.
Ayurveda no antienvelhecimento: 6 ervas para se manter jovem

Ayurveda no antienvelhecimento: 6 ervas para se manter jovem

Envelhecer ainda é uma palavra que desperta preocupação. A busca pela juventude e pela boa forma é um desejo latente do ser humano — desejo esse que impulsiona pesquisas e tratamentos antienvelhecimento a todo instante. No entanto, manter-se jovem por mais tempo não precisa ser uma vantagem genética ou na conta bancária, e a Ayurveda está aqui para provar isso.

Ayurveda e suas ervas antienvelhecimento

A Ayurveda é uma das ciências mais antigas que se tem conhecimento, e que não só vem se aprimorando ao longo de tantos anos, com também vem se mostrando muito eficiente para trazer mais qualidade de vida a pessoas de todas as idades. Falando em idade, quando pensamos em antienvelhecimento, qualidade de vida é algo fundamental.

A verdade é que envelhecer é inevitável, mas que pode sim ser retardado. Rugas e a conhecida degeneração muscular que tanto marca a saída da juventude chegarão para todos, mas não na mesma velocidade. É aí que a Ayurveda deve entrar trazendo um grande auxilio, com ingredientes de sua culinária que agem como verdadeiros medicamentos.

A Ayurveda é conhecida há muito tempo por ser uma forma de arte na qual se aprende a conviver em harmonia com seu corpo e a natureza. Acima de tudo, ela se firma como ciência de cura.

Aqueles que se aprofundarem um pouco mais na Ayurveda poderão perceber, inclusive, que seus benefícios à saúde e efeitos sobre o antienvelhecimento podem ir muito além de um simples uso de certas ervas e fórmulas naturais. Aliada a um estilo de vida adequado, o uso de ervas e especiarias específicas fazem da Ayurveda uma medicina capaz de ajudar a retardar o processo de degeneração de células à medida que você envelhece.

Segundo Ram N Kumar, especialista em tratamentos ayurvédicos do Rasayana — um ramo da Ayurveda que lida especificamente com o envelhecimento e os seus efeitos —, existem muitas ervas com efeitos antioxidantes capazes de combater os famigerados radicais livres, responsáveis por infindáveis danos ao organismo.

Segundo preceitos da Ayurveda, ao utilizar determinadas ervas despertamos a capacidade de retardar o processo degenerativo natural do organismo — segundo Ram N Kumar, os efeitos dessas ervas são visíveis em diversos pacientes.

Justamente com base nas indicações de Ram, listaremos algumas ervas que poderão facilmente ser introduzidas em sua dieta, a fim de obter benefícios. Lembrando, no entanto, que as técnicas presentes no Rasayana são especialmente recomendadas a pessoas com mais de 35 anos de idade.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 1

    Guduchi

    O Guduchi é um velho conhecido dos que já se aventuram pelos conhecimentos da Ayurveda. Ele possui uma série de benefícios à saúde, como o aumento da imunidade, combate dos estados febris, auxílio na digestão, no tratamento da diabetes, de problemas respiratórios, artrite e até para controle e redução do estresse e ansiedade.

    No entanto, o que mais nos interessa aqui é seu incrível potencial para trabalhar nos processos de restauração de tecidos da pele, bem como combater processos inflamatórios e melhorar o sistema imunológico.

    Ao trabalhar a imunidade, ele permite que gozemos de mais saúde e disposição; ao melhorar processos inflamatórios, ele também reduz a manifestação de sintomas da idade como dores articulares provenientes do desgaste natural e falta de lubrificação. Ram N Kumar ainda enfatiza os benefícios à pele por ajudar a manter sempre tecidos novos e saudáveis com bom aspecto.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 2

    Guggulu

    O Guggulu tem muitos nomes diferentes dependendo da região, sendo um dos mais comuns o de bdellium-indiano. Essa simpática plantinha com origens na Índia e Paquistão é observada como um pequeno arbusto de folhas ovais delicadas e dotada de espinhos.

    No entanto, esse pequeno arbusto esconde efeitos poderosos ao corpo humano. Segundo Ram N Kumar, Guggulu é derivada da árvore de flores Mukul Myrrh, e seu maior potencial é o combate aos radicais livres.

    Ele afirma que a planta tem um enorme potencial como anti-inflamatório, mas é na sua capacidade antioxidante e em combater os radicais livres, que estão associados ao envelhecimento, que essa planta se destaca realmente.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 3

    Brahmi

    Um dos clássicos inconvenientes de ficarmos mais velhos, e que caracteriza tão bem o avanço da idade, é o fato de notarmos falhas cognitivas. Aos poucos, vamos perdendo nossa capacidade de memorizar as coisas; parece que ficamos cada vez mais esquecidos, da mesma forma como parece mais difícil aprender coisas novas.

    Pois é aí que o poderoso Brahmi se destaca. Essa erva possui ótimos resultados em elevar a capacidade cognitiva. Basicamente, ela faz bem para nosso cérebro, melhorando a memória.

    É uma erva muito recomendada dentro da Ayurveda para aqueles que sofrem de perda de memória em diferentes níveis, sem deixar de mencionar, é claro, benefícios como atuar como relaxante, combatendo a insônia, depressão e o estresse.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 4

    Amalaki

    Mais uma vez, temos uma erva com grandes capacidades anti-inflamatórias, antioxidantes, potencializadora do sistema imune e agora com adicionais, como melhorar o sistema metabólico.

    A Amalaki é mais uma erva a ser incluída em sua dieta para ajudar o corpo a combater doenças e males que promovem seu desgaste. Além disso, ela se mostra muito eficiente em melhorar e nutrir a pele, as unhas, o cabelo e tudo que envolva um estímulo na produção da elastina, responsável por manter a aparência firme e jovem da pele.

    Essa é uma erva também muito rica em vitamina C, o que ajuda no combate a degeneração macular relacionada à idade, e também previne a catarata.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 5

    Açafrão

    Muitos já devem conhecer essa erva da culinária tradicional, mas poucos devem saber de seus benefícios que, se segundo Ram N Kumar, incluem ação anti-inflamatória, antioxidante, protetor cardíaco, antidepressivo e mostra bons resultados em manter os ossos saudáveis, bem como o tônus muscular, graças a altos teores de magnésio em sua composição.

    A cada novo estudo, o açafrão se mostra mais poderoso em efeitos antienvelhecimento, adicionando em seus efeitos uma melhora na memória, mantendo afastadas doenças como Alzheimer e Parkinson.

    Também previne doenças oculares como a degeneração macular e catarata. Em adição, a Amalaki tem sido citada também para ser utilizada em conjunto a tratamentos de combate ao câncer.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 6

    Ginseng

    O Ginseng é outro que vem ganhando força no conhecimento popular de seus benefícios, e está entre os mais recomendados por especialistas em Ayurveda. Seu combate ao envelhecimento vem, por exemplo, de muitos fitoquímicos que ajudam a estimular e ativar o metabolismo da pele.

    Não apenas isso, mas estes fitoquímicos também ajudam a eliminar os radicais livres que se acumulam quando a sua pele está exposta à poluição e luz solar, uma proteção que todos nós queremos ter nos dias de hoje.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 7

    Gotu-kola

    A Gotu-kola é mais conhecida popularmente como Centella Asiática e pode ser achada facilmente no mercado de produtos naturais. Muito rica em flavonoides, possui atividade antioxidante, que ajuda a proteger a pele e o corpo, tornando-a uma erva antienvelhecimento extremamente preciosa e que deveria estar no seu cardápio.

    Esses flavonoides, por exemplo, teriam a capacidade de prevenir o acúmulo de gordura no interior das artérias. Uma boa circulação sanguínea é fundamental não apenas para evitar problemas cardíacos, mas também para manter os tecidos bem nutridos e saudáveis — tanto os tecidos visíveis como a pele, quanto os tecidos cerebrais, que irão garantir uma boa memória e concentração.

  • Ayurveda no antienvelhecimento - 8

    Ashwagandha

    Alguns podem conhecer a Ashwagandha como ginseng indiano, groselha venenosa ou cereja-de-inverno, mas o fato é que dentro da Ayurveda ela é vista como um potente facilitador da regeneração celular, se tornado uma grande arma na busca do rejuvenescimento.

    A erva é capaz de retardar os sinais do envelhecimento em diversos aspectos, como melhorando o sistema imunológico, combatendo o estresse e melhorando o sono. Mas é nos benefícios à pele que costuma se destacar, sem deixar de mencionar que ela possui algumas propriedades afrodisíacas.


Clique Aqui: 3 ensinamentos da Ayurveda para conquistar uma pele perfeita


Ayurveda e o envelhecimento

É importante ressaltar que, como Ram N Kumar diz, a Ayurveda em geral trata da alimentação das pessoas, mas ela é muito mais do que uma simples dieta. Essa milenar medicina busca conhecer um indivíduo, definindo profundamente tudo aquilo que o constitui e o que ele precisa para entrar em equilíbrio.

A Ayurveda engloba tantos aspectos de seu dia a dia que podemos associar esse conhecimento a um estilo de vida — justamente por isso ela pode ser uma das suas maiores aliadas no antienvelhecimento.

Envelhecer é natural e igualmente inevitável. Não podemos fugir do ciclo da vida, mas podemos atravessa-lo da melhor forma possível. Envelhecer é um processo que envolve muitas variáveis e uma infinidade de mudanças, tanto em nossa condição física, como também no campo psicológico, mental e social. Já parou para pensar que as pessoas mais felizes envelhecem mais devagar?

Encare a Ayurveda como uma forma de terapia completa, tão benéfica para retardar o envelhecimento que pode ser aplicada amplamente em uma rotina diária. Aproveite a sua vida!


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar