.
Pote da calma: aprenda a fazer para tranquilizar as crianças

Pote da calma: aprenda a fazer para tranquilizar as crianças

O Pote da Calma, ou “Calming Jar” em inglês, é muito usado como um instrumento para tranquilizar crianças e quem já testou comprova sua eficácia. O pote, que é inspirado no Método Montessori, ajuda a relaxar os pequenos em momentos de estresse, agitação, irritação e desconcentração. Trata-se de um pote com glitter, que quando agitado funciona como uma ferramenta para chamar a atenção de crianças, fazendo elas fixarem sua concentração. Assim, elas conseguem se acalmar, respirar fundo, desacelerar e depois, escutam com atenção o que os pais ou professores querem dizer. Também ajuda a fazê-los refletir e ter a criatividade estimulada.

Pesquisas sobre o método esclarecem que, enquanto as crianças observam o glitter se movimentar no pote, conseguem se manter focadas, organizam e centralizam o sistema nervoso. Também desaceleram seus batimentos cardíacos e controlam a respiração. Desta forma, depois de se acalmarem, as crianças conseguem explicar os motivos de sua frustração ou chateação de uma maneira mais clara e organizam melhor suas ideias, se expressando mais facilmente e mantendo uma conversa mais eficaz com os adultos.

Se você gostou da ideia e deseja testar com as crianças que convive, nós podemos te ajudar. Existem diferentes formas de fazer o Pote da Calma, com efeitos e cores variados. A seguir, vamos mostrar o passo a passo de um pote básico para você se inspirar.

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”
Lev Vygotsky

Do que precisa?

  • Um pote médio de vidro com tampa;
  • Uma ou duas colheres de sopa de cola com glitter da cor de sua preferência;
  • De três a quatro colheres de chá de purpurina da cor que preferir;
  • Uma gota de corante alimentar;
  • Um bocado de água quente.

Como fazer?

A quantidade de água que vai ser usada depende do tamanho do pote. Você deve levar em conta que deve sobrar um espaço vazio na parte de cima do vidro, para que o conteúdo possa ser agitado. Para começar, coloque no vidro a água quente e a cola com glitter. Agite bastante para que o glitter da cola se dissolva na água. Em seguida, jogue a purpurina e agite novamente. Para finalizar, adicione a gota de corante alimentar e feche a tampa do pote com força.


Clique aqui: 7 conselhos poderosos de Dom Bosco para disciplinar crianças


O Método Montessori

O Método Montessori ou Pedagogia Montessoriana foi desenvolvido em aproximadamente 1907, por Maria Montessori – a primeira mulher que se formou em medicina na Itália. Montessori também foi educadora e seu método sugeria a criação de um espaço mais criativo de aprendizado. O trabalho da pesquisadora exalta a importância de criar um ambiente lúdico e adequado para a criança se desenvolver.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.