Deus Hindu regente de 2022 — Conheça Vishnu!
Uma das principais deidades Hindu, nosso principal deus regente de 2022 será Vishnu, o árbitro divino; protetor da justiça, da ordem a da moral. Ele é o arquétipo da paciência e da diplomacia e integra a trindade suprema composta por Brahma e Shiva.
Gentil e misericordioso, a energia presente de Vishnu neste novo ano mediará possíveis desacordos e conflitos que possam surgir. É seu poder que sustenta o Universo e suas muitas leis. E neste 2022, teremos muito o que aprender com ele, seu avatar Rama e seu inseparável devoto Hanuman.
Vishnu, o preservador e regente de 2022
Tipicamente representado com uma pele azul-celeste, simbolizando seu poder infinito e onipresente, Vishnu possui quatro braços: dois na parte frontal de seu corpo, aludindo à sua presença no mundo físico; e dois na parte traseira, mostrando seu poder sobre o mundo espiritual.
Em cada uma de suas mãos, carrega um objeto: uma flor de lótus (beleza e pureza), uma concha (o som sagrado do Om), um bastão (força e destruição do mal) e um chakra, símbolo da mente, da inteligência e do fim de toda a ilusão autoimposta.
Sua consorte é a também deusa Lakshmi, nomeada símbolo da beleza e da riqueza — não apenas física e material, mas espiritual. Assim como Vishnu, também é capaz de aplacar sofrimentos; pois preserva, provê e nutre.
Quando vemos Vishnu representado em imagens, ele geralmente se encontra em um vasto oceano, e repousa sobre uma cobra de cem cabeças. Aqui, temos os simbolismos mundanos dos desejos da mente. Mas Vishnu está no controle e não se deixa dominar. E é sobre isso que nós vamos aprender para 2022!
Rama e Hanuman — A parceria de ouro para 2022
Apesar do poder de Vishnu ao longo de 2022, um de seus principais avatares, chamado Rama, também pode nos ensinar muito — em parceria com Hanuman, um dos mais relevantes avatares de Shiva (o deus da destruição). Vamos começar com uma breve história:
Cheio de força, disciplina e virtudes, Rama ganhou, além de uma disputa, o coração da princesa Sita (um avatar de Lakshmi). Rávana (considerado o mais terrível demônio do mundo), com ciúmes dessa união, buscou vingança e sequestrou Sita.
Rama e seu irmão, Lakshmana, então, seguem em busca da amada e se deparam com Hanuman e os varanas, uma raça de macacos humanoides da cultura hindu. Em um acordo, Rama ajuda Hanuman a recuperar seu reino e, em troca, contaria com sua parceria para recuperar a esposa.
Shiva, então, encarnou como Hanuman para auxiliar Rama a derrotar o demônio Rávana. E, ao longo dessa trajetória, descobre-se que o deus-macaco conta ainda com o poder de mudar de tamanho, de voar e faz uso dessas habilidades para buscar socorro e curar os soldados feridos de Rama.
Mas como Hanuman não tinha conhecimento para saber quais ervas deveria buscar para cura, trouxe de volta toda uma montanha em seus braços, para que encontrassem a solução.
A saga tem um final feliz. Rávana é morto e Hanuman até os dias atuais é ilustrado levando em seu peito aberto (literalmente), uma imagem de Rama e Sita.
As lições que podemos extrair para o próximo ano
Essa parceria poderosa e frutífera se deu graças à união de ambas as qualidades dos dois avatares. Rama é paciente e exemplar; aquele que segue o seu dharma sem se deixar levar pelas tentações. E Hanuman é o herói altruísta e devoto a Rama, conhecido também como “o deus das causas impossíveis” — assim como é atribuído à Santo Expedito, pelos católicos.
Juntos, formam uma equipe disciplinada, respeitosa e livre de interesses pessoais. Não se abalam com as ilusões do ego nem mesmo diante das dificuldades que a vida impõe.
Então o que extrair desse ensinamento? Foram muitos seus feitos, mas aprendemos o valor da devoção terrena, de irmão para irmão, de respeito ao próximo. Quando há verdade e nos isentamos de quaisquer vantagens que possam ser extraídas de determinada relação, nos tornamos mais fortes, mais alinhados ao nosso próprio dharma — ao nosso caminho de vida — e aceitamos os obstáculos de bom grado. Eles são fundamentais para que, no futuro, sejamos recompensados pelo nosso foco e gratidão.
Então mesmo que 2022 seja um ano de tropeços, as uniões tendem a ficar mais fortalecidas. Quem ensina também aprende com aquele que talvez não seja tão instruído assim em um aspecto ou outro. E devemos exercitar a humildade para que o ego não nos cegue, limite a nossa paz e o desenvolvimento do Universo.
Estamos entrando em um ano coletivo. Os abraços ainda são escassos, mas para empatia e respeito não é necessário o toque.
Se você tem um familiar que não vê há tempos e só pensa que “talvez hoje eu ligue”, pegue o telefone e ligue! Se reclama de alguém por isso ou aquilo, converse e pergunte o que está acontecendo! Se tem aquele amigo que você só mantém contato porque existe algum interesse entre vocês, repense essa amizade.
Em 2022, busque relações como a de Rama e Hanuman. De verdade, de doação, de respeito, sem exigir nada em troca. E não apenas com relações interpessoais, mas profissionais também. Para quê continuar batendo ponto num lugar que te faz infeliz há tanto tempo? Este é um tempo de troca, de felicidade, de confiança. E você merece!
Como se conectar com Vishnu (Rama) e Hanuman?
O deus da preservação pode ser solicitado sempre que você estiver precisando de paciência, proteção, sabedoria ou prosperidade. Mas além dele, você também deve saber que, assim como Shiva, Vishnu possui muitos avatares — sendo Rama e Krishna alguns deles.
Portanto, quando estiver buscando por força para superar obstáculos, conecte-se com a essência de Rama. Já Krishna pode ser buscado sempre que você estiver querendo mais leveza na sua vida, despertar a criança interior e se reencontrar com sua própria alma.
E Hanuman é aquele que estará sempre ao seu lado nos momentos mais difíceis, em que tudo parece perdido. É o responsável por levantar a sua cabeça, chacoalhar os seus ombros e dizer: “você pode!”. Forte e valente, jamais deixa que seus devotos desistam. Vamos conhecer alguns mantras que você poderá entoar quando precisar dessa força a mais?
Mantra a Rama
“Hare Krishna, Hare Krishna,
Krishna Krishna, Hare Hare,
Hare Rama, Hare Rama,
Rama Rama, Hare Hare”
O mais famoso mantra à Krishna também é utilizado para evocar a presença de Rama. Deve ser entoado sempre que deseje se manter em seu próprio caminho; sem desviar de suas virtudes. Também proporciona paz, amor, tranquilidade e entusiasmo.
“Om Namo Bhagavate Vasudevaya”
Mantra de devoção, em que você se curva ao Senhor que reside no coração de todos os seres.
“Om shreem krishnaya shreem shreem shreem govindaya gopalaya golokasundaraya sathyaya nithyaya paramathmane paraya vykhanasaya vyrajamoorthayemeghathmane shreem narasimhavapushe namah”
Este é um mantra que lista os mais diversos nomes de Lord Vishnu e se dirige a ele como a Verdade Suprema, o Ser Máximo e Todo-Poderoso.
Mantra a Hanuman
“Om Hum Hanumate Namaha”
Poderoso mantra para o sucesso e para remover os obstáculos da sua vida. Também promove força, resistência e poder.
“Om Aeem Bhreem Hanumate Shri Ram Dootaye Namaha”
É um dos poderosos mantras para receber bênçãos do Senhor. Este mantra saúda Hanuman como aquele que serviu à Rama.
“Manojavam Maruta Tulyavegam Jitendriyam Buddhimatam Varshitam Vatatmajam Varanayuthamukyam Sri Rama Dhutam Sharanam prapadye”
É quem incita a mente, e a torna rápida como o vento. Ao entoar este mantra, o Hanuman lhe fornecerá excelente inteligência, aprendizado e sabedoria.
Previsões 2022 para todos os Signos? Temos!
Veja também:
- Mercúrio, o planeta regente de 2022: confira as previsões e trânsitos para este ano
- Arcano regente de 2022: Os Enamorados age, vibra, integra e conecta
- Fases da Lua 2022 — Calendário, tendências e previsões para o seu ano