Ho’oponopono para crianças: método de cura para seus filhos
Quando nasce uma criança, nasce também os pais – ou aqueles que irão criar aquela criança como seu filho legítimo. É um caminho novo e desafiante, e por mais que todos queiram acertar, muitas vezes os bloqueios e medos inconscientes dos pais são refletidos nas crianças. A prática de Ho’oponopono para crianças pode ajudar a curar esses bloqueios, as crianças aprendem a fazer a própria limpeza destes ensinamentos inconscientes e não valiosos dos pais quando elas têm autoconhecimento.
As dificuldades entre pais e filhos se perpetuam por gerações
A forma como os nossos pais nos criaram influenciam e muito na formação da nossa personalidade. Os problemas na criação, quando não são trabalhados, tendem a aparecer na vida afetiva e pessoal do adulto – e influenciar no modo como nós nos tornamos pais. Mesmo que se leia tudo sobre como ser um bom pai ou boa mãe, a inexperiência dos pais de primeira viagem e as influências da nossa criação falam sempre mais alto.
O fato de sermos sido influenciados pela criação que nossos pais nos deram nem sempre é ruim, é claro. Mas vale ressaltar que nas terapias familiares, os medos e problemas demonstrados pelas crianças estão ligados aos seus pais e na forma como eles foram criados (e que inconscientemente passaram para os filhos).
O atitude é mais importante do que a lição
Você já ouviu falar que “Filho não segue conselho, segue exemplo”? É verdade. Até os 7 anos de idade, os filhos reproduzem inconscientemente o que você FAZ, não o que você DIZ. Por isso, desde a primeira infância, os filhos agem com questões que são desafiantes para os pais: ressaltando suas falhas e deficiências.
Como assim?
Por exemplo, o pai reclama ao psicólogo que o filho é teimoso, birrento e não quer dividir os brinquedos com os colegas. Em uma conversa mais aprofundada com o pai, o psicólogo percebe que ele é extremante preso à suas ideias, tem dificuldade de aceitar outras opiniões, é muito apegado a bens materiais, dogmas e verdades que considera absoluta. Por fim, a criança apenas reproduz essas características na sua forma criança de ser.
Outro caso comum é quando uma criança vomita sem explicação em casa. Se os pais vivem grande instabilidade emocional em casa, brigam muito na frente do filho, eles demonstram comportamento agitado e muitas vezes vomitam pois não conseguem entender ou digerir aquilo que está acontecendo, e sua forma de demonstrar isso é ao expulsar o alimento do estômago.
Leia também: 5 lições que as crianças podem ensinar aos adultos
Como o Ho’oponopono para crianças pode ajudar?
O Ho´oponopono é uma ferramenta de cura que pode ajudar a limpar das crianças as crenças limitantes, os instintos de autosabotagem, os bloqueios e as memórias negativas que carregamos em nossa vida e transmitimos aos nossos filhos.
O método consiste na prática de 4 frases poderosas: “Eu te Amo. Sinto Muito. Me perdoe. Sou grato(a)”.
Ao proferir essas frases com nossos filhos, conseguimos limpar deles (inconscientemente) toda a dor, desconforto e medos que carregamos dentro de nós, para que eles percebam que os pais também erram e eles não tem de absorver tudo dos pais como se fosse correto. Os pais precisam cuidar do seu próprio inconsciente, ter a consciência de que isso passa para a criança.
As memórias do passado precisam ser libertadas. Os traumas da infância, as dores, os medos, as reprimendas, ficam acumuladas dentro do nosso ser e nós precisamos limpá-las dizendo a nós mesmos: “Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata(o)”. Pode dize-las em voz alta ou em silêncio, como se sentir mais à vontade.
Quando e como aplicar o Ho’oponopono nos filhos?
Não existe um número de vezes, um prazo ou uma idade adequada pois não há contraindicações nesse método se a criança não desenvolver nenhum sintoma negativo em relação a ele. A ideia é fazer da prática algo constante, de limpeza diária de memórias negativas, para trazer a memória para a consciência e evitar que ela se transforme em sintoma.
Exemplo prático
Maria Cristina é psicóloga e percebeu que suas filhas manifestavam sintomas de seus problemas emocionais em seus corpos físicos. Segundo ela, ela começou a perceber que quando ela tinha algum desconforto ou incômodo que ela não conseguia verbalizar, especialmente se ele estivesse ligado às suas filhas, as pequenas manifestavam-se com tosse. “Tossir é uma forma de expelir algo que traz desconforto. Então, neste caso, se este for o sintoma de minhas filhas, me pergunto de onde vem esta dificuldade em mim. E começo a purificar a situação”. Ela então pratica o Ho´oponopono com suas filhas para afastar a tosse e quaisquer sintoma relacionado que possa ter ocasionado essa situação dizendo a elas as 4 frases em voz alta. Maria Cristina ressalta que sempre explica às filhas que faz aquela prática visando a cura delas, assim elas também vão aprendendo a limpar memoóias, trazer paz e unificação em família. “Liberando as memórias em mim, também libero nelas”, garantiu.
Leia também: Meditação para crianças – os pequenos também devem meditar?
Isso não deve trazer culpa aos pais
Verem os filhos reproduzindo sintomas e atitudes resultantes do nosso comportamento pode trazer culpa aos pais. Mas a ideia não é essa. A ideia é trazer consciência de que nós transmitimos essas memórias aos filhos e que é possível limpá-las de nós mesmos e das crianças. Por isso é importante desde cedo começar a prática de autocura. Você já se limpou hoje? Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata.
Saiba mais :