A sua Alma pode morrer? Escapar? Ou até quebrar?
Compreender a natureza da alma é talvez uma das tarefas mais fundamentais e essenciais no caminho espiritual. Sem saber exatamente o que é a alma – e como é a nossa alma – podemos facilmente nos perder e ficar presos.
Se você sempre quis saber o que é essa força misteriosa, como entrar em contato com ela e como distingui-la do espírito, continue lendo.
O que é uma alma?
Sua alma é a essência imaterial e a totalidade de quem você é no nível central – é a sua verdadeira natureza. Como toda a vida em sua essência é energia, a alma é toda essa energia – a soma total que nos anima, nos move e até fala conosco em momentos calmos, quando precisamos de orientação.
É a nossa alma que nos fornece um tipo de voz interior, uma bússola e uma direção moral. É nossa alma que ouvimos como essa ‘pequena voz interior’, lembrando-nos que há mais coisas que podemos nos tornar.
É nossa alma que sofre quando não a nutrimos, integrando um componente espiritual em nossas vidas e nos esforçando para dar nossas vidas significado e propósito.
Clique Aqui: 20 sinais de que sua alma está recebendo atualizações quânticas
Qual é a origem da palavra alma?
A origem precisa da palavra “alma” é desconhecida, no entanto, deriva de uma variedade de palavras dos idiomas inglês antigo (sāwl, sāwol), holandês (ziel), alemão (seele) e nórdico antigo (sāl).
Sua alma pode desaparecer ou morrer?
Certamente você pode ser o que chamamos de “alma perdida” no Ocidente (ou alguém que perde o rumo na vida) – mas sua alma nunca “foge” e se perde; em vez disso, você perde a conexão devido a trauma e feridas internas. Sua alma está sempre lá, é apenas obscurecida pela sujeira e detritos da vida.
Em segundo lugar, sua alma pode morrer? A resposta é não, sua alma não pode morrer. Pode se transformar e se fundir com o espírito, mas não pode morrer.
A alma nunca é tocável; é imutável, onipresente, calma, inabalável; sua existência é eterna. Isso reflete a primeira lei da termodinâmica, que afirma que a energia pode se transformar de um estado para outro, mas não pode ser criada ou destruída.
O mesmo pode ser dito para sua alma, pois sua alma é energia: a força da vida. Portanto, nunca pode morrer, apenas mudar de forma.
Plantas, animais e outras formas de vida têm alma?
Se entendermos a alma como a essência única ou a força vital essencial de alguma coisa, podemos afirmar que tudo tem uma alma, porque tudo tem a energia da força da vida única. Não existem duas coisas exatamente iguais (até gêmeos idênticos têm diferenças).
Quando você estiver em contato com a natureza, observe as árvores ao seu redor. Se você prestar atenção, descobrirá que cada coisa tem uma certa singularidade, não apenas na aparência, mas em energia – essa é a alma da árvore.
O mesmo pode ser dito para qualquer coisa que você encontrar, um cachorro, um pássaro, uma nuvem, uma montanha, até mesmo o telefone, tablet ou laptop em que você está lendo isso. Tudo tem algo específico que o diferencia de outras coisas.
Clique Aqui: 8 sinais de que sua alma está exausta
Uma pessoa pode nascer sem alma?
Todos nascemos com almas, mas algumas pessoas perdem a conexão com elas devido a traumas ancestrais, sociais, familiares e infantis. Às vezes, esse trauma é tão intenso que a pessoa perde uma conexão completa com sua alma – é escondido atrás de um muro de raiva, ódio, dor, tristeza, crenças tóxicas, feridas essenciais e mecanismos de defesa.
Por isso, uma pessoa pode parecer “sem alma” ou “morta por dentro” – em certo sentido, é porque se tornou totalmente separada do calor e da compaixão da alma. Quando isso acontece, atos desprezíveis de crueldade podem ser realizados porque a pessoa realmente não sente nada (ou fica possuída por uma emoção específica, como raiva).
Alma vs. Espírito: qual é a diferença?
A maioria das pessoas está confusa sobre a diferença entre a alma e o espírito. Soam semelhantes e geralmente são usados de forma intercambiável – mas não são a mesma coisa. Enquanto a alma está conectada com a terra, o espírito está conectado com o céu.
A alma é descoberta no reino subconsciente ou “submundo”, enquanto o espírito é encontrado em estados de super consciência (“mundo superior”). Quando provamos os dois estados, experimentamos sentimentos místicos de bem-aventurança, mas a alma está conectada com sonhos, êxtase e visões selvagens, enquanto o espírito resulta na experiência de uma unidade pura, iluminada e sem conteúdo.
Aqui podemos ver a diferença fundamental entre alma versus espírito resumida: a alma é terrena, misteriosa e acessada através do subconsciente em sonhos e visões. O espírito, por outro lado, é celestial, livre de conteúdo e acessado através de estados de consciência purificada (como meditação).
Qual é o objetivo final da alma?
Agora que respondemos à pergunta “o que é uma alma?” precisamos cavar mais profundamente e entender o propósito último da alma. Todos temos um propósito inato, algo que é programado para nós em um nível central, algo que cumprimos.
Podemos observar isso no mundo ao nosso redor: a vida está programada para crescer, mudar e expandir. Todos os seres (árvores, animais, galáxias, etc.) passam por ciclos de metamorfose. E nós também.
Portanto, o objetivo final da alma, com base nessa observação fundamental, é crescer e amadurecer. De fato, diz-se que a alma passa por muitos estágios diferentes (conhecidos como idades da alma), a fim de cumprir esse propósito básico. As almas que cresceram e amadureceram por muitas vidas são chamadas de almas antigas.
Clique Aqui: As crenças budistas que curam a alma e trazem felicidade
Como encontrar sua alma?
Enquanto a alma está sempre lá, sua luz pode ficar obscurecida, escondida e bloqueada na vida cotidiana. Todas as nossas almas compartilham um grande desejo: libertar-se de nós mesmos, da estreiteza e do vazio sufocante de nossa realidade.
Precisamos passar pela poluição emocional, mental, física e etérica de nossas vidas para nos reconectarmos com nossas almas. E este não é um caminho fácil, especialmente quando estamos tão habituados a um certo estado de vida.
Para encontrar sua alma, você precisa questionar tudo. Você precisa percorrer o caminho menos percorrido, ser o lobo solitário e procurar algo mais. Esse pode ser um caminho desconfortável, por isso a maioria das pessoas prefere o conforto e a complacência da mediocridade.
Você está pronto para ouvir a chamada interna? Você está cansado de se sentir perdido, sozinho, deprimido e vazio por dentro? Deseja descobrir seus dons, destino de vida e significado pessoal?
Se você deseja algo mais, é hora de começar sua jornada espiritual. É hora de encontrar sua alma. Aqui estão três caminhos sagrados que ajudarão você a se reconectar com sua alma:
-
O Corpo, Domínio Físico
As práticas que correspondem ao caminho 1 incluem:
– Ecoterapia
– Yoga, Tai Chi, Qigong (disciplinas físicas que ajudam você a se conectar com a energia da sua força vital)
– Respiração (usar a respiração para se livrar de bloqueios, aumentar a vitalidade e aprimorar a consciência)
-
O Coração, Reino Emocional
As práticas que correspondem ao caminho 2 incluem:
– Cultivar a gratidão (sentir-se grato por tudo o que você tem – uma qualidade inata da alma)
– Devoção (amor e dedicação a uma certa qualidade, como guru e professor)
– Oração (em comunhão com a alma através dos anseios do coração)
-
A Mente, Reino Mental
As práticas que correspondem ao caminho 3 incluem:
– Meditação (observação interior silenciosa e consciência do pensamento)
– Mindfulness
– Registro diário (anotar pensamentos e explorar o eu interior)
– Trabalhar os sonhos (usar os sonhos como uma porta de entrada para a alma)
Saiba mais :