.
Descubra tudo sobre lendas: urbanas, folclóricas e de terror

Descubra tudo sobre lendas: urbanas, folclóricas e de terror

Contar histórias é comum a todas as culturas. A maioria das pessoas gosta de ouvir histórias. Contadores de histórias têm atendido a necessidade de uma “boa história” desde o início da civilização. A maioria das pessoas tem sua própria história favorita desde a infância e, muitas vezes, esses contos são ao mesmo tempo fascinantes e assustadores. Essas histórias incluem lendas, mitos e contos populares.

O que são lendas?

Uma lenda é uma história semi-verdadeira, que foi transmitida de pessoa para pessoa e tem significado importante ou simbolismo para a cultura na qual se origina. Uma lenda geralmente inclui um elemento de verdade ou é baseada em fatos históricos, mas com “qualidades míticas”. Lendas geralmente envolvem personagens heróicos ou lugares fantásticos e muitas vezes abrangem as crenças espirituais da cultura em que se originam.

Já um mito é uma história baseada na tradição ou lenda, que tem um profundo significado simbólico. Um mito “transmite uma verdade” àqueles que dizem e ouvem, em vez de necessariamente registrar um evento verdadeiro. Embora alguns mitos possam ser relatos de eventos reais, eles se transformaram por significado simbólico ou mudaram no tempo ou lugar.

Os mitos são freqüentemente usados ​​para explicar os primórdios universais e locais e envolvem seres sobrenaturais. O grande poder do significado dessas histórias, para a cultura em que elas se desenvolveram, é a principal razão pela qual elas sobrevivem tanto quanto elas – às vezes por milhares de anos.


Saiba mais:


O que são lendas urbanas?

As lendas urbanas são histórias populares supostamente verdadeiras e transmitidas de indivíduo para indivíduo via comunicação oral ou por escrito. Tipicamente, essas histórias dizem respeito a eventos estranhos, humilhantes, humorísticos, aterrorizantes ou sobrenaturais – eventos que, no relato, parecem sempre acontecer a alguém que não seja o narrador.

Em vez de evidência, o transportador de uma lenda urbana se baseia em floreios narrativos e / ou referência a fontes supostamente confiáveis ​​(por exemplo, “ouvi isso de um amigo de um amigo” ou “Isso realmente aconteceu com o cabeleireiro da minha colega “) para reforçar sua credibilidade.

Às vezes, mas nem sempre, há uma mensagem moral implícita, por exemplo, “Tenha cuidado, ou a mesma coisa horrível (ou embaraçosa, enfurecedora, inexplicável, etc.) pode acontecer com você!”

Lendas urbanas são um tipo de folclore – definido como as crenças, histórias e tradições das pessoas comuns (“o povo”) – então uma maneira de diferenciar lendas urbanas de outros tipos de narrativa (ficção popular, por exemplo) é examinar onde eles vêm e como eles são divulgados. As lendas surgem espontaneamente e raramente são rastreáveis ​​a um único ponto de origem. E mais uma vez, eles estão espalhados principalmente através da comunicação interpessoal e apenas em casos atípicos via mídia de massa ou outros meios institucionais.

Porque eles acabam sendo repetidos por muitas pessoas diferentes em muitos lugares diferentes, as histórias tendem a mudar ao longo do tempo. Portanto, não há duas versões de uma lenda urbana que sejam exatamente iguais; pode haver tantas variantes quanto os contadores do conto.


Clique Aqui: Lenda do boto cor de rosa- já ouviu falar? Conheça a história!


O que são lendas folclóricas ou contos populares?

Uma lenda folclórica, ou até conhecido como conto popular, é uma história popular que foi passada em forma falada, de uma geração para outra. Normalmente, o autor é desconhecido e muitas vezes há muitas versões do conto. Contos folclóricos compreendem fábulas, contos de fadas, lendas antigas, personagens místicos e até mesmo “lendas urbanas”. Mais uma vez, alguns contos podem ter sido baseados em uma verdade parcial que foi perdida ou ocultada ao longo do tempo. É difícil categorizar as lendas folclóricas precisamente porque eles se encaixam em muitas categorias.


Personagens do folclore brasileiro

Assim como toda boa história, as lendas folclóricas brasileiras têm personagens que, antes de origem indígena, são inspirados em muitos outros aspectos. A mitologia brasileira é reúne um grande conjunto de elementos culturais de diversas origens, encontrados no Brasil, incluindo tradições, crenças sobre lugares, povos e entidades. Veja alguma das categorias:

  • Tradições ibéricas medievais trazidas pelos colonizadores portugueses, algumas das quais esquecidas ou muito menosprezadas em Portugal; assim como outras nações europeias folclóricas, como Itália, Alemanha e Polônia.
  • Tradições africanas trazidas pelos africanos ao Brasil como escravos durante os tempos coloniais – incluindo suas crenças religiosas;
  • Vidas de santos e outros elementos devocionais propagados pela Igreja Católica que foram apropriados pelo folclore;
  • Elementos originados no Brasil pelo contato das três diferentes tradições;
  • Elementos contemporâneos que são reelaborações de antigas tradições.

Como o Brasil é um caldeirão de culturas, muitos elementos da mitologia brasileira são compartilhados pelas tradições de outros países, especialmente seus vizinhos sul-americanos e Portugal.


Alguns dos principais personagens do folclore brasileiro são:

  • boitatá
  • boto
  • curupira
  • lobisomem
  • mãe de água
  • corpo-seco
  • pisadeira
  • mula-sem-cabeça
  • mãe de ouro
  • saci pererê
  • capelobo
  • comadre florzinha
  • cobra norato

O que são lendas de terror?

Lendas de terror urbanas são contos populares modernos com um toque assustador. De acordo com o dicionário, uma lenda de terror é “uma história muitas vezes chocante ou anedota que é baseada em boatos de teor assustador, e amplamente divulgada como verdadeira”. Lendas de terror urbanas são muitas vezes referidas também como “mitos urbanos” ou simplesmente como mitos.

Se você ouvir uma história que parece plausível sobre uma pessoa não específica (um amigo de um amigo, por exemplo) que muitas vezes tem um clímax chocante, aterrorizante ou com finais trágicos que trazem uma lição ou servem para assustar alguém, há uma boa chance de que seja uma lenda de terror urbana.


Clique Aqui: A lenda do filtro dos sonhos


Qual é a diferença entre lendas, mitos e contos populares?

Mitos, lendas e contos populares são difíceis de classificar e muitas vezes se sobrepõem. Imagine uma linha, com um relato histórico baseado em fatos de um lado e mitos ou contos culturais no outro. À medida que você avança em direção ao fim da linha, onde está o mítico / lenda folclórica , o que um evento simboliza para as pessoas, ou o que elas sentem a respeito, torna-se de maior significado histórico do que os fatos, que se tornam menos importantes. No momento em que você alcança o extremo do espectro, a história ganhou vida própria e os fatos do evento original, se é que algum dia existiu, tornaram-se quase irrelevantes. É a mensagem que é importante.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.