Como fazer meditação em casa para acalmar a mente
Se você está buscando como fazer meditação em casa para acalmar sua mente, um cenário fantástico sem distrações é o ideal. Por isso, momentos de quarentena podem ser ideias para aperfeiçoar a prática e manter a sua mente ansiosa calma e saudável.
Como fazer meditação em casa?
A verdade sobre a meditação é que é uma prática cotidiana para qualquer pessoa.Seja quem você for, a sua casa é um local de meditação tão bom quanto qualquer outro.
Você procura controlar seus pensamentos e aliviar uma sensação de desconforto, constrangimento ou incerteza? Pense na meditação em casa para cultivar um estado de espírito descontraído, criativo, confiante e organizado. Segundo uma extensa pesquisa científica, a meditação alivia o estresse e a ansiedade, diminui a pressão sanguínea, melhora o sono e melhora a capacidade de foco.
Veja as etapas rápidas e fáceis a serem seguidas para que você possa meditar em casa regularmente. Você começará avaliando, identificando e alterando as coisas que precisam mudar em seu ambiente doméstico. Você terminará entendendo os conceitos básicos da meditação.
Clique Aqui: Como criar uma rotina para trabalhar em casa?
Meditar em casa: como preparar sua mente e espaço
-
Encontre o espaço ideal em sua casa
Onde está o espaço ideal para meditar em casa? Está no porão, no quarto, na sala ou no escritório? O espaço certo será aquele com menos distrações para alcançar o seu objetivo. Nesse caso, pode ser o seu quarto. Se você o organizou para ser o lugar onde você apenas dorme, por exemplo, ele servirá bem à meditação.
O espaço ideal também deve ser razoavelmente espaçoso. Embora o conforto não seja seu objetivo, você precisa de espaço para sentar. Escolha um espaço privado e silencioso. Se você não tem um espaço em sua casa como este, crie um.
-
Melhore o feng shui em sua casa, especialmente do espaço para meditar
O feng shui melhora a harmonia do seu espaço com a natureza. Aqui está a verdade sobre o feng shui: não é complicado nem difícil. Ele irá influenciar positivamente sua casa e espaço de meditação. Veja como organizar e melhorar o seu espaço:
– Adicione coisas vivas, como plantas
– Adicione objetos bonitos, como esculturas ou até mesmo uma peça de madeira bem polida
– Coloque os espelhos em posicionamento simétrico
– Coloque sons melíferos, como da água escorrendo ou sinos de vento
– Coloque os móveis longe das paredes
– Acenda um incenso ou outra coisa que cheira bem
– Evite a falta de desorganização
-
Elimine as distrações que podem prejudicar seu bem-estar
Em parte, meditação é aceitar a existência de distrações. Quando você medita, não julga e atribui um valor positivo ou negativo às distrações – o tique-taque de um relógio, uma coceira, o latido de um cachorro – você os deixa ocorrer e se dissipam como ondas.
No entanto, existem certos tipos de distrações que não pertencem ao seu espaço meditativo. Você deve removê-los.
-
Reserve um horário especial para fazer meditação em casa
Reserve um tempo para meditar todos os dias. É preciso ser estruturado e disciplinado sobre o seu tempo de meditação. Estrutura fornece o equilíbrio que você precisa. Depois de meditar, sua mente não precisa de tempo. Fora do seu tempo de meditação, você está completando tarefas essenciais para o bem-estar de si mesmo e de sua casa.
Considere meditar enquanto o sol nasce. É uma hora tranquila e contemplativa do dia em que é natural definir o equilíbrio do seu dia através da meditação.
-
Escolha entre a variedade incrível de práticas meditativas
Existem muitos tipos diferentes e não tão diferentes de meditação em casa para escolher. Muitos iniciantes acham certo escolher meditação guiada, para a qual existem aplicativos, vídeos e fitas de áudio disponíveis.
Se você não é necessariamente um iniciante, mas está apenas movendo sua prática meditativa para dentro de casa, pode facilitar uma prática como Nada Yoga – meditação sonora – colocando uma fonte em seu espaço ou ouvindo música ambiente com ondas alfa.
Se você está acostumado a meditar fora de sua casa – talvez seja atraído para o exterior por causa dos sons da natureza – uma prática como Nada Yoga pode ajudá-lo a fazer a transição para o espaço da sua casa.
Meditação para fazer em casa
A meditação da atenção plena (mindfulness) começa como uma prática de meditação sentada. Veja abaixo os passos:
- Sente-se confortavelmente e feche os olhos.
- Concentre-se na respiração. Inspire pelo nariz lentamente e expire lentamente.
- À medida que surgirem pensamentos perturbadores, não os julgue e não se apegue a eles. Deixe cada pensamento passar enquanto você se concentra na respiração.
- Trate todas as sensações e sentimentos físicos da mesma maneira que faz com os pensamentos: registre-os e depois deixe-os ir, voltando a respirar.
- Estenda essa prática à atividade cotidiana, permanecendo “no momento” da atividade do corpo a cada nova respiração.
- Ao praticar a atenção plena em sua casa, observe as características físicas das coisas em si.
- Observe sensações físicas: sons, cheiros, texturas, aparências, gostos.
- Pare de vez em quando e faça uma varredura corporal da cabeça aos pés, observando o que cada seção está fazendo e como está se sentindo.
Clique Aqui: 7 perfis do Instagram que vão te ajudar na prática de meditação
O começo e o fim da meditação em casa
Uma vez que você consiga fazer a meditação em casa, irá reparar que há um início de adaptação e um fim, quando compreende o espaço em que está.
Você está no começo quando a meditação não termina. Continue reservando um tempo todos os dias para fazer meditação em casa no espaço que escolheu. Continue praticando a atenção plena ao atender à energia de sua casa, sua própria energia e a energia das pessoas ao seu redor.
Você chegará ao fim quando compreender o que significa fazer meditação em casa: significa deixar de lado os cuidados e preocupações e estar em sua casa enquanto você realiza as tarefas certas.
Saiba mais :