Santo do dia 09 de setembro: São Pedro Claver
São Pedro Claver, Santo do Dia 09 de setembro, é lembrado por ter por mais de quarenta anos servido aos escravos, dedicando-se a cuidar deles, tanto do físico quanto do espiritual. O próprio papa Leão XIII, ao canonizar o santo homem declarou: “Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo”.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 09 de setembro
Nascido no ano de 1580 em Verdú, na Catalunha, na Espanha, São Pedro Claver é o santo do dia de hoje. Seus pais tinham o grande desejo de que o filho se consagrasse a serviço do altar e por isso enviaram ele para Salsona, onde estudaria os primeiros elementos da gramática.
Quando o santo do dia 09 de setembro tinha 15 anos de idade, o então Bispo de Salsona lhe conferiu a primeira tonsura, lhe dando assim a coroa dos clérigos, corte redondo dos cabelos no topo da cabeça dos eclesiásticos. Já aos 21 anos de idade, São Pedro Claver entrou para a Companhia de Jesus, em Barcelona.
São Pedro Claver, santo do dia de hoje, era um grande devoto da Virgem Maria, além de um profundo adorador de Jesus Eucarístico. Após seus estudos, ele foi ordenado a sacerdote e então enviada como missionário para a Cartagena, na Colômbia. Foi lá que o santo viveu seu apostolado entre os escravos e onde ficou por mais de quarenta anos de sua vida.
Na cidade de Cartagena, o santo do dia 09 de setembro em frente a um dos três portos negreiros da América Espanhola na época em que a cada ano lá chegavam 12 a 14 navios carregados de escravos. Estes homens e mulheres era trazidos ou “roubados” do continente africano e durante toda a viagem ficavam nos porões escuros dos navios que não tinham condições decentes de abrigo para um ser humano. Os escravos eram tratados com menos cuidado do que o dado aos animais selvagens, e assim muito morriam e os que restavam eram vendidos ao chegar.
Não há dúvidas de que o mercado de escravos foi uma das partes mais vergonhosas da história da colonização das Américas. Muitos missionários chegaram a levantar a voz contra a desumanidade que ocorria, mas acabavam sendo perseguidos e expulsos. Por muitas vezes o Papa chegou a repetir por muitas vezes que o comércio de escravos era proibido, mas a voz da Igreja não era capaz de comover a dureza dos comerciantes e tampouco das autoridades.
Durante mais de quarenta anos então o santo do dia de hoje se dedicou a evangelizar a aqueles escravos, de um por um. Assim, por ele passaram mais de trezentos mil escravos.
No ano de 1654, aos 74 anos de idade e 52 de vida religiosa, o santo partiu para a Glória Eterna. O Papa Pio X o declarou como especial patrono de todas as missões entre os negros.
Leia também: Santo do dia 10 de setembro: São Nicolau de Tolentino
Oração para o santo do dia
Com fé repetimos a oração para o santo do dia:
Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Pedro Claver anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Leia também: Santo do dia 11 de setembro: São João Gabriel Perboyre
Saiba mais :