Cores vibrantes e variadas prometem na moda Primavera/Verão de 2021
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Tendência pós-inverno é colorida e permite ousadia em acessórios. Produtores de vídeos e empreendedoras confirmam a fuga do básico
Com a chegada da temporada 2021/22 de primavera e verão, é a hora dos casacos retornarem ao guarda-roupa. Em seu canal, a youtuber Camila Gaio, que considera o momento o “mais gostoso do ano”, chama atenção para tendências naturais que o confinamento doméstico trazido pela pandemia de Covid-19 acarretou.
Muitos percorreram apenas os cômodos de suas residências e foram privados do contato com a natureza. Agora, conta a produtora de vídeos, tal falta é compensada nos vestuários com roupas que trazem elementos naturais. Ela dá exemplos, como uma peça de linho contendo botão orgânico ou sapatos trabalhados em corda. Vale compor o look até com uma bolsa de madeira fabricada artesanalmente.
Práticas que pressupõem a customização autônoma foram febre na pandemia. Como esquecer as camisetas tie-dye (amarrar e tingir, traduzido do inglês) que levaram muitos a adquirirem tintas de tecido? Outra herança deste período em casa é o crochê, também em alta para as estações quentes que se seguem. Para Gaio, este bordado, que costumava ser mais comum entre as vovós, pode ser aplicado em acessórios e peças complementares, mas também em biquínis, como fazem celebridades como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Ludmilla.
Se, no inverno, os básicos branco, preto, bege e marrom dominam a moda, o novo período permite cores vibrantes, conhecidas como color bloch. A tendência flexibiliza o uso de um tom impactante na peça superior seguido por outro igualmente chamativo na saia ou calça. Para a youtuber, a vontade de “voltar a brilhar” após tempos difíceis explica esta diversificação.
Maria Badaró, criadora da marca de roupas que leva seu nome, tranquiliza os entusiastas das multicolorações, já que o público segue se apropriando da variedade das paletas de cores e combinando looks com ela, como a fusão de pink e laranja, por exemplo. “Quem gosta de cor, agora, pode se jogar e usar muito porque não vai ter erro”, aponta a empreendedora.
Mas há quem não seja habituado a misturar cores e vê nos tons básicos sua zona de conforto. Para estes, que sintam vontade de inovar, Badaró indica uma peça neutra que oferece suporte para outra colorida.
A curadora do brechó Quintal das Minas, Isabela Vieira Taioqui, confirma a tendência. Para ela, as cores neon seguem em voga, mas dividem protagonismo com tons mais leves como lavanda e acqua.
O estilo não impede o bem-estar e os consumidores sabem disso, já que a empreendedora destaca que as mais procuradas são as peças confortáveis, como conjuntos leves de cropped, saias, shorts, papetes e sandálias flatroom.
Na opinião de Badaró, é inevitável fugir dos vestidos durante altas temperaturas, já que as peças únicas evitam o trabalho de compor um look. Mas, analisa ela, os tecidos pesam nas decisões durante a compra. Os de viscose, linho e algodão são indicados pela sensação fresca que trazem a quem os usa. Quem busca fugir do calor deve evitar as malhas sintéticas, como o poliéster.
Vendas
As duas empresárias ouvidas pela reportagem conservam positivas expectativas de venda. Taioqui explica que, apesar dos clientes vestirem pouca roupa nesta época, buscam acertar no visual.
Maria Badaró observa que, com a abertura das fronteiras e o ‘boom’ do turismo nacional, fortalecido pelos impedimentos de viagens ao exterior, a procura por peças de praia tende a aumentar. Para ela, o final de 2021 e início de 2022 são épocas fortes para o comércio, já que muitos partem a novos destinos turísticos e procuram rechear as malas.
Estilo também para garotos
A moda masculina não destoa do circuito de tendências. O fundador do canal do YouTube Macho Moda, Leonardo Coloral, fala em vídeo sobre a popularidade da estampa smile. As camisetas que levam emojis sorrindo veste o cantor Justin Bieber e experimentam um ‘boom’ na atual temporada.
Os acessórios emprestam um toque extra ao visual dos garotos. É comum vê-los com correntes no pescoço e as combinando com variados modelos. Há até quem prenda cadeados para compor o look.
Gustavo Batista – Estagiário do Portal Bonde
Leia também:
- Decoração mística: dicas para ter um quarto com boas energias
- 5 livros para ter um verão mais espirituoso
- Minha casa, meu reino: 18 dicas infalíveis de decoração Feng Shui