.

O que é aromaterapia?

A Aromaterapia utiliza aromas para tratar doenças e problemas mentais, espirituais e psicológicos. Consiste em aplicar óleos essenciais de plantas em prol da saúde de um indivíduo. Através da extração desses óleos essenciais, a aromaterapia tem poderes benéficos para pessoas, crianças e animais em diversos aspectos da vida. Pode também ser facilmente utilizada, desde que com o conhecimento adequado. Os aromas podem ser isolados ou combinados para atingir objetivos específicos e de acordo com a personalidade das pessoas.

Veja Também: Óleos Essenciais na Aromaterapia
 

Benefícios da aromaterapia

O principal objetivo da Aromaterapia é equilibrar o corpo e a mente. Para potencializar seu efeito, ela é dividida em três áreas:
  • Dermatologia e estética: voltada para tratamentos de pele e corpo. Exemplo: acne, clareamento de manchas, limpeza de pele, celulite, estria, desintoxicação, gordura localizada e flacidez.
  • Aromacologia: utiliza óleo essencial e sintéticos para alcançar efeitos psíquicos e comportamentais. Exemplo: pode despertar o bom humor, elevar a criatividade, trazer segurança e eliminar o estresse.
  • Terapia complementar: óleos essenciais auxiliam a medicina tradicional no tratamento de inúmeras enfermidades. Entre elas: doenças respiratórias, insônia e má digestão.

História da Aromaterapia

Em 1928, o químico francês René-Maurice Gattefossé escreveu o livro “Aromathérapie: Les Huiles essentielles hormones végétables”. A obra era resultado de um estudo sobre as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais que começou em um laboratório.  A família de Gattefossé era proprietária de uma indústria de perfumes. Enquanto trabalhava, Gattefossé queimou sua mão acidentalmente e a mergulhou numa vasilha contendo óleo essencial de lavanda. Para sua surpresa, a queimadura foi curada rapidamente, não infeccionou, nem deu bolhas e cicatrizou. 

Desde então, os óleos essenciais e a aromaterapia passaram a contribuir com a medicina. Eles foram utilizados em soldados feridos na Segunda Guerra Mundial e hoje auxiliam na beleza e rejuvenescimento da pele.