A relação entre o Reiki e a Cromoterapia para cura e bem-estar
Assim como o Reiki é um sistema terapêutico focado na cura através da harmonização de energias no corpo humano, a Cromoterapia utiliza fundamentos semelhantes, e igualmente busca a cura e o bem-estar humano. Por esse motivo, quando alguém decide aliar as duas técnicas terapêuticas em um mesmo paciente ou em si próprio, os benefícios obtidos são inúmeros e os resultados podem ser surpreendentes.
Uma maneira de tornar os resultados ainda mais satisfatórios e potencializar os benefícios de ambas as técnicas, é utilizar as duas em uma única sessão terapêutica. Isso oferece inúmeras vantagens, pois como ambas são técnicas baseadas na manipulação energética, quando aliamos estas energias estamos não só fortalecendo uma determinada energia-alvo com duas formas de manipulação, como podemos ainda manipular simultaneamente duas energias que tenham uma excelente sinergia e acabem por impulsionar uma a outra. Tudo isso culmina em resultados mais pronunciados e evidentes.
Reiki e cromoterapia: como a energia flui
Existem muitas formas de aliar as duas técnicas. É possível, por exemplo, que durante uma sessão de Reiki, busque-se atingir um maior equilíbrio de seus chakras, que são a representação de seus centros energéticos, utilizando o poder da cromoterapia. Isso pode ainda ser realizado de maneiras versáteis e que estejam mais de acordo com as necessidades de cada paciente e usuário.
É comum que muitas pessoas relatem, durante uma sessão de Reiki, a visualização de cores, sem qualquer uso de luz, estímulo ou acessório. No entanto, quando ambas as técnicas são combinadas, as cores no ambiente se tornam um complemento, um reforço positivo das energias.
Sendo assim, um terapeuta de Reiki pode posicionar suas mãos enquanto visualiza e mentaliza a cor que irá estimular cada um dos 7 chakras principais do corpo. É preciso visualizar com muita clareza a cor correspondente penetrando no chakra alvo; ela deve ser induzida em movimentos circulares durante pelo menos alguns minutos.
Outra ótima forma de aplicar essa união de técnicas é o usuário de Reiki lançar mão de uma lanterna com filtros coloridos durante a sessão ou ainda uma luminária com cores — hoje em dia existem lâmpadas inteligentes que permitem a troca de cores com auxílio de controle remoto ou aplicativo no celular. Essa ferramenta é usada para banhar cada um dos chakras com a frequência cromática desejada.
Alguns terapeutas optam por utilizar as cores ao final da sessão, como forma de proporcionar efeitos relaxantes enquanto o paciente retorna à consciência plena. O importante é que cada profissional desenvolva sua própria forma de trabalho, consoante a suas técnicas, especializações e intuições.
A montagem da sala de cromoterapia também é muito importante para o resultado das sessões, pois devemos considerar todas as cores e seus efeitos. A cor vermelha, por exemplo, pode ser utilizada em tratamentos, mas nunca em uma parede, pois pode causar agitação do paciente. Nesses casos, optamos por cores mais relaxantes, como o azul ou o violeta.
Lembrando que para que se possa avaliar com consistência os benefícios obtidos das sessões que fazem usos das duas técnicas, é preciso considerar um intervalo de ao menos 8 de tratamentos onde ele aconteça com uma frequência mínima de uma sessão por semana.
Clique Aqui: Reiki para energizar pedras e cristais. Veja como funciona!
Chackras e Cores
Aqueles que já sejam praticantes de Reiki e desejam experimentar um pouco das técnicas de cromoterapia, podem começar a explorar esse campo utilizando as cores recomendadas a cada um dos chackras. Logo a baixo é possível encontrar os 7 chackras e suas cores correspondentes.
Chackra Básico
Cor: Vermelho
Chackra Sacro
Cor: Laranja
Chackra Plexo Solar
Cor: Amarelo
Chackra Cardíaco
Cor: Verde
Chackra Laríngeo
Cor: Azul
Chackra Frontal
Cor: Azul Índigo
Chackra Coronário
Cor: Violeta
Saiba mais :