.
O que é o trabalho da sombra? Conheça o seu lado obscuro

O que é o trabalho da sombra? Conheça o seu lado obscuro

Primeiramente estudada pelo psiquiatra e psicanalista suíço Carl Jung, a sombra representa os aspectos reprimidos da personalidade que são rejeitados pelo ego. De acordo com Jung, “A sombra personifica tudo que o sujeito se recusa a reconhecer sobre si mesmo”. É um ponto cego sobre o comportamento, se aproximando inesperadamente e algumas vezes nos levando ao erro.

A sombra permanece nebulosa abaixo da superfície de nossa existência interior, influenciando nossas ações e colorindo nossas experiências. É o material que alimenta pesadelos, rastejando sem ser percebido pela nossa consciência, surgindo como neurose ou até mesmo raiva inexplicável. Ele passa por muitos nomes: ciúme, medo e ansiedade, entre outros.

Como perceber a sombra

No tarô, a sombra é personificada pela carta O Diabo, uma criatura maléfica com cabeça de cabra, segurando um homem nu e uma mulher em cativeiro. É como se uma luz fosse acesa na masmorra e, de repente, todos os seus medos mais profundos fossem revelados.

Esta é uma carta muito desencadeadora para muitas pessoas e ilustra perfeitamente o poder da sombra. Nós a tememos porque a percebemos como mal.

A sombra geralmente aparece em nosso julgamento dos outros ou no espelho de nossos relacionamentos. Por exemplo, uma pessoa em uma relação pode optar por culpar seu parceiro por tratá-la mal.


Clique Aqui: Conheça a sombra do seu signo, o aspecto sombrio da alma


Como ultrapassar a sombra

Encontrar a sombra envolve criticar seu próprio comportamento passivo ou agressivo. Esses aspectos sombrios do eu são profundos: eles são criados por nossas primeiras experiências de relacionamento e reforçados pela cultura e sociedade.

Fugir da sombra não é a melhor opção. Ignorada, ela continuará a existir. Reconhecer e assimilar os aspectos reprimidos da psique é a chave para entender e trabalhar com a sombra. E para trabalhar com a sua própria escuridão, você deve encontrá-la e dar um nome a ela.


Identificando e nomeando a sombra

O simples ato de identificar e nomear sua sombra pode ser extremamente benéfico. É aqui que as fraquezas começam a se tornar forças e onde as raízes da depressão e da ansiedade são descobertas. Há imensa energia criativa dentro dessas partes reprimidas do eu, e esses instintos primários são poderosos quando usados ​​corretamente.

Também é importante estar ciente do que o irrita no comportamento de outras pessoas quando você está com elas. Você pode perceber suas próprias deficiências nos outros ou se sentir atraído por alguma coisa, independentemente de estar ou não no seu melhor.

Sua sombra também pode surgir como um sonho assustador, assumindo a forma de uma figura simbolicamente potente. Quando tal sonho ocorre, olhar mais fundo para o assustador inimigo e as emoções que o rodeiam pode ajudar a esclarecer o aspecto da sombra.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.