A mensagem de elevado alcance espiritual por trás da morte das abelhas
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
No Brasil e no mundo, temos acompanhado o crescente número da morte de colmeias. Fofas para alguns, terror de outros, a extinção desses insetos vai levar com eles a vida na Terra. E o mais alarmante é que esse fenômeno não é recente: ele está sendo observado por pesquisadores a quase duas décadas.
“Vá observar a abelha e aprenda como ela é “laboriosa”. Pois a abelha se serve das flores de um prado inteiro, para com elas fabricar um só mel. Imitai a prudência das abelhas”
Além do mel, o principal produto das abelhas é a polinização. E é devido à falta dela que a vida na Terra poderia entrar em um processo de declínio, até a extinção.
A importância da polinização
As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 70% das plantas cultivadas para alimentação, principalmente frutas e verduras. Sua morte coloca em risco a agricultura e, consequentemente, a própria segurança alimentar da humanidade. Sem elas, o ser humano enfrentaria uma mudança drástica na dieta, que ficaria restrita apenas a culturas autopolinizáveis, como feijão, arroz, soja, milho, batata e espécies de cereais.
“DAT ROSA MEL APIBUS” (A rosa dá o mel às abelhas)”
Mais do que a nossa alimentação, correm risco as florestas. Sem as abelhas, ecossistemas inteiros podem simplesmente deixar de existir, o que, a longo prazo, significaria o desaparecimento de aproximadamente 90% da natureza do globo, uma escalada da extinção da vida como um todo.
As abelhas são muito mais importantes do que podemos imaginar e, se quisermos continuar nesse planeta, é urgente proteger as abelhas.
Porque abelhas estão morrendo?
Como tantas outras tragédias naturais, a culpa da morte das abelhas é nossa. Nosso estilo de vida e desdém pelos impactos ambientais das indústrias, neste caso em especial a agricultura, é o que vem causando o extermínio em massa das abelhas em todo o mundo.
O desmatamento e a urbanização desenfreada de locais que antes pertenciam à natureza, vem aumentando o número de doenças que atingem os animais e reduzindo seu habitat natural. Mas o vilão principal no caso da morte das abelhas são os agrotóxicos, fator que desencadeia essa mortandade espantosa. Além da toxicidade elevada dos defensivos agrícolas (especialmente os utilizados no Brasil), contribui para esse cenário o uso incorreto e indiscriminado destas substâncias. Ao contrário do que ditam as normas de regulação, os agrotóxicos são aplicados durante o dia, quando as abelhas estão fora das colmeias, sem seguir parâmetros de segurança e sem comunicar apicultores para que possam deixar as caixas fechadas. Elas são diretamente impactadas por estes verdadeiros venenos.
Como se não bastasse a nossa própria saúde, pois está comprovado que, dentre tantas outras doenças, essas substâncias causam câncer, estamos matando as abelhas e destruindo o meio ambiente com a insistência industrial em utilizar tanto veneno para otimizar as produções e o lucro. E o Brasil é campeão na utilização de agrotóxicos proibidos na Europa e Estados Unidos, pois é território fértil para a exploração dos piores tipos de corporação: nos últimos meses houve a liberação para registro e utilização de 28 agrotóxicos, quase todos altamente nocivos.
Precisamos começar a questionar o modelo agrícola atual. A conscientização popular é essencial para que possamos seguir o modelo europeu e banir do mercado esses venenos se quisermos nos preservar.
Clique Aqui: O que significa sonhar com abelha? Entenda as possibilidades
A Missão espiritual das abelhas
A simbologia relaciona às abelhas é muito profunda e de elevado alcance espiritual, indo desde a filosofia até as religiões. E não poderia ser diferente, já que essas pequeninas criaturas carregam consigo o fardo da vida. Na qualidade de animadoras do universo, à elas é atribuído o princípio vital, a materialização da alma.
Para os nosairitas, (muçulmanos da Síria), ALI- O Leão de Alá, é o príncipe das abelhas, que seriam os anjos da vida. Em certos textos da Índia, a abelha representa o espírito que se embriaga com o pólen do conhecimento. No antigo Egito, a abelha teria nascido das lágrimas de Rá, o deus do Sol, ao caírem sobre a Terra.
Símbolo da alma humana, a abelha é por vezes identificada com Deméter na religião grega, e simboliza a alma saindo do corpo. A abelha simboliza, ainda, a eloquência, a poesia e a inteligência. A lenda sobre Píndaro e Platão, onde abelhas teriam pousado sobre os lábios de ambos quando ainda crianças, é repetida com relação a Ambrósio de Milão: as abelhas roçam-lhe os lábios e penetram em sua boca. Finalmente, por causa de seu mel e de seu ferrão, a abelha é considerada o emblema do Cristo: por um lado, doçura e misericórdia, e por outro, o exercício da justiça na qualidade de Cristo-juiz.
Seja qual for a interpretação, as abelhas estão ligadas à vida no planeta e tanto espiritualmente quanto na natureza, têm uma função extremamente importante. Nós, os humanos, somos estúpidos o suficiente para ignorar a mensagem que elas estão enviando através de sua morte: mudem o estilo de vida; valorizem a natureza e cuidem do planeta, pois, assim, estarão cuidando de vocês mesmos.
“Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra”
A ganância, o poder e o lucro que sustentam os valores da sociedade atual se elevaram a tal nível, que importam mais que a vida, a nossa própria vida. Os indícios da destruição que estamos causando vão muito além das abelhas, e, a medida que crescem, cresce também a nossa ignorância e a negação a respeito da realidade.
Saiba mais :