Tudo pode ser uma experiência espiritual, basta se permitir
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Geralmente, acredita-se que é necessário separar as nossas atividades cotidianas das espirituais. Porém, é possível fazer com que todas elas também se tornem uma experiências transcendentais, já que tudo depende de como seus pensamentos estão vibrando durante suas tarefas — inclusive, é até mais benéfico, pois nosso lado espiritual deve melhorar o nosso modo de ver a vida e não apenas ser “uma obrigação” diária que depois deixamos de lado todos os ensinamentos aprendidos.
Clique Aqui: Você sente os efeitos espirituais da pandemia?
Transforme suas atividades diárias em experiências espirituais
Quando conseguimos espiritualizar mais nossa vida, as coisas vão se tornando mais leves e nos sentimos mais calmos perante os estresses que a rotina pode trazer. Conseguimos afastar a negatividade e nos tornamos pessoas melhores para os outros e para nós mesmos. Sendo assim, confira algumas formas de mudar seu olhar perante as atividades do cotidiano.
Mídias Sociais
As mídias sociais facilitaram muita nossa comunicação, contudo, elas também podem trazer efeitos negativos já que elas muitas vezes nos mostram realidades que são bem difíceis de se ter e podem nos deixar deprimidos por isso. Além disso, muitas pessoas também que nos seguem, podem ter essa visão de nós e exalar inveja ou ciúmes para nós.
Uma boa dica para tornar essa experiência mais espiritual é tentar sempre compartilhar sentimentos autênticos, sejam bons ou ruins, pelo menos uma vez por semana pois assim as pessoas podem conhecer seu “verdadeiro eu”. Siga pessoas que tem o mesmo propósito de você ou que você admire, busque inspirações verdadeiras!
Sexo
Sexo ainda pode ser um tabu para muitas pessoas já que ainda existem muito julgamentos, dúvidas e arrependimentos nesse assunto. O primeiro passo para espiritualizar essa experiência, é se libertar de todas as vezes que você sentiu culpa ou vergonha ao praticar o ato sexual; conscientize seu corpo que ele está livre de qualquer memória ruim que aconteceu no passado. Medite e se perdoe!
Também não julgue sua sexualidade, o mais importante é fazer as coisas de maneira consciente. Reflita sempre se esse ato te trará felicidade no futuro ou trará algo negativo; caso seja algo positivo para ambos, aproveite a experiência e seja feliz. Você merece ser feliz independente do que as pessoas dizem ou pensam sobre isso.
Relacionamentos
Observe suas amizades e reflita quais delas realmente se preocupam com você, quais delas te ajudariam se você precisasse e quais delas são sinceras com você independente do que você quer ouvir. Se aproxime das pessoas que realmente cuidam de você, te incentivam e que te fazem bem! Fique próximo daqueles que você se sente bem.
Também observe quais pessoas apenas te buscam para reclamar, que não ficam felizes pela sua felicidade, que te incentivam a fazer coisas ruins, que você se sente mal perto delas e que não se importam com você de verdade. Se afaste das pessoas ruins para ver como você se sentirá mais leve.
Outra dica é que você também pode despertar em seus amigos o lado mais espiritual deles! Pergunte como eles se sentem, quais seus sonhos, etc. Muitas vezes eles precisam de um ombro amigo e eles nem sabem.
Dinheiro
Muitas pessoas espiritualizadas veem o dinheiro como algo negativo mas é verdade que ele apenas é uma troca de energia. Não existe porque se sentir mal por cobrar justamente pelo seu serviço, por exemplo.
Também é muito importante invés de se sentir culpado ou sentir medo de possuir dinheiro, tente se sentir grato, permita-se ser merecedor de ter aquilo que você batalhou para conquistar.
Trabalho
Às vezes acreditamos que para sermos mais espirituais no trabalho, precisamos trabalhar diretamente com religião, meditação ou caridade. Mas a verdade é que podemos ser mais espirituais de acordo com nosso comportamento.
Avalie sua postura: se você faz fofocas, se faz comentários inapropriados, etc.
Perceba suas atitudes e torne sua experiência mais agradável lá dentro, medite um pouco caso se sinta estressado, no almoço busque tomar um ar livre, seja mais positivo com as pessoas que você compartilha esse ambiente.
Moda
A maneira em como nos apresentamos para o mundo também pode ser uma prática espiritual. Busque usar roupas que combinem com sua personalidade ao invés de se prender a opinião alheias e tendências de moda.
Outro modo é desapegar daquilo que você nunca usa ou daquilo que lhe traz lembranças ruins, inclusive é uma boa atitude doar para pessoas que precisam.
Comida
Muitas vezes nossa relação com a comida está diretamente ligada à tédio, tristeza ou ansiedade, quer dizer, às vezes não comemos por estar com fome e sim para nos distrair de algum sentimento que está nos incomodando.
Dependendo da onde você mora, a relação com a comida também pode ser algo muito cultural e que às vezes te “obriga” a comer mesmo que você não esteja com vontade.
A melhor maneira de tornar isso uma experiência mais espiritual é tentando comer de maneira mais consciente, evitando exageros e dando preferência para uma alimentação mais saudável para assim, comer também ser um ato de autocuidado. Porém, caso você não consiga comer da maneira que gostaria em algum momento, também não se culpe. Seja grato pela sua refeição, seja ela qual for!
Saiba mais :