.
5 desculpas que te prendem na sua zona de conforto

5 desculpas que te prendem na sua zona de conforto

Certa vez, um rei ganhou como presente dois jovens falcões. Logo em seguida, o rei contratou um mestre para treiná-los. Após alguns meses, o treinador disse que um dos falcões estava bem-educado, mas que não tinha ideia do que acontecia com o outro. Desde que chegara ao palácio, não mudou de galho e era necessário levar a comida até ele todos os dias, não saía de sua zona de conforto.

O rei convocou diferentes curandeiros, especialistas em aves, mas nenhum deles conseguia fazer o pássaro voar. Como um ato de desespero, ele ofereceu uma recompensa para quem fizesse o falcão voar.

No dia seguinte, o rei avistou o falcão voando pelos jardins e disse:

– Tragam a mim o autor deste milagre.

Diante a ele, compareceu um simples camponês. O rei lhe questionou:

– Você é um mago? Como fez com que o pássaro voasse?

– Não fiz nada demais, vossa alteza – respondeu o homem sorrindo. Apenas cortei o galho em que ele estava. Então, o pássaro não teve outra escolha a não ser voar.

Essa história nos ensina que algumas vezes, é preciso estar na zona de conforto para se recarregar. Porém, ao permanecer nela por muito tempo, não saberemos o quão longe poderíamos chegar.

Portanto, se você deseja crescer e prosperar, precisa expandir cada dia mais sua zona de conforto. Nós só evoluímos quando estamos fora dela. Gostando ou não, a disposição para deixarmos de forma consciente nossa zona de conforto e ousar descobrir horizontes novos realizando sonhos é o que nos faz diferentes dos outros. Nos atrever a mudar, permite termos novas experiências, que nos enriquecem e trazem sentido para nossas vidas.

Infelizmente, a maior parte das pessoas optar por ficar em sua zona, no espaço em que se sentem seguras e confortáveis. Para compreender melhor a zona de conforto, podemos imaginar dois círculos concêntricos, um menor dentro de um maior. O círculo menor simboliza todas as coisas que estamos acostumados, nossas rotinas, hábitos, os locais que frequentamos e pessoas que nos relacionamos. Essa é a nossa zona.

A princípio, o que está fora do alcance de nosso círculo pode parecer muito grande, mas permanecer onde estamos não garante felicidade e nem que não teremos arrependimentos no fim de nossa vida.

Na realidade, permanecer em sua zona pode te limitar, pois essa atitude não lhe permite conhecer nada novo. Assim, morremos um pouco a cada dia. Tente se lembrar que a vida começa onde termina a sua zona de conforto. Existe um círculo muito maior fora do seu, cheio de coisas novas e desconhecidas, sonhos, lugares e pessoas. É neste círculo que ocorre a expansão, aprendizagem e evolução.

Para grande parte das pessoas este salto é assustador, pois não sabem o que estará no outro círculo. Assim, usam a auto sabotagem para permanecer em sua zona de conforto e não se forçarem a sair disso.

Conheça a seguir, 5 desculpas que te prendem na sua zona de conforto.

“Impossível é tudo aquilo que não se tenta”
Nelson Mandela

5 desculpas que te prendem na sua zona de conforto

  • Eu não tenho motivo para fazer

    Essa desculpa é verdade, nenhuma pessoa pode empurrá-lo para fora da sua zona e você não tem obrigação de fazer isso. Porém, se ficar dentro da caixa, não vai crescer. É importante lembrar que não crescemos apenas com o passar dos anos, mas sim pelos desafios e experiências que vivenciamos.

    Quando você pensa em um sonho que traria um grande desafio e sua voz interior lhe diz que não tem razão para você busca-lo, na verdade, você está demonstrando uma resistência à mudança. Uma parte de você sempre vai desejar ficar dentro dos limites do que já conhece. Quando você pensar que não existe motivo para fazer algo novo, lembre-se que apenas o fato de descobrir e crescer são razões mais que suficientes para inovar.

  • Não é a hora certa

    Ter condições ideais para empreender é algo que raramente acontece, mas buscar sonhos quer dizer lutar contra o vento e a maré, você mesmo vai criar as condições ao longo do tempo. Quando você afirma para si mesmo que não é a hora certa, está reforçando um medo. Geralmente, o medo intenso do fracasso pode vir com você desde a infância.

    Não estamos falando que você deve se lançar no escuro sem avaliar os riscos, mas se realmente queremos voar, temos que ter consciência que não é possível ficar parados, precisamos andar, mesmo que em curtos passos. Quando você mal perceber, já estará caminhando melhor.

  • Quando tal coisa acontecer, vou começar

    Essa é uma das desculpas mais recorrentes de quem não quer sair da zona de conforto. Na verdade, é uma forma de se enganar, pois não estamos desistindo de algo que desejamos e temos em mente, mas deixando de lado até que alguma coisa aconteça.

    O grande problema é que essa desculpa nos leva à procrastinação e provavelmente, vamos criar outra condição quando essa demanda for realizada e mais outras, entrando em nossa própria armadilha.

    Assim, deixamos a esperança viva, mas, podemos estar perdendo tempo da batalha para esse sonho se tornar uma realidade em nossas vidas.

  • Não funciona para mim

    Atrás desta frase, se esconde a ideia de que não somos capazes ou bons o bastante. Trata-se de uma desculpa perfeita para quem está inseguro ou para pessoas que possuem baixa autoestima. Esta desculpa também é usada por aqueles que têm medo do novo e se fecham para experiências novas.

    De qualquer forma, você não tem como saber se gosta de algo ou não até experimentar. Provavelmente, já houve situações em que você tenha pensado que algo não foi feito para você e, depois de provar, adorou e ficou empolgado com a nova experiência. Então, não se feche para oportunidades inéditas em sua vida, nem se limite como indivíduo. Isso pode te prejudicar muito.

  • Eu não tenho ideia de como fazer isso

    Coisas novas podem nos assustar, portanto, estamos sempre inventando desculpas para nos manter em nossa zona de conforto. Uma delas é dizer que não sabemos como agir neste desafio. Muitas vezes, pensamos que não temos habilidades e não conseguimos desenvolver em uma determinada área. Porém, devemos nos lembrar que quando temos um objetivo, encontramos uma forma de fazer.

    Para concretizar um determinado projeto é necessário se preparar, mas isso não quer dizer que não podemos fazê-lo, significa que pode levar um tempo ou que você precisa de ajuda para realizar.

    Nenhuma capacidade surge do nada, todos temos nossa preferências e paixões, mas é preciso esforço para nos desenvolver, assim como aqueles que já atingiram altos patamares.

Razões para você sair da sua zona de conforto

Não se deixe enganar pelo pensamento de que “está ruim, mas está bom”, ou “está no inferno, abraça o capeta”. Frases como essas servem para nos sabotar. Pensando desta forma, ficamos na mesmice e tornamos o nosso mundo cada vez mais pequenininho. Além disso, não evoluímos como pessoa ou profissional quando não corremos riscos.

Mas, por que sair da zona de conforto? Por que não continuar se sentindo confortável e conformado com tudo o que já temos? Pois essa forma conformista de pensar não nos leva a lugar algum. Deixe todas as desculpas de lado e tome atitudes que vão fazer sua vida mudar para melhor. Faça uma reflexão e busque a cada dia, sair um pouco mais da sua zona de conforto.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.