Folclore brasileiro: as personagens que você deve conhecer
“Viva o folclore!
E que a era da informática
Não venha apagar
Aquilo que vem do povo.
Viva a cultura popular!”Carlos Eduardo de Brito Aragão
O folclore brasileiro é o artefato de uma cultura que foi transmitida dos mais velhos para os jovens, com histórias contadas inúmeras vezes ao longo dos anos. As histórias incluem mitos, lendas e contos populares do Brasil, com personagens do folclore brasileiro que sempre transmitem uma mensagem ou uma moral no fim de suas histórias.
O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.
Contos folclóricos brasileiros representam as pessoas, lugares e crenças da cultura, e são uma colcha de retalhos de coisas, incluindo divindades, espíritos e muito mais. Dentro da sua diversificada cultura, o Brasil tem povos indígenas, portugueses e outras influências africanas.
A influência das diferentes culturas no folclore brasileiro
O Brasil foi ocupado por diferentes tribos há séculos atrás. De fato, as evidências indicam que haviam civilizações humanas ocupando esta parte da América do Sul já no ano 9000 aC (antes da nossa era comum). Estes tinham muitos contos que passavam através das gerações.
Gradualmente, como a América do Sul foi colonizada e habitada por outras culturas a partir do século 16, o folclore e mitos foram infundidos com influências dos escravos africanos, colonos portugueses e outros folclores europeus (de lugares como Polônia e a Alemanha, por exemplo). Os santos que existiram através dos tempos também deixaram sua marca no folclore brasileiro.
Naturalmente, há também tradições modernas que se misturam com o folclore do passado para evoluir e moldar contos mais novos e atuais, que crianças e jovens que continuam desfrutando.
Clique aqui para lhe revelarmos as mais misteriosas lendas brasileiras!
Quem são os personagens do folclore brasileiro?
Essa atmosfera de “melting pot” contribuiu para muitas das tradições brasileiras, incluindo o folclore. Ao ler as histórias dos personagens do folclore brasileiro, você vai perceber que muitas delas vêm dessas origens explicadas acima.
Existem dezenas de personagens do folclore brasileiro conhecidos mundialmente. Abaixo listamos alguns deles. Clique no botão abaixo de cada um se quiser conhecer um pouco mais sobre a personagem.
Boitatá
Esta serpente/cobra tem os chifres de um touro, enormes olhos de fogo e desliza por campos abertos após o anoitecer. Os moradores acreditam que olhar para os olhos da Boitatá pode te deixar cego. Ela protege as matas e os animais contra quem desrespeita a natureza.
Clique aqui para saber mais sobre o Boitatá
Curupira
Esta criatura é similar ao Boitatá, com o objetivo de proteger as florestas e a natureza. É um personagem anão, com cabelo da cor do fogo e pés virados para trás.
Clique aqui para saber mais sobre a Curipira
Mãe de Ouro
Assim como uma sereia, esse personagem tem metade do corpo peixe e metade mulher. Reza a lenda que o canto encantador da Mãe D’água atrai os homens até ela, que os leva para o fundo do mar.
Clique aqui para saber mais sobre a Mãe de Ouro
Pisadeira
A lenda sobre a personagem Pisadeira, uma velha de chinelos, é sobre as pessoas que vão dormir com a barriga muito cheia. Ela pisa na barriga das pessoas enquanto dormem para que fiquem sem ar.
Clique aqui para saber mais sobre a Pisadeira
Mula-sem-cabeça
Como o nome já diz, a mula não tem cabeça, mas sim fogo no lugar da mesma. Surgiu de uma história sobre uma mulher que se relacionava com um padre, e como castigo, se transformava neste animal uma vez por semana.
Clique aqui para saber mais sobre a Mula-sem-cabeça
Capelobo
Esse personagem é uma verdadeira mistura. O Capelobo tem o corpo de um homem musculoso, com muitos pelos, e a cabeça de um tamanduá. Sendo mais comum no norte do Brasil, reza a lenda que ele ataca caçadores e se alimenta de animais como gatos e cachorros.
Clique aqui para saber mais sobre o Capelobo
Boto
Acredita-se que este golfinho cor de rosa de conto de fadas se transforma em um homem bonito para seduzir as meninas infelizes.
Clique aqui para saber mais sobre o Boto
Corpo-Seco
Acredita-se que a alma deste homem tenha sido rejeitada por Satanás em sua morte por ser tão má. Até a terra não conseguia se apoderar do seu corpo até apodrecer. Então, ele anda perambulando em um estado inútil na Terra até o dia do julgamento referido na Bíblia.
Clique aqui para saber mais sobre o Corpo-Seco
Lobisomem
Esta é a versão brasileira do lobisomem mundialmente conhecido. O homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia.
Clique aqui para saber mais sobre o Lobisomem
Mãe do Ouro
Acredita-se que essa mulher seja tão poderosa e letal que ninguém vivo a tenha visto pessoalmente. Assim, não há descrição disponível. Ela é vista à distância e é descrita como uma bola de fogo que voa de uma montanha para outra.
Clique aqui para saber mais sobre a Mãe do Ouro
Saci Pererê
Esse jovem de uma perna é certamente um dos personagens mais populares do folclore brasileiro. Ele é travesso e é culpado por qualquer coisa que dê errado na fazenda. O Saci é conhecido como um vigarista que pode desaparecer e reaparecer à vontade. Quem quer que possa agarrar seu boné vermelho é concedido um desejo pelo Saci, mas a lenda diz que o cheiro do boné é tão ruim que você nunca pode se livrar dele.
Clique aqui para saber mais sobre o Saci Pererê
Comadre Florzinha
O objetivo da Comadre Florzinha é defender a mata e a flora. É considerada uma espécie de fada, sendo uma mulher cabocla, de cabelos compridos e enfeitados com flores.
Clique aqui para saber mais sobre a Comadre Florzinha
Cobra Norato
Filho de uma índia com um boto, o Cobra Norato é um homem que se transforma em cobra e tem uma história de bondade, diferente da sua irmã má.
Clique aqui para saber mais sobre a Cobra Norato
Saiba mais :