Ritual de mindfulness para evitar o burnout
Nos últimos dois anos, todos nós vimos um aumento nas conversas sobre desequilíbrios intestinais que estão levando a outras complicações de saúde. A fadiga, por exemplo, tem se tornado algo bastante comum. São pessoas que não estão necessariamente parecendo ou agindo de forma exausta por fora, e têm um comportamento geral mais otimista e feliz. Mas por dentro, eles estão cansados, quase todas as manhãs quando acordam, e estão sempre correndo no que parece ser uma “esteira de vida”.
Embora não haja como argumentar que os componentes médicos de nosso corpo precisam ser constantemente checados – coisas como exames regulares de sangue, equilibrar os hormônios e combater a depleção de cortisol, há uma preocupação cada vez maior com o esgotamento que atinge mais e mais pessoas, a nível mental e espiritual.
O esgotamento passa por pessoas estão a se sentir feliz em suas vidas até aquelas que sentem que não têm lugar no mundo e não têm propósito. O esgotamento é encontrá-los de uma forma que que o mesmo penetra tanto em seus níveis mentais que, sem dúvida, pode levar às desarmonias físicas decorrentes do estresse.
Mas afinal, o que é o burnout?
No passado, o burnout (ou esgotamento) era associado a um surto dramático: desmaiar no trabalho e descobrir sua exaustão, ou seja, um colapso mental ou físico, que impede que alguém continue suas tarefas do dia-a-dia. Mas aqui, estamos falando sobre o desgaste sutil em que a vida parece possível de administrar e exaustiva ao mesmo tempo.
Grande parte do desgaste, em experiências pessoais e profissionais, acontece em indivíduos que não têm tempo para sintonizar seus desejos e necessidades ao nível da mente, corpo e espírito, e é também por isso que o mindbodygreen se tornou uma das tendências de bem-estar a serem observadas em 2020. Estas pessoas já não têm uma vida cotidiana separada de e-mails, trabalho, família, relacionamentos, expectativas sociais e pessoais percebidas. Eles próprios ainda não se sentaram para questionar e sintonizar para ver se suas escolhas de vida estão, na realidade, os apoiando ou os machucando.
Ao entrarmos na nova década, cada um de nós merece deixar de lado os velhos hábitos que nos esgotam e dar um grande passo no que diz respeito à maneira que queremos experimentar e viver as nossas vidas. Ao contrário do que muitos acreditam, sair de um burnout e sentir a totalidade nem sempre é se sentir grande, produtivo, com uma energia feliz e um desejo de socializar. É sobre conhecer a si mesmo e ficar curioso o suficiente para querer entender seus ritmos e ciclos com a vida e honrá-los profundamente sem se forçar a estar no mundo a partir de um sentimento de exaustão e esgotamento.
O esgotamento mental causa o esgotamento físico
O que muitas pessoas não percebem é que o esgotamento mental e espiritual pode e afetará seu corpo físico. Aqui está um pequeno ritual para se conectar ao seu senso de totalidade pessoal da mente, corpo e espírito.
Clique aqui: Meditação Mindfulness – Para controlar seus pensamentos
Ritual de mindfulness para evitar o burnout
Siga os passos abaixo para fazer o ritual:
- Respire fundo algumas vezes, feche os olhos e lentamente comece a perceber a qualidade da energia e dos pensamentos em sua mente.
- Avalie o seu estado de 1 a 10 (10 são os mais estressados ou que se sentem sobrecarregados).
- Faça a mesma coisa com seu corpo e espírito.
- Comece a se conectar ao próximo dia e observe como seu corpo se sente quando você pensa em seus compromissos naquele dia.
- Agora, um de cada vez, pergunte lentamente à mente, corpo e espírito o que você pode fazer por si mesmo naquele dia (exatamente naquele dia!) para ter mais paz e tranquilidade.
- Enquanto você se prepara para encerrar, convide uma sensação de paz, entrega e alegria ao seu corpo, mente e espírito, e depois feche com algumas respirações profundas de gratidão pelo tempo em que se conectar.
Durante o dia, use essa essência e a energia para brilhar naquele dia contra o esgotamento. Observe as diferenças e depois decida o que você está disposto a escolher (é tudo uma escolha) para alinhar e harmonizar seu eu interior naquele dia, à medida que os momentos acontecerem.
Ao entrar nesta nova década, trabalhe a curiosidade sobre como você tem mostrado em diferentes aspectos de sua vida para poder começar a incorporar novos rituais, novas práticas diárias para brilhar.
Saiba mais :