O que fazer quando sentimos raiva na doença de alguém?
Às vezes, quando os nossos familiares descobrem uma doença, ficamos tão ocupados com o que precisamos fazer para manter o bem-estar da pessoa amada que nos tornamos hiper-vigilantes e nunca paramos para refletir sobre os nossos sentimentos. O que pode acontecer é sentirmos até raiva na doença da pessoa que nos é próxima, durante esse processo doloroso.
Isso é muito comum. Todos esses sentimentos se tornam ansiedade e estresse, o que leva à nossa incapacidade de dormir, aproveitar a vida e ser feliz. Estamos sempre esperando a próxima coisa acontecer, porque estamos sempre a disposição do familiar que precisa de nós.
Raiva na doença do familiar vs. Sentimento entorpecido
Temos a tendência em ter sentimentos entorpecidos e também ficamos com raiva de todos em nossa vida, porque estamos com raiva do mundo. Sentimos raiva da pessoa amada por tentar nos deixar, com raiva de Deus por permitir que isso aconteça, com raiva da vida por tudo o que aconteceu e com raiva de nós mesmos por nos sentirmos assim.
Então, afastamos as pessoas porque estamos com muita raiva e, portanto, ninguém quer estar ao nosso redor. Mas exibimos uma cara feliz e mostramos ao mundo que nada está acontecendo, enquanto no fundo estamos nos desfazendo ao que parece.
A verdade é que precisamos sentir nossos sentimentos e permitir que esses sentimentos sejam expressos. Mas, às vezes, nossos sentimentos estão tão enraizados que, depois de tantos meses tentando cuidar de alguém com um problema de saúde, não sabemos como deixar tudo sair.
Clique Aqui: Oração da paciência para deixar a raiva para trás
O que fazer para evitar a raiva na doença?
Veja alguns passos que você deve tomar para evitar a raiva na doença de um familiar querido.
-
Libere seus sentimentos
Entrar em contato com nossos sentimentos leva algum tempo. Podemos assistir filmes que revelam nossos sentimentos, começar a chorar e deixar escapar tudo. Ou trabalhar a nossa raiva jogando pedras num lago, ou gritando em um travesseiro ou até no carro estacionado à noite.
-
Use um diário para escrever tudo
Além disso, escrever todos os nossos sentimentos é importante. Não os substitui, mas também ajuda. Escrever tudo, tudo o que sente, todos os pensamentos, toda coisa que vem à mente ajuda a neutralizar toda a nossa emoção reprimida.
-
Perdoe a si mesmo e aos outros
O próximo passo é perdoar a nós mesmos e a todos os outros. A dura lição de vivenciar uma doença através de um familiar ou pessoa próxima foi colocada em nossas vidas para que pudéssemos aprender e nos tornar mais fortes.
Depende realmente de nós e do que escolhemos fazer. Mas aqueles que escolhem perdoar, esquecer e seguir em frente com a vida são as pessoas verdadeiramente fortes e poderosas. Todo o resto só vai prejudicar nossa mente e corpo.
Saiba mais :