Desenvolva a sua autoconfiança com essas 10 dicas básicas
Autoconfiança refere-se à confiança que uma pessoa tem em suas habilidades e julgamento, o que lhe permite expressar seu conhecimento e opinião livremente, com pouca ou nenhuma dificuldade.
A autoconfiança não é um estado mental permanente – o nível de confiança de uma pessoa pode aumentar ou diminuir dentro de um determinado período. Enquanto algumas pessoas são confiantes o tempo todo, outras tendem a experimentar situações instáveis, e há ainda aqueles que quase não tem nenhuma confiança.
A autoconfiança depende de vários fatores, incluindo o temperamento, a sociedade e a cultura de uma pessoa, o nível educacional, a riqueza, as tendências de sucessos e fracassos, etc.
Uma pessoa altamente confiante pode começar a ter confiança depois de falhar consecutivamente, mas seja qual for o caso, a autoconfiança é sempre um jogo mental; depende da mentalidade da pessoa. Qualquer um pode se tornar confiante se tentar.
Importância da autoconfiança como habilidade
Obviamente, a autoconfiança traz muitas vantagens. Especialmente em sua carreira, é uma das habilidades necessárias para desenvolver um caminho de sucesso. Existem certas pessoas e cargos que exigem pessoas com absoluta autoconfiança. Alguns deles são advogados e juízes, jornalistas, relações públicas, atores, professores, gerentes de marketing e vendedores etc.
Benefícios da autoconfiança
Pessoas autoconfiantes são capazes de se expressar livremente e criar uma impressão duradoura nas mentes dos empregadores durante as entrevistas de emprego. Devido à relação entre autoconfiança e competência, as pessoas confiam facilmente em pessoas autoconfiantes. Projetos substanciais e contratos valiosos são frequentemente concedidos a funcionários altamente confiantes.
A autoconfiança é o fator que impulsiona os empreendedores e os pioneiros a iniciar novos projetos. Com um alto nível de autoconfiança, você pode tomar decisões independentes, porém excelentes, em sua organização ou em sua área de trabalho. Você não preocupa seus superiores com solicitações constantes de instruções.
Como melhorar a autoconfiança?
Como falamos anteriormente, a autoconfiança depende de vários fatores. Você pode estar confiante hoje, mas e se algo muito embaraçoso lhe acontecer amanhã, você ainda será tão confiante? Não importa qual seja a circunstância, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a manter um bom nível de autoconfiança.
Prepare-se e equipe-se
Garantir suas capacidades e ter um histórico de sucessos é uma maneira natural de aumentar seu nível de confiança. Sua confiança aumenta quando você tem certeza de que terá sucesso em algo porque já fez isso antes. Treine-se até adquirir todas as habilidades necessárias em sua área específica de trabalho e faça testes práticos, se possível. Os sucessos nos testes práticos aumentam automaticamente seu nível de confiança.
Tenha uma autopercepção positiva
As pessoas, por várias razões, sofrem complexo de inferioridade. Eles têm a percepção de que os outros são melhores que eles. Muitas vezes, isso se deve ao temperamento da pessoa, especialmente às pessoas fleumáticas.
Crie o hábito de pensar positivamente sobre si mesmo. Concentre-se em seus pontos fortes e veja seus pontos fracos como uma oportunidade para aprender mais. Se alguém é melhor que você em um aspecto, dê uma olhada em suas deficiências e compare-as com seus pontos fortes. Gradualmente, este exercício ajuda você a desenvolver uma mentalidade “Eu sou melhor que ele”, o que afeta você positivamente.
Assertividade
As pessoas estão acostumadas a criticar e afastar suas opiniões. Quanto mais você permite que suas opiniões sejam ignoradas sem uma postura ou defesa forte, você começa a perder a confiança em si mesmo. Mantenha suas palavras e tente explicar todas as pequenas razões para suas ações ou opiniões. Quando as pessoas se convencem e aceitam suas ideias regularmente, seu nível de confiança aumenta.
10 dicas para impulsionar a sua autoconfiança
Aqui estão 10 coisas que você pode fazer para aumentar sua autoconfiança.
-
Visualize-se como você deseja ser
“O que a mente pode conceber e acreditar pode alcançar.” – Napoleon Hill
Visualização é a técnica de ver uma imagem sua de que você se orgulha, em sua própria mente. Quando lutamos com baixa autoconfiança, temos uma percepção ruim de nós mesmos que geralmente é imprecisa. Pratique a visualização de uma versão fantástica de si mesmo, atingindo seus objetivos.
-
Afirme-se
Nós tendemos a nos comportar de acordo com nossa própria autoimagem. O truque para fazer mudanças duradouras é mudar a maneira como você se vê.
Afirmações são declarações positivas e edificantes que dizemos a nós mesmos. Estes são normalmente mais eficazes se forem ditos em voz alta, para que você possa se ouvir dizendo isso. Nós tendemos a acreditar no que dizemos a nós mesmos constantemente. Por exemplo, se você odeia sua própria aparência física, pratique dizendo algo que você aprecia ou gosta quando você se olha no espelho.
Para fazer seu cérebro aceitar suas declarações positivas mais rapidamente, faça suas afirmações como perguntas como: “Por que sou tão bom em fazer acordos?” em vez de “Sou muito bom em fazer acordos“. Nossos cérebros são biologicamente conectados para buscar respostas a perguntas, sem analisar se a pergunta é válida ou não.
-
Faça uma coisa que o assusta todos os dias
“Se você é inseguro, adivinhe? O resto do mundo também é. Não superestime a concorrência e subestime a si mesmo. Você é melhor do que pensa.” – T. Harv Eker
A melhor maneira de superar o medo é enfrentá-lo de frente. Fazendo algo que o assusta todos os dias e ganhando confiança em cada experiência, você verá sua autoconfiança disparar. Então saia da sua zona de conforto e enfrente seus medos!
-
Questione seu crítico interno
Alguns dos comentários mais severos que recebemos vêm de nós mesmos, através da “voz do crítico interno”. Se você luta com a baixa autoconfiança, existe a possibilidade de que seu crítico interno se torne hiperativo e impreciso.
Algumas estratégias, como terapia comportamental, ajudam você a questionar seu crítico interno e a procurar evidências para apoiar ou negar as coisas que ele está lhe dizendo. Por exemplo, se você pensa que é um fracasso, pergunte a si mesmo: “Que evidência existe para apoiar o pensamento de que eu sou um fracasso?” e “Que evidência existe que não suporta o pensamento de que eu sou um fracasso?”
Encontre oportunidades para parabenizar, elogiar e recompensar a si mesmo, mesmo pelos menores motivos. Como Mark Twain disse: “Um homem não pode se sentir confortável sem a sua própria aprovação“.
-
Aceite o desafio de 100 dias de rejeição
“Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.” – Eleanor Roosevelt
Jia Jiang, autor do livro Rejection Proof, tornou-se famoso por registrar sua experiência de “acabar com o medo“, propositadamente, fazendo pedidos loucos a pessoas para ser rejeitado por 100 vezes em 100 dias. Seu objetivo era dessensibilizar-se à rejeição, depois que ele ficou mais chateado do que esperava com a rejeição de um potencial investidor. Não é fácil dominar o medo, mas se você quiser se divertir enquanto constrói sua autoconfiança, essa é uma maneira poderosa de fazer isso.
-
Prepare-se para vencer
“Para estabelecer a verdadeira autoconfiança, precisamos nos concentrar em nossos sucessos e esquecer as falhas e o que há de negativo em nossas vidas.” – Denis Waitley
Muitas pessoas ficam desanimadas com suas habilidades porque estabelecem metas que são muito difíceis de alcançar. Comece definindo pequenas metas que você pode alcançar facilmente.
Depois de criar um fluxo de sucessos que fazem você se sentir bem consigo mesmo, você pode avançar para objetivos mais difíceis. Você também deve manter uma lista de todas as suas realizações, grandes e pequenas, para se lembrar dos momentos em que se saiu bem.
Em vez de focar em pôr as listas de tarefas em prática, passe um tempo refletindo sobre essas listas. Refletir sobre os principais marcos, projetos e metas que você alcançou é uma ótima maneira de reforçar a confiança em suas habilidades.
-
Ajude alguém
Ajudar outra pessoa geralmente nos permite esquecer de nós mesmos e nos sentir gratos pelo que temos. Também é bom quando você é capaz de fazer a diferença para outra pessoa.
Em vez de se concentrar em suas próprias fraquezas, seja voluntário como mentor, ajude ou ensine outra pessoa e você verá sua autoconfiança crescer automaticamente no processo.
-
Cuide de si mesmo
“O autocuidado nunca é um ato egoísta – é simplesmente uma boa mordomia do único presente que tenho, o presente que fui colocado na terra para oferecer aos outros.” – Parker Palmer
A autoconfiança depende de uma combinação de boa saúde física, emocional e social. É difícil se sentir bem se você odeia seu corpo ou constantemente tem pouca energia.
Arranje tempo para cultivar ótimos exercícios, hábitos alimentares e sono. Além disso, vista-se da maneira que deseja. Crie sua autoconfiança, fazendo um esforço para cuidar de suas próprias necessidades.
-
Crie limites pessoais
“Nunca ser intimidado em silêncio. Nunca permitir-se ser feito de vítima. Não aceite a definição de ninguém da sua vida, mas defina a si mesmo.”- Harvey Fierstein
Aprenda a dizer não. Ensine os outros a respeitar seus limites pessoais. Se necessário, faça aulas de como ser mais assertivo e aprenda a pedir o que deseja. Quanto mais controle você tiver sobre sua própria vida, maior será sua autoconfiança.
-
Mude para uma mentalidade de igualdade
“Desejar ser outra pessoa é um desperdício da pessoa que você é.” – Marilyn Monroe
Pessoas com baixa autoconfiança vêem os outros como melhores ou mais merecedores do que eles. Em vez de carregar essa percepção, veja a si mesmo como sendo igual a todos. Ninguém é melhor ou mais merecedor do que você. Faça uma mudança mental para uma mentalidade de igualdade e você verá automaticamente uma melhoria em sua autoconfiança.
Saiba mais :