A importância do óleo de gergelim para o Ayurveda: usos e benefícios
O óleo de gergelim, chamado óleo “til” em sânscrito, é conhecido desde os tempos védicos. O antigo estudioso ayurvédico Charaka, em seu conhecido tratado sobre Ayurveda, afirma que é o melhor de todos os óleos, e a seguir, você irá descobrir o porquê.
Clique Aqui: 3 simples dicas da Ayurveda para acordar sem stress
A importância do óleo de gergelim para o Ayurveda
Sob uma perspectiva ayurvédica, o óleo de gergelim tem uma qualidade doce, picante, adstringente e amarga, com efeito de aquecimento. É rico em ácido linoleico e possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Também é o óleo tradicional preferido da Abhyanga, a automassagem ayurvédica diária.
O óleo de gergelim é especialmente útil para pacificar o dosha Vata. A natureza de aquecimento da semente também pode ser boa para Kapha, embora você deva ter cuidado em casos de excesso desse dosha, pois também é pesado e estruturado.
O óleo de gergelim é muito nutritivo, evitando que a pele fique excessivamente seca. Entretanto, para além de suas aplicações com finalidades mais estéticas, ele também pode ser um aliado muito versátil em seus esforços para melhorar a saúde.
As sementes de gergelim contêm duas substâncias químicas chamadas sesamina e sesamolina. A presença delas pode ajudar no controle do colesterol e da pressão alta, por exemplo. Além disso, o gergelim contém “linoleatos” na forma de triglicerídeos, o que podem impedir o melanoma maligno.
Novos estudos afirmam, inclusive, que as atividades antioxidantes e anticancerígenas do gergelim protegem as funções hepáticas e cardíacas e ajudam na prevenção de tumores.
Diz-se que o consumo de gergelim beneficia todo o corpo. E a verdade é que as sementes de gergelim contêm muitos compostos bioativos importantes para a saúde e nutrição humana.
Os benefícios do óleo de gergelim
A semente de gergelim, Sesamum indicum, é pequenina, mas muito poderosa. Cada semente de gergelim é protegida por uma casca externa que se abre naturalmente quando a semente amadurece (dando origem à frase “Abre-te Sésamo”).
A partir daí, as sementes estão prontas para serem pressionadas, dando origem a um leve óleo de gergelim dourado. O óleo de gergelim tem sido usado para fortalecer inúmeros sistemas no corpo, incluindo o nervoso, ósseo e muscular, além de pele e cabelo, o trato digestivo (incluindo o cólon), e o sistema reprodutor masculino e feminino.
No Ayurveda, o óleo de gergelim é classificado com as seguintes qualidades:
- Balya (promove a força);
- Keshya (promove o crescimento do cabelo);
- Twachya (emoliente);
- Agni janana (aumenta a inteligência);
- Vranashodhana (cicatriza feridas);
- Dantya (fortalece os dentes);
O texto médico ayurvédico clássico Ashtangahridhya menciona tila taila (óleo de gergelim) como um dos melhores óleos com uma grande variedade de usos.
Para a pele
O óleo de gergelim é rico em vitaminas lipossolúveis, de fácil absorção e muito nutritivo para a pele. Além disso, mostrou atividades antifúngicas e antibacterianas notáveis. Por isso, o Ayurveda recomenda a aplicação externa regular de óleo de gergelim na pele para promover a saúde e o bem-estar em geral.
O óleo de gergelim também pode ajudar com queimaduras. Quando aplicado na pele, pode acalmar pequenas queimaduras (ou queimaduras solares) e auxiliar no processo de cicatrização da pele.
É usado contra patógenos comuns da pele, como Staphylococcus e Streptococcus, devido às suas propriedades antibacterianas.
A melhor indicação aqui é fazer a oleação do corpo, massageando para liberar as impurezas da pele, e depois tomar um banho com água morna. Se for possível, um banho quente de banheira aumenta a circulação e é um meio de purificação adicional. Alguns efeitos observados com essa rotina de automassagem são:
- Aumento na sua capacidade de lidar com o estresse;
- Promoção de força física;
- Nutrição de músculos e ossos;
- Mais conforto nos movimentos articulares;
- Melhora nos padrões de sono;
- Maior intelecto e equilíbrio do sistema nervoso;
- Nutrição de pele e cabelos.
Para o nariz
Tente inspirar um pouco do óleo para lubrificar e proteger seu nariz e seios nasais, que são os sistemas de ventilação do seu cérebro. O óleo ajuda a limpar o muco dos seios nasais. Basta mergulhar o dedo mindinho no óleo de gergelim usado para a massagem e esfregar o óleo dentro de cada narina. Em seguida, aperte e solte as narinas rapidamente enquanto inspira profundamente.
Para a saúde bucal
Gargareje com ele por dois minutos. Não é tão ruim quanto parece! Em seguida, cuspa no vaso sanitário e lave a boca com água morna. É ótimo, retira o muco e, durante o bochecho, tem demonstrado reduzir as doenças gengivais e o acúmulo de tártaro.
Esse hábito pode ajudar a reduzir os níveis de placa e proteger os dentes contra bactérias nocivas presentes na boca.
Óleo de gergelim para os cabelos
Em vários textos ayurvédicos, o óleo de gergelim é descrito como keshya. Ou seja, significa que a aplicação de óleo de gergelim nos cabelos, inclusive no couro cabeludo, pode ajudar no crescimento dos fios e redução de pontas duplas.
Massageie o óleo no couro cabeludo uma vez por semana e veja a diferença em termos de nutrição do couro cabeludo e restauração do equilíbrio natural e o brilho dos cabelos.
Para o organismo
Estudos clínicos sobre os efeitos do óleo de gergelim descobriram que o consumo de óleo de gergelim pode ajudar a diminuir altos níveis de colesterol (colesterol ruim), reduzir os riscos de aterosclerose e atrasar o aparecimento de doenças cardiovasculares.
O uso de óleo de gergelim também pode reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica em pacientes com hipertensão. Além disso, alguns estudos relataram que a sesamina, um lignano do óleo de gergelim com propriedades antioxidantes, exerce uma ação anti-hipertensiva.
Para a saúde intestinal
A ingestão do óleo lubrifica o intestino e nutre todas as vísceras internas. O consumo de gergelim também ajuda no tratamento de vermes intestinais, como a tênia em crianças.
As sementes de gergelim contêm uma boa quantidade de fibra alimentar, contribuindo para um cólon saudável.
Clique Aqui: Como ganhar peso com Ayurveda: 10 dicas infalíveis
Contraindicações do óleo de gergelim
Mas como nem tudo são maravilhas, vale dizer que o óleo de gergelim não é recomendado para pessoas que sofrem de doenças oculares e cutâneas.
Tanto a semente quanto o óleo de gergelim devem ser evitados do ponto de vista ayurvédico se houver excesso de calor no corpo, bem como excesso de ama (acúmulo tóxico) ou congestão.
Saiba mais :