Religiões que não comemoram aniversário
Quando é seu aniversário? Vai fazer festa? Isso tudo parece muito normal, não é mesmo? Mas para algumas religiões, não existe comemoração de aniversário e pode ser inclusive considerado uma ofensa se você, por exemplo, fizer uma festa surpresa para alguém que segue uma delas.
Pensando nisso, é bastante importante saber quais são as religiões que não comemoram aniversários. E aqui vai uma lista com as principais para te ajudar.
Testemunhas de Jeová
As Testemunhas de Jeová não celebram aniversários. Isso se dá porque na religião, entendem que Deus considera as celebrações como algo errado, pois mesmo que isso não esteja declarado na Bíblia, é uma interpretação feita pela igreja.
Para eles, a origem dos aniversários é pagã e tem resquícios de astrologia e misticismo, já que vários dos ritos estão relacionados à magia de ter seus desejos atendidos. Apagar a vela e fazer um pedido, por exemplo, teria um poder mágico. Somado a isso, os principais cristãos não comemoravam aniversários e na Bíblia não há qualquer relato de comemorações de aniversário. Nem mesmo o aniversário de Cristo seria comemorado, apenas sua morte.
Clique aqui: Saiba quais religiões que guardam o sábado
Islamismo
Assim como entre as Testemunhas de Jeová, no Islamismo a comemoração de aniversários não é aceita. Isso porque estas celebrações trazem um conceito ocidental, sem base nos preceitos da religião. Somado a isso, no Islamismo não se permitem desperdícios e em uma festa de aniversário se gasta dinheiro que não traz benefícios nem para o Islã, nem para os pobres, o que também faz com que a festa seja mal vista pelos que seguem a religião.
Clique aqui: As melhores formas de celebrar o aniversário segundo a Umbanda
Origem das festas de aniversário
O hábito de se celebrar o dia do nascimento de alguém nasceu na Roma antiga. Antes disso a celebração se dava como oferendas, mas não existia uma festa como entendemos hoje.
Quando a festa de aniversário surgiu, havia quem acreditasse que na data do aniversário anjos malignos se aproximariam para roubar o espírito do aniversariante, motivo pelo qual era preciso agir.
Inicialmente as festas de aniversário eram consideradas somente pagãs, mas no século V elas foram também adotadas pela Igreja Católica, que passou então a celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que não era comemorado até então.
Ainda assim foi apenas no século XIX, na Alemanha, que a prática de celebrar o aniversário se tornou comum no Ocidente, quando foi organizado um festival de aniversário coletivo.
E você, comemora festas de aniversário com sua família e amigos? Conte pra gente nos comentários!
Saiba mais :