Cromoterapia Espiritual – espiritualidade na terapia das cores
A cromoterapia – também chamada de terapia das cores – é uma terapia alternativa que exige do terapeuta certo grau de espiritualidade para o tratamento de pacientes. Entenda tudo sobre a Cromoterapia Espiritual.
A importância da espiritualidade na cromoterapia
Muitas pessoas pensam que a cromoterapia é uma técnica física e racional, em que basta saber qual é a potencialidade de cada cor no tratamento, cura e prevenção de doenças, aplicar e pronto. Entretanto, o processo é um tanto mais complexo do que isso, por isso é considerado uma terapia, não uma técnica.
Conexão com o plano astral
Durante a aplicação da cromoterapia, o profissional utiliza do poder de vibração das cores para aplicá-los em nossos campos energéticos, visando restaurar o equilíbrio de cada um deles. Com a vibração das cores, reestabelece-se a força da aura e traz a harmonia ao corpo físico, mental e espiritual do paciente. Aplicar a cromoterapia é um processo tão espiritualizado quanto aplicar o Reiki, por exemplo, ambos são terapias complementares. É preciso que o terapeuta tenha em si a intenção de cura e que procure essa energia no plano astral.
A intenção de cura do terapeuta
Para aplicar a cromoterapia, é preciso que o cromoterapeuta esqueça de todos os seus problemas e de todo e qualquer assunto que não diga respeito ao tratamento que ele vai realizar. Caso contrário, ele não estará apto a captar do plano astral a energia de cura necessária para este tratamento. A concentração e ajuda espiritual guiam o terapeuta para os locais, células e tecidos do paciente que necessitam da vibração de cura, o terapeuta é um mero canal dessa energia vital.
Leia também: Aromaterapia e Cromoterapia – unidas para trazer a cura
O poder do pensamento positivo
Além de esvaziar a sua mente de todo e qualquer assunto que não seja voltado para cromoterapia, é imprescindível que o cromoterapeuta e também o paciente tenham pensamentos positivos durante a aplicação da terapia. Isso acontece porque estamos lidando com um processo espiritual, que envolve troca de energias entre o paciente, o terapeuta e o Universo, e se buscamos a energia de cura, temos que emanar energias positivas para que seres de luz possam trazê-la. Quando a energia positiva está presente, os seres de luz trazem à mente do terapeuta a cor, a intensidade exata e o local de aplicação daquela vibração no paciente.
O contrário também acontece. Se o paciente ou o terapeuta tem em mente pensamentos negativos, eles irão atrair para o processo seres densos, que vivem em regime de forças negativas e que irão atrapalhar todo o processo, afastando a energia de cura daquela sessão.
Aplicando a cromoterapia de modo espiritualizado
As dicas abaixo são dadas pela Facilitadora Universal em terapias alternativas Léa Cristina Ximenes. Ela faz uma sugestão de como seria o processo inicial de uma boa terapia das cores.
1º Passo: limpeza espiritual do ambiente onde a terapia será aplicada
2º passo: mentalização da cor necessária no processo e projeção dessa frequência colorida para todo o corpo do paciente, assim irá fortalecer o seu perispírito e harmonizar a sua aura.
3º passo: aplicação da cor verde por todos os chakras do paciente, para higienizar.
4º passo: aplicação da cor azul clara por todos os chakras do paciente, para acalmar.
5º passo: aplicação da cor amarela por todos os chakras do paciente, para trazer a força vital.
6º passo: feito isso, é necessário ativar cada um dos chakras do paciente com a cor que lhe é predominante, como:
- Chakra coronário: cor violeta ou dourada
- Chakra frontal: cor índigo
- Chakra laríngeo: cor azul celeste ou rosa
- Chakra cardíaco: cor verde ou amarelo ouro
- Chakra umbilical: cor amarelo, verde forte ou vermelho
- Chakra sacro: cor laranja ou roxo
- Chakra básico: vermelho sangue, vermelho intenso.
7º passo: para terminar o processo de ativação, concentrar a energia vital no corpo do paciente e acalmá-lo, deve-se aplicar a luz crística (o branco prateado).
Todo o processo deve ser calmo e silencioso. O terapeuta deve aplicar as vibrações cromáticas com a mão direita e fazendo movimentos circulares no sentido horário. A aplicação deve, preferencialmente, iniciar-se no chakra básico.
Viu só como a espiritualidade e o conhecimento dos chakras é muito importante para a aplicação da cromoterapia? Este é um conhecimento milenar que deve ser aplicado com seriedade e respeito, tanto pelo paciente quanto pelas energias do Universo. Conheça neste artigo o significado de cada cor e quais os problemas físicos, mentais e espirituais cada uma delas é capaz de tratar e curar.
Este artigo foi escrito com as informações contidas neste blog.
Saiba mais :