Por que algumas religiões que não comem carne de porco?
Em muitas religiões existem proibições do consumo de determinados alimentos e bebidas. Hoje explicamos quais religiões proíbem o consumo da carne do porco e que outros alimentos também são excluídos da alimentação dos fiéis.
Carne de porco nas religiões
A carne de porco é um alimento cujo consumo é condenado no Islamismo, no Judaísmo e entre os adventistas do Sétimo Dia.
Para os judeus, a proibição se dá por respeito à Lei de Moisés, no livro Levítico 11, que dispõe sobre que alimentos poderiam e quais não poderiam ser consumidos. No Islamismo a proibição também se dá pelo texto do Alcorão.
Há, contudo, teorias que relacionam a proibição da carne de porco entre as religiões antigas com as doenças transmitidas por ela. Afinal, a carne de porco quando não bem cozida pode transmitir neurocisticercose, uma doença causada pela Tênia. Acontece que nos primeiros séculos da história da humanidade, não havia conhecimento sobre as condições de preparo ideais e muitas pessoas acabavam contraindo a doença e sendo levadas a morte por ela. Por isso, a carne de porco acabava sendo associada ao problema e, por fim, foi proibido seu consumo.
Clique aqui: Jesus era vegetariano? Visão da igreja sobre o consumo de carne
Alimentos proibidos pelas religiões
Além da carne de porco muitos outros alimentos são proibidos em diversas religiões. Aqui fizemos um resumo do que cada uma das principais religiões no mundo proíbe. Confira!
Islamismo
Nos territórios islâmicos a bebida alcoólica é proibida tanta para os fiéis quanto por leis civis. Além disso, são proibidos carnes de cães, frutos do mar (exceto camarões e peixes com escama, macacos, aves de rapina, insetos, répteis, animais selvagens e anfíbios. Além disso, existem muitas normas sobre o abate e preparo de carnes e outros alimentos na religião.
Budismo
A religião em si não proíbe o consumo de alimentos, mas existe uma conduta alimentar que varia entre as diversas vertentes budistas, seguindo os princípios práticos e filosóficos da religião. Existe, por exemplo, um grupo de budistas que seguem o veganismo e isso se dá pelo princípio chamado Ahimsa, que defende a existência “não-violenta”, que é aquela que não causa qualquer tipo de dano a outro ser vivo.
Clique aqui: Ayurveda e a alimentação Sattvica – bem-estar sobre os estados da mente
Judaísmo
Além da carne de porco, o judaísmo proíbe também o consumo de outros alimentos. Isso se dá porque há um conjunto de leis (kashrut) que diz que alimentos são apropriados (kosher) para os judeus. É proibido, por exemplo, a mistura da carne com leite; e o consumo de hambúrguer e queijo, por exemplo. Além disso, entre os mamíferos, só se podem consumir aqueles que ruminam e têm unhas fendidas.
Cristianismo
Na Igreja Católica, durante o período de quaresma apenas existe restrição alimentar. Na quarta-feira de cinzas e nas sextas-feiras que antecedem a Páscoa, os cristãos devem se abster de carne bovina. Por isso é uma tradição que se coma peixe em toda sexta-feira santa.
Saiba mais :