Cromoterapia e suas funções psicológicas
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A cromoterapia é a harmonização dos corpos através da frequência das cores.
Tudo no universo contêm um tipo de vibração, chamada muitas vezes de onda no mundo da ciência. Essa vibração, existe em todos os corpos, objetos, sentimentos e, consecutivamente, cores. Cada vibração carrega um tipo de energia, seja do amor, da depressão, do agito ou da calma. Junto disso, cada pessoa carrega um tipo de energia e necessita de outras.
As funções psicológicas das cores, segundo a cromoterapia
Uma das nossas tarefas na vida, é alcançar o equilíbrio, ou seja, sair de um extremo e migrar para o harmônico, contudo, essa função não é lá tão fácil, mas, as terapias podem auxiliar-nos nessa jornada. Justamente por nos trazer, muitas vezes, a frequência da qual estava em falta no nosso campo energético (aura). Com a cromoterapia, utiliza-se a frequência das cores para essa finalidade.
O nosso mundo psicológico (mental e emocional) é um resultado das nossas energias, de tudo aquilo que vemos, que comemos, que cheiramos, que ouvimos, logo, o equilíbrio desse meio psicológico, se dá muito por estes meios.
Além disso, se tratando de cromoterapia, cada cor carrega uma função psicológica. O amarelo carrega a nossa capacidade de nos alegrarmos; o laranja auxilia a nos conectarmos com as nossas emoções mais instintivas; o verde nos traz a frequência do equilíbrio, e assim por diante.
Então, quando adquirimos um autoconhecimento, não só do no nosso mundo psíquico, mas também das nossas energias, podemos encontrar uma melhor forma de encontrar a energia necessária para este equilíbrio.
Portanto, trago hoje um pouco sobre as funções psicológicas de algumas cores, dentro da cromoterapia. Contudo, as cores não possuem somente funções psicológicas, mas também energéticas, simbólicas e outras, que no final, estão todas conectadas de alguma forma.
*Essa análise vale mais para cores-luzes do que cores-pigmentos, pois, quando utilizamos uma cor na nossa veste, a cor a ser absorvida não é a mesma. Para saber mais sobre a cromoterapia, dê uma olhada no meu canal de Youtube (link no final do texto), que lá dou um curso dessa terapia. Bom, tirada a dúvida, vamos às cores.
Cor vermelha
É responsável pelo nosso sentido de identidade (personalidade) e capacidade de expressá-la. Fala também sobre a vontade de se firmar na vida, de viver no corpo físico. Em conjunto, essa cor fala sobre todas as funções psicológicas envolvidas com o chacra básico (vórtex de energias); e algumas delas são: capacidade de obter e manter a vitalidade, de entender e equilibrar as funções básicas (a fome, o medo, o conforto, o amor).
Essa cor também está relacionada ao mundo dos instintos e das emoções mais primitivas. Ademais, a cor vermelha está ligada à nossa capacidade de transformação (morte) e de (re)nascimento. Fisicamente, essa cor está relacionada com as funções excretoras.
Clique Aqui: O poder impulsivo e estimulante do vermelho na cromoterapia
Cor laranja
Essa cor, psicologicamente, nos traz um conforto corporal – tanto que, muitos decoradores utilizam em forma de lâmpadas, mobílias e pinturas, como um auxílio ao conforto emocional. Serve também para o aumento da nossa capacidade de buscar o que nos traz prazer e bem-estar. Essa cor também auxilia a aumentar a nossa energia sensual, sexual e a entrar em contato com as nossas emoções mais íntimas.
A cor laranja pode nos ajudar nos nossos processos de criações e de expressões mais intensas (no caso de pessoas que possuem dificuldade de expressá-las, por exemplo em quadros de depressão, tristeza profunda e luto).
A frequência do laranja traz o tesão pela vida.
Cor amarela
A energia de onda dessa cor está relacionada, principalmente, com a nossa capacidade de nos sentirmos alegres, contudo, auxilia no processo de expansão (para quem se sente muito introspectivo e até tímido). Essa frequência ajuda-nos na obtenção de mais lucidez e consciência.
Além disso, facilita na nossa digestão de estudos e sentimentos, isto é, a compreensão de uma forma mais clara. Essa cor nos ajuda a enxergarmos o lado bom da vida. Nos traz leveza e até estímulos emocionais e, principalmente, mentais. Em conjunto, essa cor pode auxiliar no contato da nossa personalidade (pensar e sentir) com a do outro (relacionamentos no geral).
Clique Aqui: O poder solar do amarelo na cromoterapia
Cor verde
Carrega a função psíquica do equilíbrio, do amor e da tranquilidade, responsável por acalmar qualquer emoção, sentimento ou pensamento que esteja em desarmonia com o Ser. Essa cor também auxilia na nossa saúde psíquica e na saúde dos ambientes e animais.
A cor verde carrega uma energia que auxilia na nossa abertura e flexibilidade, seja a ideias novas ou a novas formas de sentir e vibrar. Se o verde for mais puxado para o musgo, ele ajudará, com mais força do que o normal, em questões de vícios, qualquer um deles, já que os vícios são um tipo de dependências psicológicas.
Clique Aqui: O poder regenerador do verde na cromoterapia
Cor azul
A cor azul nos traz a função de nos elevarmos para algo maior, sem ser as nossas necessidades básicas, as nossas emoções e pensamentos rotineiros. Essa cor carrega a energia de um mental mais elevado, relacionado com a espiritualidade. Essa cor, quando clara, carrega a função da expressão mental-artística e abstrata, junto com a nossa capacidade de criatividade. Ademais, essa cor nos auxilia no processo de lucidez das nossas questões psicológicas.
A frequência do azul fala sobre o nosso contato íntimo com o nosso Eu Maior (Self) e sobre a expressão da nossa verdade, fala também sobre a relação entre a nossa personalidade e a sociedade/profissão.
Clique Aqui: O poder calmante do azul na cromoterapia
Cor violeta
A cor violeta fala sobre a nossa integração com a nossa personalidade individuada (individuação é diferente de individualização. A primeira está relacionada com a superação das nossas paixões desenfreadas e da nossa afirmação com o nosso real eu, sem influências de outros, sem seguimentos cegos; já a segunda se relaciona com o fato de querer ser diferente e único).
Fala também sobre a compreensão da nossa personalidade, em um sentido mais amplo – espiritual. De resto, essa cor nos leva a nossa intuição, a nossa natureza espiritual e auxilia em limpezas intensas.
Espero ter auxiliado. Gratidão e até a próxima!
Abraço.
Saiba mais :