A história mitológica da constelação de Capricórnio


Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Em Capricórnio a visão ampla e filosófica da forma pela qual outras culturas e sociedades vivem suas vidas é trazida de volta à realidade. E ocorre a busca da integração social. Neste estágio dá-se conta das inúmeras responsabilidades que se tem ao se adaptar à sociedade.
A Constelação de Capricórnio representada por uma cabra com cauda de peixe é extremamente antiga e de origem suméria.
Clique Aqui: Horóscopo Semanal | Capricórnio
O mito da cabra Amaltéia
Em uma das versões, Zeus havia recebido os cuidados da Amaltéia quando criança e por acidente, em meio a um momento de brincadeira, ele quebra um dos seus chifres por acidente. Para compensá-la prometeu-lhe que este corno despejaria abundância, flores e frutos. E ao agradecer aos cuidados recebidos, Zeus a colocou no céu brilhando na constelação de Capricórnio.
A imagem associada a Capricórnio, a cabra com rabo de peixe, é associada também ao momento da guerra de Zeus e Titãs. Ao fugirem de Tifão, os deuses saltaram no rio Nilo e mudaram sua forma física. Pã, deus da natureza transformou parte do seu corpo em uma cabra e a parte inferior em peixe.
Pã considerado o símbolo do universo no sentido de representar a natureza em sua totalidade, vivia a natureza animal e humana plenamente. Suas imagens aparecem bebendo, cantando, perseguindo ninfas, e era dotado de forte libido. Sua aparência afugentava as possibilidades de amor, fazendo com que passasse a maior parte do tempo nos bosques e em cavernas. As brincadeiras, e os sustos que Pã passavam nas pessoas ao atravessar as florestas causam pavores súbitos, e disso surgiu a palavra pânico.
Sendo regido principalmente por Saturno, Capricórnio relaciona-se ao elemento terra movido pela falta. Sendo um signo cardinal isto significa que é movido a desafios e persiste por meio do trabalho na construção de estruturas. É inspirado pela resiliência, resignação e pelo tempo.
Os signos do elemento terra, Touro e Virgem, travam o conhecimento por meio do desenvolvimento do indivíduo de suas necessidades físicas. Ao chegarmos em Capricórnio, há a percepção das possibilidades de alcance ao zênite das ambições pessoais e negócios mundanos.
Isto impregna a pessoa de ambição, instintiva perseverança e a capacidade imensa de suportar reveses e frustrações como se estivesse se testando em face dos desafios cruéis do destino.
A maioria dos reveses ocorrem cedo na vida de um capricorniano, e consequentemente isto permite que se torne mais forte e paciente. E neste momento percebe-se a importância e o poder do Tempo.
A seriedade, por outro lado, é aliviada pelo senso de humor, a ironia de forma suave, diferente do tom sarcástico de Escorpião, ou do humor franco de Sagitário.
Existe um senso interior de nobreza e externamente, a aparência modesta. Há neste estágio do desenvolvimento humano a mistura de consciência social e boas maneiras, aliadas à autoreprovação e à incerteza.
O desejo de se igualar à altura dos companheiros sociais, ao status, e ao mesmo tempo, há inibição e insegurança.
O astro regente Saturno relaciona-se com a ordem social, porém, sem qualquer ligação com prestígio ou posição social. Sua atribuição fundamental rege a estrutura da sociedade, impondo leis e regulamentos aos membros e exigindo a execução do trabalho necessário para que funcione.
Clique para saber a história das constelações e a mitologia de cada signo!
Saiba mais :