.
Ressignificar: aprenda a transformar a mente

Ressignificar: aprenda a transformar a mente

Ressignificar é uma palavra que vem sendo muito estudado ultimamente, sobretudo pelo aumento dos estudos acerca de sua definição. Você provavelmente está pensando em ressignificar como “dar um novo significado a algo”. E é exatamente isso, porém não apenas. Conheça o significado mental da ressignificação.

Ressignificar: o que isso quer dizer?

Pela origem latina da palavra, entendemos ressignificar como a ação de dar novo significado a algo. Porém, nos estudos acadêmicas da psicologia e psicanálise, esse termo funciona como um processo para a redução ou desaparição do afeto que tínhamos sobre tal situação. Afeto? O que é isso?

No vocabulário psíquico, o afeto é tudo aquilo que guardamos emocionalmente e que é relacionado a um fato que tenha gerado um trauma ou uma memória muito marcante.

Por exemplo, se você tinha uma pessoa muito especial em sua vida que morreu há alguns anos, você ainda pode ter muito “afeto” em relação às memórias dessa pessoa. Você pensa frequentemente nela, você chora e – por assim dizer – faz seu luto quase todos os dias.


Clique Aqui: Teste de memória: saiba como está sua mente


Como ressignificar o afeto?

Primeiramente, devemos compreender que com o diálogo interior, exterior e o autoconhecimento, muitos daqueles afeitos antigos podem vir a ser ressignificados. Aquele trauma do passado pode vir a desaparecer, pois você começa a perceber que aquele acidente, aquela morte, aquele adeus, tudo aquilo, na verdade fazia parte do destino, era constituinte da sua história.


Ressignificar: astúcias

Os principais pontos desse processo de ressignificar nossos afetos vêm acompanhados de superações. Uma das principais é o aprendizado. Pelo processo de ressignificação, tomamos o aprendizado de que o nosso passado e nossas experiências formam quem somos hoje.

Aquela pessoa que se foi ou aquela oportunidade que te foi negada fazia parte do plano da vida, e foi justamente com estas experiências malsucedidas que conseguimos nos tornar em quem somos hoje e, principalmente, estamos vivos, não estamos?

Um segundo ponto é o choque. Dependendo da situação em que você viveu, realmente a ressignificação pode ser mais difícil, por isso que – para o choque – apenas o tempo pode te ajudar, junto com o seu autoconhecimento diário.

E, por fim, temos o perdão. Muitas vezes, é dele que precisamos para conseguirmos seguir em frente e nos livrarmos de todo esse afeto que fica assombrando a nossa vida. É hora de ressignificarmos tudo aquilo que não nos faz bem!


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.