Eclipses de outubro de 2023: relacionamentos e bem-estar pessoal
Enquanto os dois primeiros eclipses do ano aconteceram nos signos de Áries e Escorpião, os eclipses de outubro de 2023 encerram o ano nos signos opostos complementares, Libra e Touro. Regidos por Vênus, o planeta do amor, teremos aqui uma oportunidade para exercitar a empatia e sermos mais justos diante de determinadas situações. Você não detém a verdade absoluta, não é mesmo? Então que tal começar a ouvir os dois lados da história?
Eclipses de outubro 2023: como se preparar
Mais um ano passou voando, mas você ainda terá duas poderosas oportunidades para transformar a sua vida. Nos dois eclipses de outubro de 2023, um solar e outro lunar, você poderá exercitar novamente a sua capacidade de refletir e tomar decisões assertivas, que vão ressoar nas suas relações, no ambiente ao seu redor e na sua essência. Venha se preparar!
Eclipse Solar em Libra
Dia 14 de outubro: eclipse solar em Libra, às 14h55
O que esperar desse evento?
O eclipse solar do dia 14 de outubro nos presenteia com amor e algumas pulguinhas atrás das orelhas, já que estamos falando da energia amável e indecisa de Libra. Mas agora não é hora de pensar demais, porque quando surge um eclipse no céu, é hora de mudar — querendo você ou não.
Segundo a astróloga Roxana Borchers:
“Esse é um eclipse que vai novamente trabalhar o eixo Áries-Libra podendo mexer bastante com os relacionamentos. Não só as parcerias amorosas, mas também com as parcerias de trabalho e outras grandes parcerias que tenha de vida como, por exemplo, pessoas que você compartilha a sua moradia”.
Aproveite o momento para refletir sobre a qualidade dessas relações. “É hora de construir parcerias justas e harmoniosas, explorando mais da diplomacia e amabilidade. Toda relação pressupõe concessões, mas isso serve para ambos os lados”, completa Rox.
Eclipses de outubro de 2023 – Dicas para aproveitar essa energia:
- Busque conexão com a sua intuição, medite!
- Cuide do ambiente ao seu redor.
- Cerque-se de coisas belas e agradáveis.
- Aposte no autocuidado e na autoestima.
Como assistir ao eclipse solar?
O eclipse anular começará nos Estados Unidos, indo da costa do Oregon até a costa do Golfo do Texas. Se o tempo permitir, o eclipse anular será visível em Oregon, Nevada, Utah, Novo México e Texas, bem como em algumas partes da Califórnia, Idaho, Colorado e Arizona.
O eclipse anular continuará na América Central, passando pelo México, Belize, Honduras e Panamá. Na América do Sul, o eclipse passará pela Colômbia antes de terminar na costa de Natal, Brasil, no Oceano Atlântico. Veja a seguir como o eclipse solar será recebido na sua localidade:
Por que não pode olhar para o eclipse?
O Sol nunca é completamente bloqueado pela Lua durante um eclipse solar anular. Portanto, durante o fenômeno, nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular especializada projetada para esse tipo de visualização.
Olhar para qualquer parte do Sol por meio de lentes de câmera, binóculos ou telescópio sem um filtro solar especial fixado na parte frontal da lente causará instantaneamente lesões oculares graves.
Segundo informações fornecidas pela NASA, ao assistir a um eclipse solar anular, você deve olhar através de óculos de visualização solar seguros (“óculos de eclipse”) ou de um visualizador solar portátil seguro o tempo todo. Os óculos de eclipse NÃO são óculos de sol comuns; os óculos de sol comuns, por mais escuros que sejam, não são seguros para a visualização do Sol. Os visores solares seguros são milhares de vezes mais escuros e devem estar em conformidade com a norma internacional ISO 12312-2.
Procure orientação especializada de um astrônomo antes de usar um filtro solar com uma câmera, telescópio, binóculos ou qualquer outro dispositivo óptico. Observe que os filtros solares devem ser fixados na parte frontal desses dispositivos. Maiores esclarecimentos podem ser encontrados no próprio site da NASA (em inglês).
Eclipses de outubro de 2023 – Eclipse Lunar Parcial em Touro
Dia 28 de outubro: eclipse lunar parcial em Touro, às 14h24
O que esperar desse evento?
O último eclipse lunar do ano acontece no signo de Touro e traz consigo a energia do elemento Terra, colocando nossos pezinhos no chão e nos auxiliando a encarar o mundo com praticidade. Se você andou hesitando no eclipse anterior, agora é a hora de tomar uma decisão e deixar o passado no devido lugar.
Também será um bom momento para se questionar onde é que termina a perseverança e começa a teimosia. Às vezes, a melhor coisa que você faz é deixar o que não está dando certo simplesmente ir embora, e começar algo novo!
Roxana também afirma que:
“O eclipse vai trabalhar novamente o eixo Touro-Escorpião e vai trazer à tona temáticas sobre seu bem-estar, autocuidado e autovalor, te convidando a refletir que, antes de que qualquer coisa ao seu entorno precise te transmitir segurança, você precisa também estar seguro de si mesmo.”
E não para por aí! O dinheiro e os bens materiais também estarão em alta. Como você vem lidando com o que ganha e com o que gasta? Estando de olhos abertos para esse setor da sua vida, é possível que enxergue oportunidades, soluções e aprendizados — especialmente no que estiver relacionado à sua atribuição de valores e apego.
Dicas para aproveitar essa energia:
- Acordou de mau humor? Dê um jeito de pensar positivo
- Lembre-se que boas novas podem vir a partir de algo imprevisto
- Se tomou uma decisão, sustente-a. Nada de voltar atrás!
- Nem tudo tem que ser do seu jeito, viu? Seja flexível!
Como assistir ao eclipse lunar?
Infelizmente, mesmo que as condições climáticas estejam favoráveis, talvez seja difícil flagrar esse eclipse para quem estiver no continente Americano e Oceania. O fenômeno poderá ser observado apenas em países da Europa, África e algumas localidades da Ásia.
Saiba mais:
- 8 fases lunares e os segredos para uma uma magia com sucesso
- Saudação ao sol: como realizá-la?
- 7 coisas que você deve fazer durante a Lua Nova