinho e indicador) permanecem voltados para cima. Entre seus benefícios, o mudra auxilia para um sistema excretor melhor regulado, na desintoxicação e estímulo dos movimentos intestinais, além do alívio da prisão de ventre e hemorroidas. Pode ser realizado durante 45 minutos por dia.
Apana Vayu Mudra – Mudra do Coração
No Mudra do Coração, basta dobrar o indicador até que este toque a base do polegar, enquanto a curva dos dedos médio e anelar tocam a ponta do polegar. O dedo mindinho deve permanecer esticado. Entre os benefícios deste mudra estão o estímulo para a cura do coração, ajudando ainda a protege-lo fisicamente; é bastante eficiente na redução de gases e azia. Pode ser realizado durante 15 minutos, por duas vezes ao dia. Clique aqui para conhecer mais sobre o Mudra do coração: revelando o segredo da vitalidade.
Linga Mudra – Mudra de Calor
Por fim, o também chamado de Mudra de Calor deve ser feito da seguinte maneira: entrelace os dedos de suas duas mãos, mas mantendo o polegar da mão esquerda apontado para cima. A seguir, leve o polegar direito ao redor do esquerdo, até que este toque o dedo indicador da mão direita.
Como benefícios, o movimento ajuda a estimular o calor no corpo, além de reduzir sintomas como o catarro e congestão nasal. Fortalece ainda os pulmões e auxilia no vigor e equilíbrio do corpo. Pode ser feito a qualquer momento, desde que sem excessos.
Clique para conhecer mais sobre o misterioso mundo dos Mudras:
- Mudras – Gestos sagrados com o poder da autocura profunda
- Mudra para expulsar energias negativas em poucos segundos
- Mudra Ksepana: expulse suas energias negativas
- Mudra da perda: descubra como afastar este sentimento
- Mudra das desilusões: para combater desilusão amorosa
- Mudra da urgência: para sair de uma situação urgente
- Mudra insegurança: descubra como destruir o seu medo
- Mudra segurança: não tenha mais medo
- Mudra energias negativas: afaste todas elas agora
- Trimutri mudra: como acabar com as energias negativas?
- O mudra da riqueza: Kubera Mudra
- O mudra poderoso: Sankalpa Mudra
- A mudra de Kubera: entenda esta posição
- Kubera mudra: a mudra da riqueza e prosperidade
- Surya Mudra: o que é e como utilizar
- Bhumisparsha Mudra: o mudra da iluminação
- Garuda mudra: a mudra pacífica
- Pranam Mudra: o mudra da oração
- Mudra de Vênus: o mudra que revigora
- Chakra do terceiro olho: descubra o mudra que vai ativá-lo
- Dhyana Mudra: o mudra milagroso
- Varada Mudra: aprendendo a perdoar e agradecer
- Mudra cristão: o mudra em Jesus Cristo
- Guia básico dos Mudras mais poderosos
- Pranam Mudra: o mudra da oração
Saiba mais :