Aceleração tecnológica e autoconhecimento
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Em 1971, durante o famoso programa Pinga Fogo, na TV Tupi, o médium brasileiro Chico Xavier falou algo importante sobre a nova forma de trabalho e isso envolve a aceleração que estamos vivendo. Você sente que sua vida está acelerada, que está sem tempo?
Na ocasião Chico disse: “a própria automação está nos dizendo que em um futuro breve, seremos aposentados do nosso trabalho mais rude para nos dedicarmos à nossa educação mental”, ou seja, liberados. Não precisaremos mais lidar com um trabalho mais braçal.
A relação entre tecnologia e autoconhecimento
Até o agronegócio hoje, em 2022, está super tecnológico com drones, máquinas, monitoramento de campo e uma série de coisas. Todas as áreas foram drasticamente afetadas pela chegada da tecnologia, principalmente com o lançamento da computação pessoal na década de 1990, depois a telefonia celular, os smartphones e tudo isso tornando nossas vidas cada vez mais rápidas, mais ágeis.
Cada vez mais nosso tempo está sendo otimizado (compras online, pedidos por aplicativos), estamos sendo liberados das tarefas. Já não precisamos lembrar da senha do cartão de crédito com a facilidade de aproximação do cartão, então a automação vai otimizando os processos, salvando o tempo. O objetivo da tecnologia é poupar o nosso tempo para atividades mais inteligentes.
Com a pandemia do COVID-19 houve uma brutal aceleração. Uma pesquisa publicada do Instituto McKinsey & Company traz a informação de que por causa da Covid, empresas aceleraram a digitalização das interações com o cliente e de cadeia de suprimento das suas operações internas de 3 a 7 anos, ou seja, anteciparam planos que tinham para um prazo de 7 anos durante um ano e meio de pandemia.
Estamos experienciando um fenômeno global chamado de Great Resignation, com pedidos de demissão em massa. Percebemos que não precisamos trabalhar oito horas por dia, porque em seis horas eu dou conta do meu trabalho, e sobra o tempo do transporte. Exceto trabalhos que ainda necessitam continuar de forma presencial, na maioria das vezes temos a capacidade de mudar nosso estilo de vida, trabalhando online, daí a Great Resignation.
No Brasil temos uma média de 650 mil demissões voluntárias por mês. As pessoas estão cada vez menos tolerando permanecer em uma estrutura que não faz sentido para elas. O modelo de gestão que as empresas nos fizeram engolir nos últimos 50 anos é um dos principais fatores que causam a desestruturação da saúde mental dos profissionais ao redor de todo mundo.
Os profissionais de alto gabarito pedem demissão, não pelo trabalho que fazem, mas pela liderança incopentente que os lidera e eles não querem mais ser liderados por isso, querem trabalhar com sentido, com propósito, porque o despertar é global.
Precisamos repensar novos modelos e a tecnologia está acelerando este processo de repensar novos modelos que tragam liberdade, mais autonomia e mais tempo para que a gente possa investir também a nossa vida naquilo que faz sentido para cada um de nós.
A Exoconsciencia é uma das principais Soft Skills do novo tempo, é a habilidade natural de integrar as dimensões em sua vida, trazendo para você um certo domínio da sua identidade. Vemos uma eclosão de autoconhecimento ao redor do mundo e essa eclosão chega ao seu ápice quando nós entendemos nossa identidade. Espiritualidade não tem a ver com religião, espiritualidade tem a ver com identidade.
A espiritualidade é o ápice do processo de autoconhecimento e o ápice desse processo vai nos levar a uma ressignificação da nossa identidade que fortalece todas as dimensões da nossa vida, inclusive a profissional.
Saiba mais :