Massagem Thai: história, benefícios e quem pode fazer
A massagem tailandesa, ou massagem thai, é uma terapia bem conhecida e é fácil encontrar um lugar para fazer uma massagem em quase todos os cantos das principais cidades. É uma prática de cura tradicional tailandesa que combina acupressão, posturas de yoga assistida e princípios ayurvédicos indianos.
A massagem thai ajuda você a relaxar e também a curá-lo de várias doenças. Não é de admirar que sejam tão populares entre os tailandeses e pessoas de todo o mundo.
História da massagem thai
Antes de analisarmos os diferentes tipos de massagens tailandesas, vamos dar uma olhada na história dessa terapia antiga. A massagem tailandesa é originária do norte da Índia, de acordo com o cânon budista Pāli, e é considerada uma das mais antigas artes de cura do mundo. Um monge chamado Shivago Komarpaj é conhecido como o inventor das massagens thai há mais de dois mil e quinhentos anos atrás.
Ele é conhecido em documentos antigos por seu conhecimento de fitoterapia e suas surpreendentes habilidades médicas. A lenda diz que ele era amigo e médico pessoal do primeiro e único Buda. Ao examinar toda a história da massagem tailandesa, você descobrirá que as raízes foram influenciadas por uma combinação de diferentes medicamentos tailandeses da cultura chinesa, indiana e do sudeste asiático.
Embora haja muito debate sobre quem criou a massagem tailandesa, o monge Shivago Komarpaj é amplamente aceito como a primeira pessoa a desenvolver a técnica. Os manuscritos registrados na Tailândia foram coletados de inscrições de pedra desde antes de 1277, embora a maioria tenha sido perdida em 1767 durante o ataque aos birmaneses na capital real em Ayutthaya.
Poucos registros sobreviveram e em 1832 o rei Rama III transformou Wat Phra Chettuphon Wimon Mangkhlaram Ratchaworamahawihan (Wat Pho), em um centro público de aprendizado, decorando as paredes dos edifícios com ilustrações em mármore e inscrições de posições de massagem tailandesas. Havia 60 epígrafes esculpidas no total, 30 mostrando a frente do corpo e 30 mostrando a parte de trás.
Nestas figuras, os principais pontos de terapia são mostrados ao longo das diferentes linhas de energia, conhecidas como “Sen” em tailandês (que literalmente se traduz em “linhas”). Essas linhas formam os princípios básicos da massagem thai. Isso é muito semelhante ao “Qi”, que é o princípio básico da medicina tradicional chinesa, acupuntura e até artes marciais.
Desde então, Wat Pho é amplamente considerada a primeira universidade da Tailândia e um centro de aprendizado para a massagem tradicional tailandesa. Após a Segunda Guerra Mundial, a Tailândia se tornou um local popular para turistas, o que ajudou a tornar a massagem tailandesa uma técnica de renome mundial.
Clique Aqui: Energize seus chakras com massagem Ayurvédica
Diferentes estilos de massagem thai
A massagem tailandesa é um dos quatro ramos da medicina tradicional tailandesa. É uma técnica de cura que realmente era praticada antes da presença dos médicos. A massagem envolve alongamento profundo, e acontece principalmente no chão, sobre um colchão firme ou um tapete.
É um procedimento terapêutico que proporciona relaxamento e restaura a circulação sanguínea saudável. Também é capaz de tratar bloqueios de energia, fraqueza, órgãos disfuncionais, flexibilidade, paralisia, dores, estresse e tensão, problemas nervosos e alinhamentos posturais.
Os dois principais estilos de massagens thai são conhecidos como “Chalosiak” (comum) e “Rajasamnak” (real). Hoje, o estilo “Chalosiak” é o mais conhecido em todos os lugares. Enquanto o estilo “Rajasamnak” é usado apenas para tratar a aristocracia e a família real. Você não encontraria esse tipo de massagem disponível ao público.
O estilo real (“rajasamnak”)
Os massoterapeutas que executam esse estilo devem ter boas maneiras. Antes de a massagem começar, o terapeuta deve sentar-se ajoelhado, afastando-se dos dedos do paciente por cerca de quatro côvados (um côvado é uma medida antiga de comprimento, aproximadamente igual ao comprimento de um antebraço) e depois caminhar em direção ao paciente de joelhos. Esta é a preparação realizada antes mesmo de colocar um dedo no paciente! Em seguida, o terapeuta verifica o pulso e o tornozelo para avaliar se a circulação sanguínea está normal.
Caso contrário, a terapia pode causar inconsciência e não deve ser continuada. Depois que o paciente é liberado para começar, a terapia começa dos joelhos do paciente para baixo até os pés. Durante o tratamento, o terapeuta usa apenas mãos e dedos, apela à acupressão o tempo todo e nem sequer expira sobre o paciente. Durante a terapia, o paciente só ficará deitado de costas, deitado de lado ou sentado. Este estilo de massagem real visa afetar os órgãos e tecidos profundos, aumentando a circulação sanguínea e aumentando a função nervosa. Os massoterapeutas devem ter conhecimentos anatômicos e ter uma vasta experiência para poder realizar esse tipo de massagem corretamente.
O estilo comum (“chalosiak”)
Este estilo de massagem é usado para o público em geral. É a massagem mais comum vista em quase todos os lugares, originária de Wat Pho. Os massoterapeutas usarão mãos, pés, joelhos, cotovelos para acupressão, ajudando a aliviar a tensão muscular geral, além de estimular o fluxo de sangue e energia por todo o corpo. Se o terapeuta não tiver experiência, pode causar a perda de articulações ósseas ou é provável que cause hematomas nos músculos ou capilares.
Estilos incomuns de massagem thai
Existem outras variações notáveis de massagem que são menos conhecidas ou não tão comuns em todo o reino. Eu escolhi compartilhar os próximos três estilos:
-
Massagem corporal
Esta massagem combina acupressão, reflexologia e exercícios de ioga ou alongamento suave, às vezes também conhecido como massagem de ioga tailandesa. Isso o torna muito diferente das massagens tradicionais. Dois métodos básicos são usados: pressão suave nas mãos e pés é combinada com uma variedade de movimentos passivos de alongamento.
A pressão pode variar de muito sutil a intensa. A massagem relaxa os músculos e ajuda a aliviar a dor e a rigidez. Aumenta a elasticidade dos tendões e articulações. Também ajuda a alcançar e obter um fluxo de energia equilibrado no corpo. Esta massagem alivia o estresse, melhora a circulação, limpa o corpo de toxinas e outras substâncias nocivas, fortalece o sistema nervoso, revitaliza a energia, melhora a vitalidade e ajuda a manter a boa saúde.
A massagem é realizada em um tapete de chão. Nenhum óleo aromático é aplicado e o cliente permanece vestido. Se você tem pele sensível, pode não gostar deste tipo de massagem. Embora você deva tentar pelo menos uma vez.
-
Massagem com óleo
Uma forma mais suave de massagem thai usando óleos aromáticos. Isso combina técnicas de atrito, enquanto o óleo aromático usado contém várias propriedades medicinais. Os óleos aromáticos proporcionam relaxamento e aliviam o estresse durante a massagem e, dessa forma, ajudam a alcançar total harmonia no corpo.
A maioria dos lugares permite que você escolha seu aroma. Os aromas mais populares são lavanda, capim-limão e hortelã. Escolher a lavanda ajuda a reduzir o estresse e as dores de cabeça. O capim-limão ajuda a relaxar o corpo.
-
Massagem à base de plantas
Envolve o uso de ervas secas de acordo com as receitas tradicionais tailandesas. Esta receita antiga tem sido usada na Tailândia há séculos, principalmente para dores crônicas, como dores nas costas. As ervas envoltas em um pano de algodão são cozidas no vapor antes do início da massagem.
Ervas quentes são colocadas em diferentes locais do corpo ou em áreas sintomáticas, para aliviar o estresse e a dor. O calor e os óleos essenciais das ervas preparam o corpo para a massagem, que relaxa efetivamente locais rígidos e dolorosos, como músculos ou ligamentos do corpo, além de aumentar o fluxo de energia, importante para a saúde. Esta massagem envolve a aplicação de ervas da montanha embrulhadas em saquetas de algodão.
Benefícios da massagem thai
A terapia de massagem ajuda a estimular as glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas para produzir óleo para nutrir melhor a pele. Ajuda o cérebro, as emoções e o corpo a relaxar. Em alguns hospitais, a massagem terapêutica é usada para tratar o estresse e a depressão, permitindo que o paciente durma na cama de dia e à noite.
A massagem thai para a mãe após o nascimento ajuda a aliviar as dores, o sistema circulatório a funcionar melhor e também remove resíduos do corpo. A massagem pode ajudar a reduzir os sintomas de varizes, hemorróidas, inchaço e dores nas costas ou na cintura.
Se você deseja adicionar um pouco mais de detalhes sobre o que uma massagem faz em nosso corpo e quais áreas do corpo elas ajudam, veja abaixo:
- Músculo e tecidos: tende a alongar e aliviar as contrações musculares
- Circulação sanguínea: aumenta o fluxo sanguíneo para fortalecer completamente a função do órgão e diminuir as chances de coagulação sanguínea nas artérias.
- Sistema de gerenciamento de resíduos: ajuda os vasos linfáticos e sanguíneos a trabalhar com mais eficiência, sem acumular muitos resíduos tóxicos.
- Sistema nervoso: provoca estimulação do sistema nervoso para responder melhor aos estímulos e a pensar com mais clareza.
- Articulações ósseas: Torna o movimento mais fluido. Aumenta a vida útil.
- Emocional e mental: relaxar e se sentir mais leve.
Precauções para pessoas com problemas de saúde
Como diz o ditado, existem dois lados de uma moeda. Todos esses benefícios não têm limites. A lista a seguir não é realmente conhecida ou comentada. As pessoas não sabem muito sobre essas precauções a se ter em conta quando faz uma massagem thai.
Esta é uma informação importante e deve ser compartilhada. Sem esse conhecimento antes de receber uma massagem, isso pode custar sua vida. As pessoas com as seguintes doenças devem se abster ou ter muito cuidado durante a massagem, porque estimular a circulação sanguínea ou esticar os músculos e tendões pode causar danos ao corpo.
Aqui está uma lista das doenças potencialmente perigosas quando misturadas à massagem:
- pressão alta,
- doenças cardíacas,
- osteoporose,
- doenças neurológicas, especialmente da medula espinhal,
- doenças das articulações soltas,
- doenças das artérias coronárias ou obstrução linfática,
- diabetes.
Se você tiver algum destes problemas, consulte o seu médico primeiro. Pacientes com câncer também devem consultar o médico antes de fazer uma massagem
Mulheres grávidas não devem fazer massagens, principalmente nos primeiros 3 meses. Se você tiver dores nas costas, após os primeiros 3 meses, poderá fazer massagens, mas notifique o seu médico.
O que fazer antes de fazer uma massagem thai?
Informe o massoterapeuta sobre qualquer doença ou problema atual que você tenha. Se houver pontos de dor que você gostaria que o terapeuta soubesse, avisar com antecedência é sempre melhor. Espere pelo menos 30 a 60 minutos depois de comer antes de considerar fazer uma massagem. Isso faria você se sentir muito desconfortável ao receber uma massagem logo após uma refeição.
Se você viajou recentemente de avião, espere 48 horas antes de receber uma massagem. Isso porque suas pernas ou pés ficam inchados devido à inatividade em voos longos. Você não deve tomar nenhum remédio para dor antes da massagem. Isso deixará seus músculos dormentes e você não verá melhora nos resultados.
O que fazer depois da sua sessão de massagem thai?
Beba água morna ou água à temperatura normal após a massagem. A água fria faz com que o corpo contraia os músculos em resposta ao frio e, assim, aperta os músculos que você acabou de afrouxar. Isso pode levar a cãibras ou espasmos.
Não tome banho uma hora depois de ser massageado. Verifique se a água não está muito fria, semelhante à razão acima. Além disso, não tome banho muito quente, pois pode deixá-lo tonto, principalmente se você tiver pressão baixa.
Escute seu corpo. Se você quiser tirar uma soneca ou dormir, faça-o! Seus músculos foram trabalhados e manipulados, semelhante a um treino intenso. Este é o seu momento de recuperar, reparar e sintonizar novamente.
Se você estiver interessado em fazer uma massagem para tratar a dor, não deve fazer uma massagem todos os dias. Em vez disso, talvez faça uma massagem todos os dias para descansar seus músculos. Depois que os sintomas diminuírem, monitore seu progresso de recuperação até que os sintomas desapareçam e pare as massagens.
Para aqueles que nunca fizeram uma massagem thai ou para iniciantes, seus músculos podem não relaxar enquanto estão sendo massageados, por isso, podem sentir dor muscular posteriormente. Os sintomas desaparecerão dentro de 2-3 dias, mas se não, você deve consultar um médico. Uma boa regra é fazer uma massagem antes que algum sintoma específico apareça. Não há necessidade de esperar até sentir dor. Esse estilo de terapia é um prazer e você deve desfrutar da experiência para se sentir bem depois.
Clique Aqui: O que acontece numa sessão de Rebirthing?
Quem pode fazer a massagem tailandesa
Os benefícios da massagem terapêutica são universalmente conhecidos. Existem várias formas e estilos de massagem, mas a massagem thai está entre as mais populares. Inúmeras pessoas pensam que a massagem envolve apenas aplicar pressão externa aos músculos para soltá-los e relaxá-los.
Embora isso faça parte do processo, a massagem tailandesa continua a crescer em popularidade, não apenas pelos muitos outros benefícios que oferece, mas também porque é adequada para pessoas de todas as idades e profissões.
O efeito geral é relaxamento profundo, rejuvenescimento e uma sensação de bem-estar físico e mental. A massagem thai pode beneficiar qualquer pessoa, desde jovens a idosos, e ainda tem muitos benefícios para os atletas.
Saiba mais :