Rescue Remedy: a fórmula floral para situações de emergência
Conhecido como floral emergencial, o Rescue Remedy é a essência do resgate, elaborada pelo próprio Dr. Edward Bach através da composição entre 5 florais já presentes no sistema floral inicial. Através desse resultado, Bach buscou obter um resultado onde os florais seriam capazes de auxiliar o indivíduo quase que imediatamente durante momentos de desespero e mal estar físico ou emocional.
Conheça aqui os 38 florais e as suas aplicações!
Durante o início de seu trabalho, Edward classificou 12 tipos básicos de comportamento, descobrindo em seguida a existência de 12 florais equivalentes, os quais foram denominados Doze Curadores. Com essa gama de possibilidades em mãos, Bach iniciou seus estudos em 1928 para obter o primeiro Rescue, composto pelos florais Rock Rose, Clematis e Impatiens.
Ainda que o trio de florais tivessem obtido algum resultado dos esperados por Bach, este não se deu por satisfeito e, em 1935, completou todo o seu sistema floral com 38 essências, refazendo a receita original do Rescue Remedy, agora com cinco florais.
Rescue Remedy: composição e utilização
Por fim, Edward Bach estabeleceu como a única composição de seu sistema floral, o Rescue Remedy através da união das essências Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem e Clematis. Veja, portanto, qual é o significado destes florais no composto final.
- Rock Rose: concede coragem de vida para que o indivíduo possa enfrentar momentos difíceis. Aconselhado para aqueles que vivenciam o pânico e o terror, e também melhora sangramentos.
- Impatiens: como seu próprio nome sugere, o floral é indicado para quem necessita de paciência, calma e deve relaxar até que o socorro chegue.
- Cherry Plum: para aqueles que estão perdendo o controle sobre seus pensamentos e ações, realizando ações das quais têm ciência de que estão erradas. Portanto, é ideal para proporcionar mais lucidez durante momentos difíceis e coragem para seguir o caminho correto.
- Star of Bethlehem: promove a cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais que tenham sido vivenciados no presente ou no passado.
- Clematis: para quem acha que a vida é sem graça e portanto vive em um mundo de fantasias, o floral atua para que estejamos acordados e sempre presentes para um melhor auxílio durante a recuperação.
Agora que você já foi apresentado aos componentes da fórmula Rescue, podemos então introduzir as três principais indicações que Bach estabeleceu ao cria-la. Confira cada uma das propostas que o floral abrange:
Sofrimentos agudos e de emergência
Sem dúvidas, essa é a principal indicação do Rescue. Dentre as situações que se enquadram nesse tópico estão possíveis acidentes que sofremos ou assistimos, mas devemos estar bem até o socorro médico; calmos, equilibrados, com sangramentos e dores controlados.
Também pode ser administrado após ter sofrido um corte, laceração, queimadura ou fratura, já que ele agirá como um excelente cicatrizante. Neste caso o Rescue pode ser usado na forma de spray sobre o local afetado.
Diante de problemas dentários, Rescue diminui o edema, cicatrizando e amenizando a dor. Durante cirurgias, reduz o sangramento e após a colocação de aparelhos fixos, também elimina a dor e o inchaço.
Por fim, seja qual for o seu processo de mal estar físico ou emocional, o Rescue Remedy deve ser administrado colocando quatro gotas do floral em um copo de água ou uma garrafinha de água mineral. Tome aos poucos até se sentir melho.
Leia também: Florais para gatos: essências para saúde e bem-estar
Sofrimentos antecipatórios
Muitos são os indivíduos que sofrem por antecipação a uma infinidade de situações, e portanto o floral Rescue pode ser administrado por pessoas que estejam sofrendo antes de realizarem exames, entrevistas de emprego, idas ao dentista, viagens, período pré-cirúrgico, conversas importantes e determinantes, dentre tantas outras.
Para tomar o floral nessas situações, repita o procedimento utilizado durante emergências, diluindo quatro gotas em um copo ou garrafa de água, tomando o conteúdo calmamente. Caso esteja em meio a uma crise, pode pingar as quatro gotas diretamente na língua.
Sofrimentos crônicos
Sim, o Rescue Remedy é um floral para emergências, mas também pode ser utilizado por pessoas que sofrem de problemas e crises crônicas, a longo prazo. Neste caso, a fórmula pode ser administrada por pessoas que fazem uso de remédios alopáticos para o físico ou de cunho psiquiátrico e, portanto, tendem a sofrer com efeitos colaterais. O Rescue tem a capacidade de harmonizar o indivíduo e promover o bem-estar.
Leia também: Florais de Bach e a síndrome do pânico: causas e tratamento
Variações do Rescue Remedy
Além do convencional frasco conta-gotas, o Rescue Remedy é disponibilizado entre outras apresentações, direcionadas a diferentes finalidades. Entre elas temos o Rescue Cream, indicado para escoriações, acne, lesões fechadas, picadas de insetos, torcicolos, alergias, inchaço dos pés, hematomas, após remover os pontos, manchas e outros. É produzido a partir da tintura mãe do Rescue Remedy, mais o floral Crab Apple.
Outra variação está no Rescue Remedy Spray, onde duas borrifadas equivalem às quatro gotas recomendadas. É direcionado para momentos de emergência para evitar quaisquer contaminações no frasco ao colocar a língua no conta-gotas; a partir daí, é aplicado em procedimentos dentários (cirurgias e sangramentos) e lesões abertas na pele (estancando o sangramento e atingindo locais cobertos por pelos ou cabelos). Pode ser utilizado normalmente borrifado diretamente na boca diante de quaisquer situações emergenciais, de antecipação ou crônicas.
Saiba mais :