Pra que serve a verbena? Descubra os benefícios para a saúde
A verbena é uma planta típica do Ocidente, muito comum na Europa e na América do sul. De nome científico Verbena officinalis L., essa plantinha pode ser utilizada na decoração e também possui diversos efeitos medicinais. Veja quais são e como aproveitá-los.
Os benefícios da Verbena
A verbena é uma planta calmante, um sedativo leve, possui ação anti-inflamatória, anti-reumática, analgésica e também anticancerígena. É também sudorífera (que favorece a transpiração), adstringente e afrodisíaca. Veja alguns problemas que podem ser tratados através dessa planta.
- Ajuda a tratar a ansiedade e o estresse com seu poder calmante
- Combate sintomas de doenças gástricas
- Estimula o bom funcionamento e ajuda no tratamento de doenças nos rins (através do seu efeito sudorífero.
- É excelente para tratar conjuntivite, sinusite, estomatite, faringite e febre graças ao seu poder anti-inflamatório.
- Combate a insônia pelo seu poder sedativo leve
- Reforça o apetite de quem tem dificuldades em se alimentar
Leia Também: Como cuidar e cultivar verbena
Como usar a verbena e aproveitar seus efeitos medicinais
Existem diversas formas de aproveitar os efeitos da verbena, veja 3 abaixo:
1- Chá de verbena
O chá de verbena é excelente para combater a insônia, problemas digestivos e desordens do sistema nervoso. Para prepará-lo coloque 1 litro de água para ferver. Depois que levantar fervura, desligue o fogo, adicione 50 gramas de folhas de verbena, abafe e deixe repousar por cerca 10 minutos. Depois coe e vá bebendo esse chá ao longo do dia.
2- Lavagem dos olhos
Quem possui conjuntivite ou irritação nos olhos pode usar água de verbena para aliviar os sintomas e combater o problema. Para isso, basta colocar 2 gramas de folha de verbena lavadas em 200 ml de água, deixar repousar por cerca de 15 minutos, e depois jogar essa água nos olhos, fazendo uma lavagem.
3- Cataplasma
Você pode aliviar inflamações, dores musculares ou nas articulações através de um cataplasma de verbena. Para isso, você deve cozinhar as flores e folhas da verbena em água fervente. Depois, deixe esfriar e aplique essa solução em um pano limpo e absorvente. Coloque essa pano ainda morno sobre a região afetada pela dor.
Leia Também: Para que serve o alecrim? Veja suas múltiplas utilidades
Contraindicação
Atenção: a verbena não deve ser utilizada por mulheres grávidas, por mulheres em período menstrual nem por quem possui distúrbios de tireóide.