Como esquecer o ex se as redes sociais parecem não deixar?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Superar um término tem sido cada vez mais difícil quando tudo está online e na nuvem
Por Ana Luiza Xavier, de AnaMaria Digital
Terminar um relacionamento é difícil, dói e todo mundo que já passou por isso sabe. É um luto, afinal “morreu” aquilo que antes demandava boa parte do seu tempo e vida. Só que, como que faz para superar essa dor se as redes sociais estão ali, constantemente, colocando o dedo na ferida?
Sabe aquele amigo inconveniente que pergunta como você está, quando você acabou de terminar? Esse papel, hoje, é das redes sociais, que, inesperadamente, vão sempre te mostrar uma lembrança do Facebook, insistir em colocar o nome da pessoa no topo das visualizações dos seus Stories do Instagram ou fazer questão de mostrar os memes que ela curtiu na sua timeline do Twitter.
Durante a pandemia da covid-19, muitos namoros começaram, mas muitos terminaram. Em um cenário em que não era aconselhado sair de casa, e a vida social só funcionava por meio das telinhas do celular, não teve muito como ficar longe das lembranças ou até mesmo das atualizações da vida do ex.
A estudante de medicina Laura Meirelles, de 22 anos, conta que, assim que seu relacionamento de três anos e meio terminou, a princípio, não viu necessidade em silenciar as publicações do ex-namorado nas redes sociais. Com o tempo, porém, percebeu que talvez seria melhor não ver nada daquilo. “Quando vi que ainda estava mexendo comigo, desativei os Stories dele pra mim”, conta ela, antes de completar: “Se eu ficasse revivendo, não iria superar.”
BOA TÉCNICA
De acordo com a psicóloga Bruna Chaves, que é especialista em Técnicas Cognitivas e Comportamentais, ao contrário do senso comum, bloquear o ex nas redes sociais não tem nada de imaturidade. “Se estiver te trazendo sofrimento, uma coisa que você pode fazer é desativar ou silenciar as postagens da pessoa. As pessoas têm o costume de tentar acelerar as coisas, não se permitir sofrer, mas, na verdade, é importante respeitar esse período”, recomenda.
Julia Monari, estudante de nutrição, conta que não teve coragem de apagar as conversas que tinha no WhatsApp com seu ex quando terminou. “Preferi arquivar a conversa, porque tem coisas que eu não quero perder, como as mídias que compartilhamos, momentos e coisas que falamos um para o outro”, confessa.
A psicóloga afirma que não vê necessidade de apagar as fotos, mensagens e lembranças, desde que isso não te faça mal. “Espera um pouco. Querendo ou não são momentos da sua vida. Vai que você se arrepende ou volta com a pessoa. Eu, de verdade, não acho que apagar seja a melhor opção, basta silenciar e arquivar e está tudo bem”, explica.
VIDA FAKE
A vida seguiu, sem o seu antigo amor, e você – muito provavelmente – vai voltar a sair. Mas postar aquela foto ou vídeo só para o outro ver o quanto se está bem é alerta de problema. Julia, por exemplo, conta que, antes de superar totalmente o seu antigo relacionamento, tinha o costume de publicar algo nos Stories do Instagram e depois ficar abrindo a lista de visualizações para ver se o ex-namorado estava acompanhando o que ela postava, ou não.
Pois saiba que isso não é nada legal. “Porque você acaba vivendo em função do outro ainda. Vai postar as coisas pra chamar atenção da pessoa… o quê que isso tem de saudável? Nada! O que você vai ter superado do término? Nada!”, comenta a terapeuta.
E a internet pode ajudar, mas também atrapalhar muito no processo de superação. Tudo porque existem ferramentas de pesquisa que permitem descobrir quem o ex começou a seguir após o término, de quem ele tem curtido fotos e assim por diante. “Se você não tiver consciência de filtrar essas coisas, vai acabar vivendo em função disso”, destaca Laura, que inicialmente evitou silenciar o ex, mas depois mudou de ideia.
SURPRESA INCONVENIENTE
Sabe aquelas ferramentas que guardam as fotos do seu celular em alguma nuvem na web? Elas também podem ser um problema na hora de curar o seu coração partido. Sara Alves, de 21 anos, é daquelas que ama tirar fotos de momentos especiais no dia a dia e ir salvando automaticamente no Google Fotos. O problema foi quando ela terminou seu relacionamento de cinco anos.
“Hoje sinto que ele machuca muito. Não quero apagar [aqueles momentos registrados] da minha história, mas também não quero ver agora, mas parece que o Google não entende isso (risos)”, afirma ela, sobre a função da plataforma que envia notificações aleatórias com fotos antigas.
A fim de evitar ser pega de surpresa por fotos e antigas publicações, Sara aceitou a recomendação que o Facebook lhe ofereceu assim que excluiu o status de “em um relacionamento sério”. Segundo ela, a rede social dá a opção de silenciar as publicações de seu ex, o que, para ela, seria uma boa alternativa para as outras ferramentas de fotos e redes sociais. “Eu confesso que queria muito que o Instagram me desse essa opção, porque é o mais complicado. Você vai passando os Stories e não sabe se o próximo vai ser de um amigo dele com ele, ou um repost do ex”, comenta.
PERMITA-SE SOFRER, VAI PASSAR
A psicóloga explica que, quando um namoro chega ao fim, a sensação é a mesma de um luto, uma vez que “você morre para a pessoa e ela para você”. Por isso, é importante validar os sentimentos nessa fase e se permitir ficar triste. “Tem situações que evitamos por medo de sofrer e por receio de passar por essa tristeza. Aprendemos que tristeza é algo muito ruim e que deve ser evitada, mas não! Está tudo bem em sentir, respeitar o momento”, afirma.
Laura conta que, embora esteja no processo de superação, reconhece que não pode evitar as lembranças e pensamentos sobre tudo que viveu. “Independentemente se o término foi ruim ou bom, não tem como apagar tudo aquilo que você viveu, mas tem como você ressignificar”, afirma.
Saiba mais :