Brahma: a força da criação do Universo
Brahma é o deus da criação…
…fazendo parte da trindade superior dos deuses do hinduísmo, juntamente com Vishnu e Shiva. Ele representa a força da criação do Universo e tem poderes que estão relacionados com os de sua esposa, Saraswati.
Para os hindus, Brahma representa o equilíbrio, enquanto Vishnu e Shiva representam as forças opostas da conservação e da destruição, respectivamente.
Brahma simboliza a mente universal, sendo exatamente por isso muito cultuado também fora da Índia, onde não pode ser reverenciado.
Essa figura é a do criador do Universo. Brahma é a inteligência criadora e representa as mentes cósmica e humana em todas as duas facetas.
Sua representação é sempre de ter quatro cabeças e estar sentado num cisne branco (símbolo marcante de elegância, calma, beleza e pureza). O fato de ter quatro cabeças está ligado à criação de sua esposa que corria por todos os lados e que isso teria feito com que outras cabeças se desenvolvessem em Brahma. Além disso, representa os quatro vedas e todas as quatro direções do conhecimento possíveis.
Para a tradição védica, o Criador da terra e do homem é como uma aranha tecendo sua magistral teia. Ele possui inteligência, sabedoria e perspicácia para fazer o melhor. A matéria-prima seria ele mesmo, e é por isso que o homem é sua imagem e semelhança.
Para Brahma, Sarasvati é seu fundamento, o conhecimento. Em suas quatro mãos esse deus sustenta uma lótus, um japamala, os vedas e um vaso.
A flor representa o símbolo máximo da pureza, leveza divina e essência viva de todos os seres. O japamala representa a concentração e controle máximos da mente, já que é usado para realizar longos períodos de meditação. Os vedas são as escrituras sagradas contendo todo o conhecimento da criação e o meio único e correto para o conhecimento. Já o vaso contém essências que trazem a imortalidade e o destemor frente ao mundo, além de água, a substância prima em toda e qualquer criação.
As roupas douradas de Brahma simbolizam sua atividade divina e criação humana e espiritual. Suas quatro mãos revelam seu intelecto seu ego, sua mente e sua autoconfiança. A barba é a forma da sabedoria e da total criação estampada em seu rosto.
Assim, a figura de Brahma é vista com toda sua grandiosidade e sabedoria, sendo um expoente intelectual um objetivo de espiritualidade e um protetor de seus filhos, não desamparando aqueles que clamam e necessitam de sua intervenção.
Saiba mais :