4 combinações perigosas com mel de acordo com a Ayurveda
De origem natural e recomendado por muitos especialistas para tratar de diversas questões de saúde, de acordo com a Ayurveda o mel possui algumas combinações perigosas quando consumido junto a determinados alimentos. O alimento é versátil, harmonizando tanto com pratos doces ou salgados e, de acordo com a milenar técnica de Ayurveda, o mel é um excelente yogavahi, ou seja, um catalisador capaz de carregar as propriedades de qualquer medicamento adicionado a ele. Entretanto, essa poderosa substância pode se transformar em um perigo se misturada aos ingredientes errados.
O que a Ayurveda diz sobre combinações perigosas com mel?
Natural e delicioso, dificilmente sugerimos que a mistura do mel com determinado alimento possa produzir substâncias nocivas ao nosso organismo. Entretanto, descuidos cotidianos podem custar seu bem-estar de acordo com alguns estudos divulgados por especialistas em Ayurveda.
Mel x Manteiga Ghee
Muito utilizada em dietas saudáveis, a manteiga ghee combinada ao mel em proporções iguais podem resultar em resultados indesejáveis para a saúde. Quando for utilizar ambos os ingredientes para preparar cookies, muffins e outros, fique atento à essa dica. De acordo com o especialista Acharya Charaka, está liberada a utilização de ambos na mesma receita em proporções de dois para um (2:1).
Leia também: Descubra como tratar alergias através da Ayurveda
Mel x Rabanete
Muitas pessoas adoram derramar mel em saladas frias, frutas e legumes diversos. Porém, de acordo com textos ayurvédicos, combinar mel com rabanetes pode resultar na formação de componentes tóxicos. Então lembre-se: toda a vez que adicionar mel à uma salada, certifique-se de não conter rabanetes à mistura.
Mel x Alimentos não-vegetarianos
É prática comum que se adicione mel em grandes quantidades à carnes ou mesmo receitas onde tais ingredientes são a base. De acordo com a Ayurveda, mel e qualquer alimento onde a carne estiver presente não são combinações incompatíveis; a união de ambos resulta em qualidades conflitantes e pode causar problemas de saúde.
Mel x Água fervente
O mel é geralmente usado como elemento adoçante em chás e bebidas aromatizadas. Mas de acordo com o Dr. Bhagwati, especialista ayurvédico, outra contraindicação se inicia quando o mel é utilizado em água ou bebidas quentes. Enquanto o mel em sua forma pura é considerado um néctar, a substância quando cozida pode ser perigosa.
Estudos revelam que a água fervendo acima de 60 graus Celcius com o mel em seu interior ocasiona um significante aumento da substância Hidroximetilfurfural, o que pode ser capaz de causar intoxicação em seres humanos após grandes quantias ingeridas.
Saiba mais :