Bhumisparsha Mudra: o mudra da iluminação
O hinduísmo, nascido na Índia, é uma religião antigo que sempre pregou a paz e amor acima de tudo. Cognata ao budismo, são religiões que muito respeitaram Buda e a prática da meditação. Um dos maiores frutos do hinduísmo foi o ioga, uma forma de prática meditativa onde a mansidão do ser é o seu objetivo-mor.
Hoje iremos falar sobre o mudra da iluminação, tendo o seu nome do sânscrito, Bhumisparsha Mudra. Este mudra é conhecido como o mudra da iluminação pois ele representa os principais princípios defendidos pelo budismo: a dissociação de si e a iluminação para o próximo.
Estes princípios, mediante o Bhumisparsha Mudra, consolidam até o século XX os conceitos hindus de humildade e iluminação. Esta luz, além de ser purificador e valente para aqueele que a tem, é também muito importante para o próximo, pois este é iluminado e guiado por quem a possui. O caráter da humildade é relativo à antecedência, assim como veremos através da posição do mudra.
Bhumisparsha Mudra: posição e poder
Este mudra se configura com a o corpo na posição de lótus. Após estar nesta posição, o Bhumisparsha Mudra exige que a mão direita toque o chão a frente, sendo estendida de maneira leve e dócil, como uma delicada flor de lótus, como se ligasse a mente às raízes da terra.
Descubra como curar o corpo e a mente com as próprias mãos!
A mão esquerda, por sua vez, deve ficar estendida para cima, ao meio do corpo, sobre o colo. Esta mão simboliza a importância da meditação para o budismo e para esta posição em específico. Ambas as mãos nos remetem a nunca esquecermos as nossas raízes e a sempre termos em mente a paciência e a mansidão mediante as escolhas e pesares da vida.
Este mudra nos ensina os valores de harmonia e da felicidade. O Bhumisparsha Mudra é um mudra que cura doenças relacionadas a psique, como a depressão, a melancolia e a tristeza profunda. Muitas das vezes nem ao menos sabemos os motivos de todos estas doenças, e é aí que o Bhumisparsha Mudra entra. Ele consegue resolver todos os mistérios da mente, mesmo quando não entendemos mais nada sobre a vida ou suas consequências.
Procure um lugar calmo para fazer o Bhumisparsha Mudra e aprenda sempre a respirar calmamente, respeitando o seu ritmo natural!
Namastê!
Saiba mais :