Mulheres fortes por fora e tristes por dentro: quantas serão nesse mundo?
Mulheres fortes costumam chamar a atenção e serem admiradas por sua coragem, determinação e sabedoria na hora de encarar a vida e resolver qualquer tipo de problema. Agem como verdadeiras heroínas e são vistas como símbolo de segurança e porto seguro para sua família e para seus amigos.
Elas são decididas e não perdem tempo pensando muito antes de agir. Mas como todo ser humano, essas mulheres precisam de apoio, de ajuda, uma vez ou outra. Só que, por muitas vezes, essas mulheres não demonstram a fraqueza e acabam por sofrer sozinhas. E excesso de sofrimento pode levar a problemas de saúde.
Quer saber por que ser uma mulher forte não é sinônimo de ser uma mulher feliz? Separamos alguns motivos que podem ajudar a compreender.
Sinais para identificar mulheres fortes por fora e tristes por dentro
-
Mulheres fortes são mulheres independentes
A autossuficiência é uma característica marcante das mulheres fortes. Elas não gostam de depender de ninguém para realizar qualquer tipo de atividade ou pedir ajuda para desempenhar algum trabalho. Muitas consideram isso algo louvável e até motivo de orgulho sobre a pessoa que elas são, mas esse tipo de comportamento pode atrapalhar e muito a vida dessa mulher.
Isso porque, apesar de se sentirem como verdadeiras fortalezas, elas são de carne e osso. Em algum momento precisam entender que pedir auxílio não é sintoma de fraqueza, mas mesmo de inteligência, para que tudo se resolva sem muitos desgastes e da melhor maneira possível. Além disso, ao pedir ajuda, elas abrem as portas para que quem a ajudou se sinta à vontade para também recorrer a ela quando precisar.
-
Mulheres fortes resolvem problemas
Elas costumam ser encaradas como alicerces de sua família e de seus amigos. As mulheres fortes são sempre procuradas para conselhos e para ajudar na resolução dos mais difíceis problemas.
Isto é muito comum já que passam a imagem de pessoas centradas e inteligentes e por isso, são vistas por todos como pessoas que levam a sério tudo o que fazem. São responsáveis e maduras, capazes de encontrar e indicar o melhor caminho a ser tomado.
Bom para quem recebe o auxílio, não muito bom para essa mulher forte. Isso porque sua liderança nas questões práticas ou sentimentais da vida dos outros se torna um grande fardo para ser carregado por ela. É muita responsabilidade para uma pessoa só.
-
Mulheres fortes também têm problemas
A carapaça de invencível esconde uma mulher que também passa por problemas como qualquer pessoa. Mas a necessidade de se manter forte pelo bem dos outros a torna muito infeliz. Ela se sente incapaz de dividir suas possíveis fraquezas, expor qualquer lado mais delicado para os outros.
Agindo dessa forma, a mulher forte soma aos seus problemas, os problemas que já acumula dos outros. Este tipo de comportamento pode trazer consequências muito sérias para a saúde dessa mulher que, ao interiorizar seus sentimentos, pode desenvolver um quadro de depressão. Leia também sobre a Carga Mental das Mulheres.
-
Mulheres fortes escondem sentimentos
Certamente você já ouviu aquele ditado: o que não mata, te faz mais forte. Por muitas vezes, uma experiência ruim pode realmente nos trazer ensinamentos preciosos para a vida mas, por outras, faz com que sintamos a necessidade de ocultar o sofrimento causado por uma pessoa, por uma situação desagradável e até mesmo traumática.
Mulheres fortes costumam esconder suas fraquezas de todos. Se sentir vulnerável é algo que elas temem demonstrar até para as pessoas mais próximas. Em momentos difíceis para elas, servem de amparo para amenizar a dor do outro, deixando de lado a sua própria dor.
O sentimento que deveria ser posto para fora através do choro, do desabafo, é contido, reprimido. E tanta angústia guardada não faz bem ao psicológico e muito menos ao coração. Estudos comprovaram que guardar sofrimento pode comprometer a saúde cardiovascular e trazer doenças.
-
Mulheres fortes precisam de atenção
Elas cuidam de tudo e de todos, mas afinal, quem cuida delas? Para quem convive com uma mulher forte, pode até parecer que não é preciso se preocupar com ela, com seu bem-estar. Mas por trás de toda força que ela emana e oferece aos outros, existe um ser humano com desejos e necessidades.
Elas podem parecer super-heroínas e na verdade, são. Mas assim como os super-heróis, possuem momentos de fraqueza. A necessidade de estar sempre alerta para ajudar a quem precisa ou para resolver qualquer questão, faz com que essa mulher se sinta muito pressionada. E como não é perfeita, claro, em alguns momentos, se vê impotente diante de uma situação.
A cobrança que ela faz sobre si mesma é enorme e isso pode comprometer e muito o seu psicológico.
Por isso é importante reconhecer o valor dessa mulher. Amigos, parentes, precisam entender e perceber que elas precisam, como eles, de atenção, de carinho, de ajuda. Por mais que não peçam.
Saiba mais :