Usar sutiã errado pode trazer riscos à saúde? Especialistas respondem
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Usar a lingerie mais adequada ajuda a não ter problemas nas mamas
Ana Mota, de AnaMaria Digital
Há séculos que as mulheres dão uma atenção especial às lingeries. Afinal, tão importante quanto a roupa é o que vai por baixo dela, trazendo sustentação e ainda aumentando a autoestima de cada uma delas.
No entanto, não é apenas a beleza das lingeries que devem ser levadas em conta na hora da compra, mas também o tamanho e as necessidades de cada mulher. E o caso do sutiã sempre desperta dúvidas, sobretudo quando usado de maneira inadequada.
De acordo com o mastologista Anastasio Berrettini, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, usar a peça no tamanho errado pode causar dores e desconfortos às mulheres, mas não chegam a ocasionar danos sérios à saúde das mamas.
“Inicialmente, a maioria acaba se queixando de uma dor mamária, que pode surgir em uma mama ou até nas duas, irradiando depois para braços e para a região da escápula. Existe ainda um mito de que o sutiã apertado poderia, por exemplo, pressionar a região linfática da mama, mas isso também não é verdade”, esclarece.
O médico Daniel Perina, coordenador de mastologia do Hospital Santa Paula, em São Paulo (SP), reforça que o uso errado da lingerie não causa doenças graves. “Quando pensamos na mama, a principal preocupação é o diagnóstico do câncer. E o uso do sutiã, qualquer um deles, não pode causar o câncer de mama.”
No entanto, é preciso prestar atenção no modelo da peça. Berrettini afirma que sutiãs com bojo e/ou aro metálico podem oferecer ainda mais desconforto. “Naquela vontade de melhorar o formato ou suspender a mama, esses artifícios acabam causando dor pela compressão do músculo intercostal.”
Já Perina lembra que o famoso “ferrinho” pode ocasionar traumas locais ou machucados. “A armação precisa se ajustar ao corpo, caso contrário não deve ser usada.”
Além do modelo, os especialistas lembram que o material é outro quesito que deve ser levado em conta, já que a maioria dos sutiãs fabricados atualmente são de lycra e podem proporcionar problemas dermatológicos, como coceiras e lesões nos mamilos.
Clique Aqui: 12 dicas infalíveis para arrasar na hora de usar lingerie
Mas qual é o sutiã ideal?
Para que as mulheres continuem com a autoestima elevada e garantindo o ótimo caimento do look, sem passar por nenhum desconforto ou dor, separamos cinco recomendações para prestar atenção na hora de comprar a lingerie.
- Atenção para o tamanho do bojo: a mama não deve extravasar, isto é, exteriorizar pelo sutiã;
- A alça traseira não deve causar nenhuma depressão na pele;
- Evite utilizar o fecho do sutiã, nem no mínimo e nem no máximo;
- A parte traseira deve ficar firme e não pode subir ao longo do uso no cotidiano;
- Não deve haver espaço entre o sutiã e a própria mama.
O mesmo para as grávidas
As orientações são as mesmas para as grávidas e mulheres que estão em processo de amamentação. Berrettini e Perina afirmam que esse público deve ter ainda mais atenção na hora de escolher o sutiã.
“Se elas usarem um tamanho inadequado, principalmente aquele que aperta, elas podem ter uma interrupção da produção de leite naquela região que está sendo pressionada. Quando a mulher está amamentando e o sutiã não é correto, a pressão pode causar o leite empedrado”, explica Berrettini.
Já Perina lembra ainda que pequenos machucados podem predispor as mastites (infecções da mama) e, por isso, gestantes e mães que amamentam precisam de cuidado redobrado na hora de comprar a lingerie.
Esportistas
No caso das mulheres que praticam esportes de alto impacto e atividades aeróbicas, Berrettini dá uma dica extra: usar um top que comprima as mamas.
“Esse impacto no movimento que a mama faz de ir e vir, de balançar durante o exercício físico, pode aumentar a flacidez. Então, aí sim ela precisa usar um top mais apertado. Mas somente durante a atividade”, alerta.
Flacidez
Outro mito que circula entre o público feminino é que o sutiã previne a flacidez mamária. Anastasio afirma que isso não tem interferência alguma no aspecto estético da mama e fica sob escolha da mulher usar ou não a peça.
“Por mais que a mulher use sutiã e até durma com ele, isso não previne a flacidez e a caída da mama. E se a mulher se sentir confortável sem sutiã, ela pode ficar sem e também dormir sem. Isso não vai causar nenhum problema estético e nem nenhum dano à saúde”, garante.
Saiba mais :