Descubra 9 benefícios da equinácea para a saúde humana
A equinácea é uma planta medicinal, também chamada de Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia. Popular entre os índios da América do Norte, tornou-se uma das plantas mais estudadas do mundo. Ela é muito utilizada como remédio caseiro, em tratamentos de gripes e resfriados. Seu nome científico é Echinacea purpurea e ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação em sua forma natural, ou em alguns supermercados em sachês. Além disso, existem diversos produtos disponíveis no mercado, como soros antienvelhecimento e loções hidratantes, que são baseados em extratos de equinácea. Confira 9 benefícios desta planta para a saúde.
9 Benefícios da Equinácea para a saúde
-
Para combater caspa
A equinácea é conhecida como um dos melhores remédios herbais anti-caspa. Ela possui propriedades antimicrobianas, que eliminam a caspa completamente quando utilizada por um período. A caspa causa coceira no couro cabeludo, que resulta em pequenas feridas devido a arranhões, o que acaba agravando mais a irritação. Usando um shampoo com equinácea, além de fornecer alívio à caspa, vai retirar o incômodo resultante deste problema.
-
Para um cabelo saudável e brilhoso
Você pode produzir sua própria máscara de cabelo misturando o gel aloe vera recém-extraído, equinácea e o óleo da árvore do chá. Aloe vera e óleo de árvore do chá vão hidratar o cabelo, enquanto a equinácea vai combater as bactérias que podem causar a caspa e infecções de couro cabeludo. A máscara possui um efeito calmante e cheira muito bem. O cabelo limpo e hidratado naturalmente terá um brilho saudável.
-
Contra inflamações
Os componentes químicos ativos da equinácea podem reduzir a inflamação e a dor que se associam à irritação. Então, frequentemente a planta é recomendada como uma espécie de “cura-tudo” para dores nas articulações. O óleo da equinácea também pode ser espalhado sobre a pele para reduzir inflamação de pessoas que ficaram expostas ao sol por muito tempo.
-
Contra o resfriado
A equinácea é muito utilizada no combate à resfriados. Assim que os sintomas começam a surgir, você pode iniciar o tratamento com a planta. O chá de equinácea é uma forma de utilizar a planta em casos de gripe e resfriados. Ela também pode ser encontrada na forma de cápsulas e comprimidos, em farmácias ou lojas de produtos naturais.
-
Para o combate à acne
A acne é um problema de pele muito comum, principalmente entre adolescentes e jovens adultos. Os cremes para acne que contém extratos orgânicos de equinácea são muito eficazes para tratar a acne. Eles acalmam a pele e aliviam o inchaço de tecidos da pele. Além disso, ajudam a combater bactérias que causam a acne.
-
Para combater as rugas
Cremes enriquecidos com extratos de equinácea usados durante a noite, possuem um efeito incrível sobre linhas finas e rugas. Quando utilizados precocemente, ajudam a reduzir a aparência das rugas em até 55%. A planta é rica em taninos, uma substância que tem ação adstringente e um enfeito de encolhimento das células da pele.
-
Para feridas na pele
A planta funciona como um desinfetante tópico para feridas, tendo um efeito analgésico. Se você possui furúnculos, pequenas feridas, erupções cutâneas, cortes ou queimaduras, pode aplicar o pó, tintura ou creme de equinácea na área afetada. O processo de cicatrização será acelerado, promovendo a regeneração celular. A planta funciona em pessoas com psoríase e eczema. Alivia o desconforto, reduzindo a inflamação da pele.
-
Para queda de cabelos
A equinócea ajuda a controlar a queda dos fios de cabelo e promove o crescimento, deixando-o mais cheio e volumoso. Este efeito ocorre devido ao aumento da circulação sanguínea para o couro cabeludo e o fortalecimento dos folículos pilosos.
-
Para o sistema imunológico
Pesquisadores descobriram que os polissacarídeos ativos na equinácea estimulam a síntese de células T. Elas são responsáveis por combater infecções e proteger o corpo de ataques de bactérias e vírus. A planta também aumenta a viabilidade de glóbulos brancos, mantendo o sistema imunológico em ótimas condições.
Os suplementos feitos com equinácea
A Echinacea purpurea também está disponível sob forma de suplementos e podem ser ingeridas via oral. Os suplementos são comprovadamente eficazes contra infecções de orelha, do trato urinário e do sistema respiratório superior. Eles promovem alívio substancial contra os sintomas de febre do feno, gengivite, seios inflamados, garganta e linfonodos inflamados.
Clique aqui: Pedra Ágata Verde: como usar a pedra da saúde e da fertilidade
A preparação do chá de equinácea
Utilize uma colher de chá para apanhar raízes ou folhas picadas. Despeje-a em uma xícara e em seguida, jogue água fervente. Tampe a xícara e deixe a mistura descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe o chá e beba sem adoçar. Recomenda-se ingerir a bebida de duas a três vezes por dia, de preferência nos intervalos entre as refeições.
Clique aqui: 7 cristais que trazem benefícios à sua saúde
Quem não deve usar a equinácea?
Apesar de trazer muitos benefícios, a planta é contraindicada em caso de alergia a plantas da família Asteraceae. Também não é indicada para pacientes com HIV, tuberculose, colagenose e esclerose múltipla.
Saiba mais :