Força interior: aprenda a acessar a sua em 21 dias
Tempos difíceis exigem uma maior confiança, motivação, foco e autoestima. Mas a verdade é que nem sempre conseguimos estar à altura dos desafios que a vida nos traz. Por vezes, sentimo-nos cansados, tristes, receosos e, em algumas situações, a nossa força interior enfraquece, levando-nos a querer desistir. As experiências traumatizantes que vivemos fazem-nos vacilar e, muitas vezes, pôr em causa o que somos. Quando isto acontece, é chegada a hora de acessar a nossa força interior e manifestar a nossa essência. Neste artigo, vamos falar sobre os hábitos que contribuem para acessar a nossa força interior e sugerir algumas práticas.
Sabemos que cada pessoa, ainda que por trás de um sorriso, enfrenta as suas próprias batalhas. E o peso de cada luta varia consoante as experiências e a sensibilidade de cada um. No entanto, por maiores que sejam as dificuldades a ultrapassar, a nossa força interior não nos abandona. Trata-se de uma espécie de lugar sagrado, onde podemos encontrar as mais variadas ferramentas para transformar situações menos boas em experiências de aprendizagem enriquecedoras.
Quando enfrentamos momentos difíceis que nos desafiam, é necessário acessar a nossa força interior e entrar nesse jardim sagrado, onde podemos descansar e alimentarmo-nos dos seus frutos. Só assim poderemos enfrentar as tormentas, muitas delas espirituais, e prosseguir na nossa jornada, rumo ao nosso propósito. Mas como é possível acessar essa força interior, capaz de restaurar o nosso ser?
Clique Aqui: A intuição é mais do que um sentimento, ouça sua voz interior
Deixamos aqui a sugestão de alguns hábitos simples, mas bastante poderosos:
-
Aceitar para não doer
O primeiro passo é a aceitação. Aceitar o que somos, quem nos rodeia e também aquilo que nos acontece. Por vezes, achamos que não merecemos determinadas reações de pessoas ou algumas contrariedades da vida. Quando pensamos assim, acabamos por guardar dentro de nós alguns sentimentos que enfraquecem a nossa força interior. É preciso entender que coisas más acontecem a boas pessoas e seguir em frente. Aceitar que o mundo está em constante mudança e nada é permanente. Aceitar quem você é, na sua essência divina, e lembrar-se que você não é o seu trabalho, o seu carro, o seu casamento ou o número que aparece na balança também ajuda a não guardar ressentimentos.
-
Cuide da sua alma e do seu corpo
Pratique o amor próprio e cuide da sua alma e do seu corpo. Leia livros edificantes que colaborem para a sua evolução espiritual e alimente-se de forma saudável. Faça exercícios que respeitem o ritmo do seu corpo. Nutra uma vaidade saudável e invista na sua aparência, cuidando das suas unhas, cabelo e rosto. Sinta a beleza que existe tanto dentro quanto fora de si e veja como através desse sentimento pode acessar a sua força interior.
-
Descanse, mas não desista
O caminho é longo e a vida é curta, já dizia o poeta. É natural que ao longo da nossa caminhada, seja necessário por vezes abrandar o passo e até mesmo parar em algumas circunstâncias para não faltar o ar. Mas o descanso deve servir para ganhar fôlego e retemperar forças, nunca para desistir. De vez em quando, coloque o mundo em pausa e aproveite para respirar tranquilamente. Enquanto inspira e expira, olhe para dentro de si e jogue fora tudo aquilo que não lhe pertence.
-
Bondade, compaixão, gentileza e humildade
Pratique a bondade, a compaixão e a gentileza não só com os outros, mas consigo também. Seja mais leve nos julgamentos e não se culpe pelo que, na sua visão, não deu certo. Cada um de nós faz o melhor que pode e se não faz é porque ainda não sabe. Seja gentil consigo próprio e encare os seus erros como um processo de aprendizagem porque, na verdade, é exactamente isso que eles são. Quanto menos crítico for consigo mesmo, mais facilmente irá aceitar os erros alheios. Isso não significa ser permissivo, significa apenas que você desenvolveu humildade suficiente para reconhecer que todos nós, sem exceção, estamos expostos às falhas.
-
Priorize e não pire
O excesso faz parte do nosso dia a dia e, para muitos, a correria é uma constante. Não raras as vezes, são tarefas a mais, exigências que se multiplicam e obrigações que nunca mais acabam. Querer abraçar todos os desafios que nos aparecem é, no mínimo, esgotante. Além de nos conduzir ao caminho da frustração, é muito difícil acessar a nossa força interior quando nos permitimos estar em situações que desrespeitam o nosso bem-estar. Nestes casos, a solução é simples: priorizar. Respeite o seu próprio ritmo e estabeleça prioridades. Ou seja, faça o melhor que puder, mas não se sobrecarregue, nem fisicamente, nem energeticamente.
-
Permita-se sentir
Aquilo a que resistimos, persiste. Deixar fluir é a melhor forma de lidar com sentimentos e pensamentos. Em muitos casos sofremos porque nos agarramos aos pensamentos que surgem na nossa mente e, pior, acreditamos neles! Pelo seu bem-estar, não faça isso. Tome consciência dos seus pensamentos e sentimentos, mas não se apegue a eles. Sempre que surgir um pensamento mais negativo, reconheça-o, sinta-o e deixe-o ir. Não acredite em tudo o que a sua mente produz. O mesmo é válido para os sentimentos. Sinta, mas não alimente o que não quer colher. Caso contrário, pode acabar por envenená-lo.
-
Assuma a responsabilidade
Não ceda à tentação de vitimizar-se. Não se assuma como uma vítima, seja antes um guerreiro, um trabalhador da luz. Assuma a responsabilidade pelas suas acções e tome as rédeas da sua vida. Reaja às situações de acordo com a sua Verdade e construa o presente em que quer viver.
-
Veja o outro
Não estamos sozinhos no mundo. Somos todos parte de um plano perfeito. Pense em como pode ser útil na sua comunidade e atue. Se precisar de ajuda, peça e se puder ajudar, ajude. Quando tiramos o foco de nós e encontramos uma motivação genuína para ajudar o outro, damos livre acesso para o Universo cuidar das nossas dores e sarar as nossas cicatrizes.
-
Isso também passará
Lembre-se: até agora você sobreviveu aos dias mais difíceis da sua vida. Então, o mais provável é que quando se sente mais cansado ou confuso, deprimido ou triste, seja apenas uma fase. A forma como você se sente em determinadas situações não define a sua vida. A sua existência é muito maior que os contratempos, desgostos e as contrariedades que, acredite, todos nós enfrentamos. O bom e o mau passa, os dias felizes e infelizes também.
Agora que você descobriu os principais hábitos que ajudam a acessar a sua força interior, coloque-os em prática. Faça a experiência durante 21 dias e veja como é possível entrar no jardim sagrado que existe dentro de você. Essa mudança de hábitos e aposta numa nova postura de vida pode ser acompanhada de algumas práticas que contribuem para acessar mais facilmente a sua força interior.
-
Faça um Livro da gratidão
A gratidão é algo muito poderoso e contagioso, capaz de impactar positivamente a nossa vida e também influenciar as pessoas ao nosso redor. Pode-se mesmo dizer que a gratidão é uma das muitas chaves para acessar a nossa força interior. Neste sentido, o chamado livro ou jornal da gratidão é um exercício que vale a pena fazer. Consiste no registro, através da escrita e da fotografia, de ideias, pensamentos e experiências pelas quais somos gratos. Numa época em que o digital está muito presente nas nossas vidas, esse exercício pode ser feito também através de diferentes aplicativos. Disponíveis tanto para IOS, quanto Android, basta pesquisar por gratidão ou gratitude (em inglês) para ter acesso a diferentes apps. Registrar pensamentos e pesquisar frases motivacionais são algumas das muitas funcionalidades dos aplicativos que também nos recordam, através de notificações, que devemos ser gratos.
-
Converse com um Terapeuta
Conversar com um profissional pode ajudar a restabelecer a nossa saúde mental, o que contribui para acessar a nossa força interior. Entre as muitas vantagens de recorrer aos terapeutas, destaca-se o trabalho em alguns aspetos da personalidade que, inconscientemente, podem estar a bloquear o acesso à nossa força interior. O caminho do autoconhecimento é outra das mais-valias, na medida em que passamos a lidar melhor com os nossos sentimentos e emoções, proporcionando ainda um aumento da confiança e da autoestima. Tudo isto, quando conjugado com os hábitos que descrevemos acima, colabora para o mesmo propósito:o de acessar a nossa força interior.
-
Já ouviu falar em Arteterapia?
Se a criatividade aproxima-nos do Divino e acende a nossa centelha sagrada, a arteterapia é um método privilegiado para acessar a nossa força interior. A criatividade, a imaginação, o simbolismo, assim como as metáforas presentes, fazem parte do processo que utiliza a expressão artística como terapia.
-
Oração: ora que melhora
Engana-se quem pensa que o propósito da oração é mudar ou convencer Deus. Quando oramos, estamos a praticar um exercício profundo de autoconhecimento. Cada frase revela o que nos vai na alma e carregamos no coração, trazendo à luz o que, muitas vezes, está oculto. Enquanto oramos, fazemos uma viagem profunda ao centro do nosso ser ao mesmo tempo que somos confrontados com as nossas limitações. Através da oração, conseguimos acessar a nossa força interior e abrir os cadeados das prisões espirituais, responsáveis por muitas crenças limitadoras que nos impedem de evoluir.
Saiba mais :